Como fazer um churrasco sem carne

Você sabia que é possível fazer um churrasco sem carne? 

Cada vez mais no Brasil e no mundo, tem havido um aumento no número de pessoas vegetarianas ou veganas e, sobretudo, isso não deve ser desconsiderado nem por quem organiza uma festa entre amigos e nem por quem é dono de um negócio de churrasco ou espetinhos.

Apesar de que, no Brasil, a palavra churrasco pode ser um sinônimo de carne, no entanto, existem opções para aqueles que não comem carne.

Entre os ingredientes mais utilizados nesse sentido podemos destacar uma série de vegetais e frutas, mas também acompanhamentos e comidas indispensáveis em qualquer churrasco, seja vegetariano ou não. 

Os espetinhos de queijos e o pão de alho, por exemplo, são bons itens que você pode aumentar a quantidade em seu churrasco para agradar aos vegetarianos. Mas ainda assim, há muitos outros modos de fazê-lo, mantendo um clima ótimo que só um churrasco pode proporcionar.

Por isso trouxemos algumas dicas de como fazer um bom churrasco sem carne, além de algumas receitas que podem ser feitas para que ele seja um sucesso!

Dicas para que seu churrasco sem carne seja um sucesso 

Inclua proteína

Fazer um churrasco sem carne não quer dizer de forma alguma que será um churrasco sem proteína. 

Pelo contrário, existem muitas opções deliciosas de proteínas à base de plantas por aí, como: leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha são deliciosas em hambúrgueres vegetarianos.

Aumente seus sabores

Você tem que tratar a alimentação sem carne da mesma forma que trataria sua carne. E você não colocaria a carne na grelha sem nenhum tipo de tempero, não é?

Por isso, do mesmo modo, é importante que as suas opções de churrasco sem carne também respeitem esse princípio e sejam bem temperados. Claro, vegetais e frutas tem necessidade de temperos diferentes, então nada de colocar sal para churrasco, certo?

Para uma abordagem simples para temperar esses ingredientes, você pode experimentar o seguinte: pincele os vegetais fatiados com especiarias misturadas e azeite antes e durante o cozimento.

Isso aumentará o sabor e garantirá que os alimentos não grudem na grelha.

Além disso, verifique sobre combinações que podem ficar interessantes. Um spoiler: se você utilizar abacaxi em seu churrasco sem carne, uma boa opção é saltear canela por cima dele antes de pô-lo na grelha. 

Legumes inteiros grelhados

Simples, rápidos e saborosos, os legumes inteiros grelhados podem fazer a diferença no seu churrasco sem carne. 

Para isso, faça uma marinada e depois grelhe em fogo direto para dar uma cor. Posteriormente, coloque em fogo indireto e deixe os legumes amolecerem um pouco. 

É algo muito fácil de fazer, o que permite a você poder se concentrar nos seus convidados e outras comidas enquanto a comida está sendo feita.

Dicas para montar o seu churrasco sem carne que vai deixar todo mundo com água na boca 

Gostosas e fáceis de fazer, essas receitas provam que nem sempre carnes e ingredientes de origem animal são necessários para fazer refeições comemorativas e especiais, como, um churrasco, por exemplo. 

Por isso, trouxemos algumas dicas como espetinhos, hambúrgueres, molhos e acompanhamentos variados para todos os gostos! 

VEJA TAMBÉM: alguns acessórios para você arrasar no churrasco do fim de semana

Espetinhos de legumes

Como sobreviver a um churrasco sendo vegetariano | CLAUDIA

A primeira dica para os veganos em um churrasco são os espetinhos grelhados na brasa.

Afinal, diversos legumes são bastante versáteis e combinam bem com o sabor de defumado vindo do fogo da churrasqueira. Como exemplos práticos, temos, pimentões vermelhos e amarelos, cebola, berinjela e abobrinha.

Imagina misturar tudo? Pois bem, para fazer um delicioso churrasco vegetariano, a dica é caprichar nos temperos, de modo a potencializar o gosto dos vegetais. Os cortes podem ser deliciosamente grosseiros e com a casca mesmo. 

Pão de alho

Pão de alho caseiro - TudoGostoso

Clássico, e um sucesso entre os churrascos brasileiros, acredito que de todo o mundo hein! Essa maravilha consegue unir carnívoros e vegetarianos, pois cai bem com quase tudo. São vários os tipos, para todos os gostos. Diversas receitas envolvendo esse coringa.

Ele acompanha quase tudo, desde carnes a vegetais, passando pelo vinagrete. Então, você pode usar e abusar desse petisco delicioso. Porém, sempre deixe-o na parte mais alta da churrasqueira, para evitar que queimem. 

Farofa de cogumelos

Ainda que a farofa industrializada exista, não há nada melhor que preparar a sua receita de forma caseira e com uma receitinha rápida e fácil. Com meia dúzia de ingredientes, você faz um acompanhamento vegano sem conservante nenhum e que ainda fica com um sabor incrível.

Hambúrguer de couve-flor

A couve-flor é um ingrediente super versátil e que aparece em diversas receitas. Nessa opção, ela é a protagonista de um hambúrguer vegano muito gostoso e que ainda pode ser feito na versão sem glúten. As sementes de linhaça também aparecem para dar crocância e mais nutrientes ao prato.

Batata doce na brasa

Para fazer essa receita é importante envolver o vegetal em papel alumínio antes de levá-lo para a churrasqueira. Você não precisa de ingrediente nenhum além das batatas, mas se preferir pode temperá-las com um pouquinho de sal para dar mais sabor.

Espetinho de kafta vegano

A kafta faz parte da culinária árabe e, normalmente, é um bolinho de carne temperado. Aprenda então a fazer esse preparo substituindo a carne por trigo para kibe. 

Lembre-se também de incrementar o sabor com temperos, como cebola, alho, páprica, pimenta, sal, cominho, hortelã e outros.

Polenta na brasa

A polenta na brasa é a receita ideal para unir todas as tribos e facilitar a vida do anfitrião. Além de ser muito saborosa, agrada diversos gostos e é muito simples de fazer. Você só vai precisar de fubá, óleo, cebola, alho e sal.

Maionese de alho

Sirva essa maionese de alho vegana como um acompanhamento para petiscos, pães, saladas e outros. Além dos ingredientes necessários, você também pode incrementar a receita com tomate seco, ervas finas, cebola e azeitonas. 

Tofu

Essa maravilha feita de soja pode ser feita tanto na grelha da churrasqueira, quanto no espeto. O ideal é deixar o tofu marinando para absorver sabor. Azeite e ervas bastam para dar cor e sabor a sua proteína

Aconselhamos o uso de salsa, louro e alecrim, mas isso fica também ao seu critério. Adicionar açúcar mascavo na receita dá um toque especial e pode fazer com que o tofu fique crocante. Uma verdadeira iguaria em um churrasco vegetariano.

Gostou das dicas?

Esperamos que depois de todas essas dicas de cardápio você tenha ampliado seu conhecimento e faça um delicioso churrasco sem carne! Afinal, com tantas possibilidades de sabores, o seu churrasco tem tudo para ser um enorme sucesso.

Acesse o Blog da Norte para mais dicas incríveis para sua casa ou para o seu negócio. Te vejo lá.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe