Em tempos de pandemia de Covid-19 e o aumento da incidência de doenças respiratórias, como por exemplo a gripe, é muito comum que as pessoas façam uma associação entre os ambientes fechados e a existência da doença.
Sobretudo, há quem acredite que o ar-condicionado é um dos fatores que permitem a disseminação da gripe e também de outras doenças contagiosas.
No entanto, o ar-condicionado, assim como climatizadores e resfriadores de ambientes, não são capazes de fazer isso sozinhos. Para que isso aconteça, é preciso que haja uma conjunção de fatores.
Quer saber quais são os fatores e como evitá-los para ter um ambiente agradável e livre do contágio da gripe? Continua lendo, que a gente explica!
Como o ar-condicionado pode influenciar na gripe?
Todos nós sabemos que um dos grandes propulsores da contaminação viral é o contato direto com outra pessoa contaminada.
Se o seu contato com ela acontece num ambiente fechado, como num local com ar-condicionado, as chances de contágio aumentam ainda mais.
A limpeza é fundamental
Um dos problemas que muitos usuários enfrentam sem perceber é a falta de limpeza ou manutenção inadequada dos seus aparelhos.
Com isso, trazemos para os aparelhos um dos grandes agentes causadores da gripe e outras doenças contagiosas: a sujeira.
Para que um ambiente esteja saudável, e livre de vírus, é necessário que o ar-condicionado esteja limpo, ou seja, sem ácaros, fungos, poeiras e outros.
Por isso, é muito importante que os equipamentos e demais acessórios do ar-condicionado, como os dutos e tubulações, sejam limpos de forma periódica, no caso, por pelo menos a cada seis meses.
Além disso, trocar os filtros é de vital importância para que o ar esteja de fato limpo e adequado para a nossa vivência.
A limpeza também é fundamental para a performance da máquina, pois a sujeira diminui a vida útil do mesmo.
Veja neste link como se dá a relação do Coronavírus e a limpeza do seu ar-condicionado!
O uso do ar-condicionado pode causar gripe?
Não, o ar condicionado não é capaz de causar gripe.
Embora muitos se enganam com a questão da gripe aparecer mais no frio, a temperatura não tem influência no contágio. Pois a gripe é causada por um vírus e o contágio acontece quando há interações. Por isso, é importante mantermos o distanciamento social em caso de sintomas.
Além disso, vale lembrar que o ambiente deve estar ventilado, pois isso diminui as chances do vírus se espalhar no ambiente.
E resfriados? É possível tê-los após usar o ar-condicionado?
Os resfriados também são causados através da contaminação por vírus. Contudo, diferente da gripe, eles podem causar outros tipos de vírus e apresentam sintomas com menor intensidade.
Logo, os resfriados, assim como a gripe, também não têm uma causa direta pelo uso do ar-condicionado, mas sim pelo contágio a partir do contato com pessoas contaminadas com os vírus.
Riscos que o ar-condicionado pode oferecer
Os riscos estão no desenvolvimento de problemas respiratórios. Por exemplo, se a pessoa estiver respirando o ar em temperatura ambiente e, de repente, passa a respirar em uma temperatura mais fria.
Logo, o nariz e a garganta são afetados, pois não conseguem aquecer o ar gelado, o que permite que este ar inalado chegue aos pulmões frio e seco.
Além disso, o ar frio e seco irrita a via aérea, ressecando a faringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
O conteúdo, presente neste ar inalado, dispara uma resposta imunológica e isso afeta principalmente pessoas portadoras de rinite, asma e bronquite.
E, quando isso acontece, é normal que você tenha sintomas como espirros, coriza, chiado no peito e tosse, que são sintomas parecidos com de uma gripe, no entanto, são resultados de um mau uso do ar-condicionado.
Invista na sua saúde
Em suma, agora que você sabe que o ar-condicionado não causa doenças, já pode fazer uso do aparelho tranquilamente. Mas, para isso, é importante manter a limpeza e a manutenção do seu ar-condicionado em dia.
Isso garantirá a qualidade do ar, além de propiciar um aumento de vida útil do aparelho.
Você pode encontrar mais conteúdos e dicas sobre ar-condicionado acessando o nosso blog. Ou, caso esteja em busca de um novo equipamento, pode encontrar no site da Norte.