Aprenda a Fazer o Cálculo de BTU Antes de Comprar o Seu Ar Condicionado Novo

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de se fazer o cálculo de BTU na hora de escolher e comprar um ar condicionado novo. Mas o que essa sigla quer mesmo dizer e por que devo fazer o cálculo?

Bem, vamos por parte: BTU é a abreviação em inglês para “British Thermal Unit” ou, em português, Unidade Térmica Britânica.

Portanto, é basicamente uma unidade de medida como Kg (quilograma), por exemplo, e serve para medir a potência de refrigeração de um aparelho de ar condicionado.

Através de um cálculo muito simples, como veremos a seguir, é possível saber se a potência de determinado ar condicionado é adequada para o espaço em que será instalado e utilizado, para garantir que o seu desempenho seja o melhor possível.

Para calcular o BTU ideal antes de comprar o seu aparelho, considere três variáveis importantes: a área em metros quadrados (m²) do ambiente, se há incidência de luz do sol e quantas pessoas frequentarão o espaço.

Fazendo o cálculo de forma correta você garantirá que o aparelho irá refrigerar com máximo desempenho, proporcionando maior conforto térmico que, afinal de contas, é o que procuramos quando adquirimos um ar condicionado, não é mesmo?

Caneta na Mão: Aprenda a calcular quantos BTUs o seu Ar Condicionado deve ter para climatizar bem o seu ambiente.

Caso não haja incidência de sol, considere que para refrigerar um ambiente qualquer serão necessários 600 BTUs por metro quadrado.

Há, então o próximo passo é calcular o espaço e multiplicar por 600?

Isso mesmo! Mas tem mais uma coisinha: você deve considerar quantas pessoas (tirando você) irão frequentar o ambiente e somar 600 (BTUs) por pessoa. O ideal é imaginar qual a lotação máxima do espaço.

Para exemplificar vamos fazer uma simulação, imaginando um local sem incidência de sol:

– Área total: 18 m²
– Lotação: você mais 2 pessoas (total: 3)

Cálculo de BTU:

(600 x 18) + 1.200 = 12.000

Note que após multiplicar a área de 18 m² à quantidade de 600 BTUs por metro quadrado, somamos o resultado a 1.200, que se refere a 2 pessoas adicionais, totalizando 3 pessoas (você fica fora da conta, lembra?).

E então, é fácil não é mesmo? Agora você já sabe fazer o cálculo de BTU para escolher o modelo de ar condicionado ideal para o seu ambiente.

Ei, mas como fica o cálculo para ambientes com incidência de sol? Opa, nós já estávamos chegando lá.

No caso de ambientes com boa incidência de sol, ao invés de considerar 600 BTUs por metro quadrado, apenas substitua por 800 BTUs. Então, no exemplo anterior caso o ambiente tivesse incidência de luz do sol, a conta ficaria assim:
Cálculo:

(800 x 18) + 1.600 = 16.000 BTUs

Neste caso, como não existe um modelo de 16.000 BTUs, recomenda-se arredondar para a capacidade logo acima, ou seja, um modelo de 18.000 BTUs, já que o modelo abaixo é de 12.000 BTUs.

Pronto, agora sim! Você já sabe fazer o cálculo de BTU para escolher o seu ar condicionado novo. Não deixe, também, de visitar o nosso e-commerce para encontrar um modelo ideal para a sua casa ou empresa. A Norte tem um mix enorme de marcas e modelos para você.

Conheça os modelos de ar condicionado disponíveis em nosso site:

Ar Condicionado de Janela: compactos e mais práticos na hora de instalar;
Split de Parede: com condensador, que é a unidade externa e um evaporador (interno), que deve ficar a cerca de 15 centímetros do teto;
Split Piso Teto: também com condensador externo, o evaporador pode ser instalado no teto ou no chão;
Split Cassete: com design projetado para ser embutido em teto de gesso, possui uma exposição mais moderna e discreta;
Split de Janela: também com condensador externo, pode ser instalado diretamente na janela;
Portátil: pode ser deslocado para outros ambientes da casa com total praticidade.

1 comentário em “Aprenda a Fazer o Cálculo de BTU Antes de Comprar o Seu Ar Condicionado Novo”

Deixe um comentário