Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

5 dicas para escolher um purificador de água

Ter uma água de qualidade para uso doméstico, livre de bactérias e de qualquer impureza é algo essencial para todos os lares. E com o intuito de garantir isso, muitas pessoas consideram investir em um purificador de água. Contudo, com tantas opções no mercado, é normal ter dificuldades na hora de escolher.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 dicas para escolher o purificador de água ideal para sua casa e garantir a saúde de toda a família.

Purificador de água na mesa

1. Verifique o espaço disponível e a forma de abastecimento

A primeira dica é muito básica e diz respeito ao espaço onde o purificador será instalado e o tipo de abastecimento.

As pessoas costumam instalar o purificador de água na parede, em cima da bancada da pia ou em suportes, próximos à torneira ou encanamento. Caso o abastecimento seja manual e o aparelho portátil, ele pode ficar em qualquer lugar, onde for mais conveniente.

Além disso, é preciso verificar a pressão da água no local, que se não for suficiente, será necessário instalar um pressurizador.

2. Confirme se o purificador recebeu a aprovação do INMETRO

Dede 2010, o INMETRO controla a qualidade dos purificadores de água disponíveis no mercado, levando em consideração três critérios: eficiência bacteriológica, retenção de partículas sólidas e redução de cloro.

Para que o purificador seja ideal, é preciso que ele possua o selo do INMETRO com a indicação de aprovado e confirmação de que os três critérios foram seguidos. Isso é importante porque são esses fatores que garantem a pureza e limpeza completa da água, fazendo com que ela seja ideal para consumo.

3. Analise os critérios de qualidade

Copo de água

A respeito do selo do INMETRO, que garante que a purificação segue os critérios de qualidade necessários, é importante conhecer as especificações de cada critério:

Retenção de partículas sólidas: possui a função de eliminar o limo, barro e ferrugem da tubulação. A função de retenção de partículas sólidas possui seis níveis: (P-I a P-VI ou nível A-F). O nível P-I é o que é capaz de reter até as partículas menores, o que aumenta a capacidade de filtragem do purificador.

Redução de cloro: indica se o purificador de água é eficiente na função de eliminar o cloro da água. A porcentagem de retenção do cloro passa por três níveis: C-I a C-III. Classificação C-I (acima de 75%) indica que o aparelho possui níveis máximos de retirada do cloro.

Eficiência bacteriológica: indica se o purificador é eficiente na eliminação das bactérias presentes na água, com o propósito de evitar infecções e doenças.

4. Considere a opção de refrigeração e o consumo de energia

Muitos purificadores têm a função de refrigerar a água, dispensando a necessidade da geladeira. Esse tipo de aparelho costuma ser mais caro do que aquele que apenas purifica, mas algumas pessoas preferem essa praticidade, ainda que tenham que pagar um pouco mais.

Quem faz opção pelo modelo com refrigeração, além de poder pagar mais caro na compra, precisa ficar atento ao gasto de energia, que tem relação direta com essa função.

Para se certificar se o purificador está de acordo com os parâmetros de consumo de energia, é importante verificar se o selo PROCEL indica eficiência A. Assim, o gasto com energia não será exageradamente alto.

É importante também não se esquecer de verificar a voltagem, se 127V ou 220V, para que não haja problemas na hora da instalação.

5. Confira o prazo para a troca do filtro do purificador

O manual de instrução do purificador apresenta o tempo ideal para a troca do filtro, que geralmente é a cada seis meses, mas pode haver modelos com garantia de filtragem por até um ano.

É importante dizer que o filtro não deve ser lavado ou higienizado e sua troca dentro do prazo indicado é indispensável para que a qualidade da água seja garantida.

Contudo, para ajudar a lembrar o momento certo da troca, muito aparelhos possuem a função de alerta de troca de filtro.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher seu purificador de água, fique à vontade para escolher o que mais lhe atende dentro das nossas opções, com garantia de qualidade e eficiência.

Para ler outros textos com informações importantes sobre bem-estar e conforto para o seu lar, acesse nosso blog.

4.5 2 Votos
Avalie este artigo
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] de trocar o filtro do purificador de água, precisamos saber quando fazer a substituição. Muitas pessoas não sabem, mas os filtros dos […]

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    1
    0
    Adoraríamos receber sua opinião por favor, comente!x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email