Como limpar a grelha da churrasqueira

Grelha de churrasco

A maioria dos brasileiros não resiste a um bom churrasquinho, seja num domingo de sol, uma data comemorativa ou um simples almoço em família, não importa a ocasião, é uma paixão nacional.

Contudo, em meio a muitas risadas e músicas boas, nem tudo são flores quando somos anfitriões de um churrasco.

Além do trabalho no preparo do ambiente e acompanhamentos para o churrasco, normalmente a dura tarefa de limpeza pós churrasco geralmente recai para os donos.

E, após horas de diversão, não tem nada mais chato do que engatar na limpeza da churrasqueira, não é mesmo? Assim, a limpeza da churrasqueira é adiada até o dia que a mesma será usada novamente. Afinal, a limpeza da grelha é trabalhosa e demanda muita força braçal, correto?

Errado!

Nesse texto nós da Norte Refrigeração vamos te mostrar que você não precisa protelar esse trabalho. Aqui vamos te mostrar truques e dicas sobre como limpar a grelha da sua churrasqueira sem dificuldade.

Importância de limpar a grelha da sua churrasqueira

Antes de tudo, é importante que você entenda que a limpeza da grelha da churrasqueira não se trata apenas de estética. O primeiro ponto é o acúmulo da sujeira.

Quando você não limpa a grelha da churrasqueira após o uso, ficam depositados nela restos de carne que grudam durante o churrasco. 

Essa sujeira inclusive, é um prato cheio para roedores como ratos, baratas e moscas.

Churrasco na grelha

E se você deixar sua grelha suja por mais tempo, diversos microrganismos (e larvas) podem se desenvolver nesse local que está rico em “alimento”.

Mesmo que você vá realizar o churrasco em dois dias consecutivos, a lavagem da grelha continua sendo importante. Isso porque as partes queimadas da carne agarradas na grelha possuem substâncias que já foram comprovadas que são tóxicas para o nosso organismo. 

Assim, o contato da carne nova que você irá consumir com esses restos pode levar à ingestão dessas substâncias. Por isso, o ideal é sempre remover toda a sujeira da grelha de sua churrasqueira.

LEIA TAMBÉM: 5 passos (e segredos) para dominar a arte do Churrasco perfeito!

Produtos que ajudam na limpeza da grelha

Apesar da crença de muitos, remover a sujeira da grelha da churrasqueira nem sempre é um bicho de sete cabeças. Pois existem diversos modos e produtos que podem ser utilizados para que essa tarefa seja mais fácil:

Limpeza da grelha

  • Um bom desengordurante alcalino consegue remover as gorduras mais incrustadas e difíceis de saírem. 
  • Vinagre e bicarbonato de sódio é a dupla queridinha dos amantes de limpeza por sua incrível capacidade para limpeza de superfícies com sujeiras difíceis. 
  • As escovas de aço são encontradas sem dificuldade nas casas de material de construção. Com elas, fica fácil remover os resíduos. Porém, ainda será necessário um desengordurante ou bicarbonato de sódio.

Além do bicarbonato de sódio, também existem outras dicas caseiras que podem auxiliar na limpeza de grelhas:

  • Limão;
  • Cebola;
  • Pão francês.

CONFIRA: Grelha para churrasco em aço inox da Tramontina!

Como limpar a grelha da sua churrasqueira

A facilidade na limpeza não está apenas nos itens utilizados, mas também no modo correto de limpeza. Primeiramente, tenha em mente que se você limpar a sua grelha ainda quente será muito mais fácil.

Para começar, a gordura ainda não estará seca e sairá facilmente. Além disso, se você não aproveitar sua grelha ainda quente, posteriormente terá que colocá-la sob água quente de qualquer forma. 

Limpeza com desengordurante ou com bicarbonato de sódio e vinagre:

Antes de tudo, recomenda-se realizar essa limpeza com a grelha ainda quente. Caso necessário, mergulhe a grelha em água morna ou despeje a água sobre ela. Então, borrife sobre ela o desengordurante ou a solução com bicarbonato de sódio.

Em seguida, use a escova de aço ou uma bucha de cozinha convencional e passe em toda a grelha e esfregue as regiões com resíduos grudados.  Uma vez limpa, passe um pano para limpeza multiuso ou então papel toalha bem poroso. 

Por fim, lave a grelha em água corrente e seque-a.

Limpeza com limão ou cebola

O limão é uma fruta cítrica e seu caldo contém alto grau de acidez. Por isso, ele consegue atuar como desengordurante. Portanto, você pode usá-lo para limpar suas grelhas.

Para tal, parta um limão ao meio e esfregue-o por toda a superfície da grelha. Em seguida, basta limpar a grelha com o pano multiuso e papel toalha e depois água corrente. Da mesma forma que falamos antes.

Você pode aplicar a cebola da mesma forma que o limão. Após esfregá-la pela superfície, você deve usar um detergente comum e uma buchinha ou escova de aço para finalizar a retirada da sujeira. A limpeza e lavagem é semelhante à que já falamos aqui.

Pão francês

Pode parecer absurda essa ideia, mas o pão francês pode sim ser um aliado na limpeza da grelha. Então, se depois do churrasco você ficou sem limões e cebolas, você pode usar aquele pão dormido que provavelmente iria para o lixo.

Basta você cortar o pão ao meio de forma vertical e esfregar cada uma dessas partes por toda a grelha. Apesar de não parecer, você não precisa aplicar força. Basta esfregar o pão em movimentos horizontais.

Limpeza da grelha com pão

Agora, é só fazer como no caso da cebola e aplicar detergente sobre a superfície e passar uma bucha. Para um resultado melhor, deixe o detergente agir por cinco minutos e depois finalize a limpeza e lave com água corrente.

Agora que você viu que limpar a grelha da sua churrasqueira é muito mais fácil do que imaginava, você já pode marcar aquele churrasco com os amigos para o fim de semana. Não se esqueça de passar em sua casa de carne de confiança e comprar aquele kit churrasco de respeito.

CONFIRA: Grelha para churrasco Black Tramontina

Bônus: Garanta a durabilidade da sua grelha

O processo de limpeza da grelha da churrasqueira é um pouco abrasivo, e pode levar à deterioração da sua grelha. Por isso, é importante tomar alguns cuidados fundamentais com a grelha da sua churrasqueira:

Escolha produtos de boa qualidade

Esse é o conhecido caso de “o barato sai caro”. Quando você adquire grelhas de baixa qualidade, você está usando o seu dinheiro comprando um item doméstico que será temporário. 

Grelhas finas ou de materiais de baixa qualidade não conseguem resistir por muito tempo às altas temperaturas das churrasqueiras nem a acidez dos produtos utilizados para limpá-las.

Por isso, opte por grelhas de marcas confiáveis, com materiais modernos e próprios para o uso cotidiano.

Grelha da Tramontina

Grelha Churrasqueira Inox 34x79CM Tramontina

Seque e armazene a grelha corretamente

Após a lavagem da grelha, é essencial que a mesma esteja completamente seca antes de ser guardada. Por isso, ao finalizar toda a limpeza de sua grelha, deixe-a em algum local que possa escorrer qualquer resquício de água que ainda tenha.

Uma vez que toda água escorreu, você pode deixá-la em um armário que não contenha umidade. 

Esta precaução deve ser tomada para evitar que os locais da grelha que não sejam de metal possam acumular microrganismos ou deteriorar.

Hora da ação

Agora que você aprendeu como limpar a grelha da maneira certa, sem estresse e sujeira, chegou a hora de colocar tudo que leu em prática, só não esquece do material adequado, tudo bem?

Caso esteja procurando a grelha ideal para aquele churrasco em casa, basta acessar o nosso site da Norte Refrigeração lá você encontra os melhores modelos de grelhas para churrasco.

Visitar Site

Assim, para mais informações ou dúvidas sobre os nossos produtos, fale com os nossos consultores via Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe