Ventilador e climatizador: aprenda a diferença

Viver em um país tropical tem suas vantagens e desvantagens. Se o calor está nas vantagens ou desvantagens, depende de cada um. No entanto, uma coisa é consenso: calor em excesso não agrada a ninguém. E é justamente para evitar o incômodo provocado por ele que podemos contar com alguns equipamentos, como o ventilador e o climatizador.

Ainda que tenham a mesma função, que é a de refrescar o ar e deixar as temperaturas um pouco mais agradáveis, esses dois aparelhos têm características e até funcionalidades bem diferentes.

Mas se você ainda não sabe quais são as diferenças entre um e outro, esse artigo vai te ajudar com isso, para que você saiba escolher o melhor para a sua realidade.

Como funciona o ventilador?

Desenho de homem se refrescando na sala

Você pode encontrar no mercado ventiladores de vários tipos, como de teto, de parede, de mesa e até portátil. Mas além de saber que existem diversas opções de modelos, você precisa entender como o ventilador funciona.

Esses aparelhos possuem pás giratórias, que ao se movimentarem em alta velocidade, provocam o vento que nos refresca em ambientes muito quentes.

Muitas pessoas acham que o número de pás do ventilador é o que vai definir o quanto de vento ele oferece, mas não é bem assim.

Tanto que existem ventiladores de duas pás que refrescam o ambiente com muita eficiência porque são capazes de fazer uma boa distribuição de ar pelo cômodo.

É preciso saber que, na verdade, além do número de pás, a potência e o diâmetro do ventilador interferem muito no resultado. Mas não é apenas isso, o número de rotações por minuto é o fator essencial para o bom desempenho do aparelho.

No final das contas, devemos afirmar que, apesar de boa parte das pessoas acharem que o ventilador não é lá grande coisa quando é preciso vencer o calor, o fato é que, sabendo escolher o aparelho com características que intensificam sua eficiência, você terá um grande aliado nos dias mais quentes.

Como funciona o climatizador?

Climatizador de ar portátil

Em comparação com o ventilador, o climatizador proporciona mais recursos, sobretudo em ambientes mais secos.

Esses equipamentos possuem um reservatório de água, dessa forma, o ar entra pelo aparelho, é refrigerado com a ajuda da água e ao retornar para o ambiente, consegue refrescá-lo. Os climatizadores são uteis também para filtrar o ar e para deixá-lo mais úmido.

Esse processo deixa bem claro a principal diferença entre o ventilador e o climatizador. Enquanto o primeiro faz o ar quente circular, o segundo resfria o ar antes de devolvê-lo para o ambiente, além de umidificar o cômodo.

Ventilador ou climatizador, qual escolher?

Para escolher entre o ventilador e o climatizador, é necessário considerar as condições do ambiente e as necessidades de quem está utilizando.

Abaixo, listamos algumas considerações a respeito dos dois equipamentos que podem ajudar você a se decidir.

  • Ventiladores costumam ser mais baratos que climatizadores;
  • O climatizador, além de resfriar o ar, é capaz de umidificar o ambiente;
  • Ventiladores são mais econômicos no consumo de energia;
  • O climatizador pode ser levado para qualquer ambiente;
  • O ventilador também pode ser transportado para qualquer local, desde que não seja de parede ou te teto;
  • Climatizadores são ideais para pessoas com problemas respiratórios, já que umidificam o ar, o que o torna mais saudável.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre ventilador e climatizador, fique à vontade para escolher o seu no nosso site.

Para ler outros textos com informações importantes para sua casa, acesse mais conteúdos no nosso blog. E em caso de dúvida, é só chamar a gente no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe