220V economiza mais que 127V: mito ou verdade?

Quando o assunto é a instalação elétrica de uma casa ou indústria, sempre vem aquele dilema: escolher a voltagem 127V ou 220V? Existem muitas dúvidas sobre isso, e a principal é se a voltagem 220V economiza mais que a 127V. Se você também compartilha dessa dúvida, fique tranquilo.

Nesse texto, vamos deixar isso bem explicadinho para você. Saiba qual é realmente a diferença entre 127V e 220V, se realmente uma é mais econômica que a outra e confira outras dicas para ajudá-lo a economizar nas contas de luz. Acompanhe conosco a seguir!

Qual a diferença entre 127V e 220V?

Para entender se realmente é possível economizar com a troca de voltagem, é preciso entender o que esses valores significam. Eles são, basicamente, a medida da tensão elétrica utilizada no ambiente. Tanto a tensão elétrica quanto a corrente são necessárias para dar o potencial para que um aparelho elétrico funcione.

O que acontece é que a corrente é inversamente proporcional à tensão. Assim, um equipamento elétrico com maior potência, ligado a uma tensão de 127v, vai gerar uma corrente muito alta. Ou seja, quanto maior a corrente (amperagem) maior é a necessidade de instalações elétricas mais resistentes e calibrosas. Consequentemente, a bitola dos fios da tensão de 127V precisa ser maior, para aguentar a corrente mais intensa. De forma básica, essa é a diferença entre os dois.

infográfico comparando 127V e 220V

220V economiza mais que 127V?

Bem, o fato é que isso não passa de um mito. Como já explicamos anteriormente, a diferença entre 220V e 127V está na força da corrente que passa pelos componentes elétricos. Esse fato leva muitos a pensarem que essa tensão geraria economia na conta de luz. Porém, não tem nenhum fundamento nessa afirmação.

O que acontece é o seguinte: a corrente não tem nada a ver com a fatura da conta de energia. A concessionária não cobra pela corrente, mas sim pela potência e energia gasta. Basta você observar, na sua conta, que a medida é feita em kilowatts/hora. Não tem nada a ver com voltagens (V) ou com corrente (A), certo?

Medidor de consumo de energia elétrica em uma parede de tijolos

Portanto, ter a casa ou indústria com tomadas 220V não irá te ajudar a economizar na conta de energia. O máximo que pode acontecer é a economia na instalação em si, que é mais barata na tensão 220V.

De que outra forma posso economizar energia?

Se você realmente quer economizar, não é na voltagem dos seus aparelhos que você tem que ficar de olho, é na sua potência. A potência é a capacidade do aparelho de transformar energia elétrica em trabalho (no chuveiro, por exemplo, é possível transformar energia elétrica em calor; no liquidificador, em movimento, e assim por diante).

Quanto mais potente for o aparelho, mais capacidade de trabalho ele tem, obviamente. Porém, da mesma forma, maior será a energia gasta por ele. Por isso, faça os cálculos e veja qual tipo de modelo atende melhor às suas necessidades sem gastos desnecessários.

Gostou de saber um pouco mais sobre as tensões elétricas? Então não deixe de conferir nossos outros textos sobre instalações elétricas e economia de energia. Caso esteja em dúvida na hora de comprar seu aparelho, acesse nosso site e converse com um de nossos consultores pelo WhatsApp. Estamos prontos para ajudar você.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe