Monofásico, bifásico ou trifásico: como escolher?

Existem alguns mitos e muita desinformação sobre este tema, que, todavia, não é tão difícil de compreender como parece. Por certo, saber a diferença entre monofásico, bifásico e trifásico é fundamental para poder organizar as compras de eletrodomésticos para sua casa ou comércio.

Afinal, dependendo do número de aparelhos ligados à rede elétrica, pode ser que um tipo seja mais vantajoso que o outro. Da mesma forma, certos produtos funcionam somente em um dos tipos de rede.

Por isso, entenda, de uma vez por todas, quais as diferenças entre os tipos de fornecimento de energia e não erre na hora de escolher seus aparelhos.

Pessoa ligando aparelhos na tomada | Monofásico bifásico trifásico

Monofásico

É a rede composta por apenas dois cabos: uma fase e um neutro. É o que possui menor potência máxima, podendo chegar a 8.000 watts, enquanto sua tensão máxima é de 127V.

Por se tratar de uma rede com potência reduzida, é mais usada em residências, as quais geralmente não possuem grandes exigências energéticas se comparadas às indústrias, por exemplo.

Uma vantagem do monofásico é a economia na conta de energia, uma vez que a eficiência garantida pelo circuito é o suficiente para grande parte das necessidades.

Bifásico

É a rede composta de três cabos, sendo duas fases e um neutro. Sua potência máxima pode variar de 12.000 a 25.000 watts, dependendo da instalação, bem como a tensão máxima pode ser tanto 127V como 220V.

Esta é mais comum nos comércios que exigem instalações de equipamentos específicos em 220V, os quais dependem de uma carga maior para funcionar. Também é mais presente em zonas rurais pelo mesmo motivo.

O circuito bifásico possui algumas vantagens, como o melhor equilíbrio de suas fases, o que pode evitar quedas de tensão.

Trifásico

Poste com rede trifásica

Este é o padrão mais utilizado em indústrias. Sua potência máxima varia entre 25.000 e 75.000 watts, sendo possível utilizar tensões de 127V, 220V e 380V. A instalação é composta de três fases e um neutro.

Boa parte das indústrias usam equipamentos que precisam de uma rede trifásica para funcionar. Da mesma forma, dependendo do tipo de aparelho, a rede trifásica consegue comportar uma quantidade maior de equipamentos conectados ao mesmo tempo. Sendo assim, essa costuma ser a instalação padrão da maioria das fábricas, usinas, oficinas e etc.

Mapa de voltagem trifásica do Brasil

Qual o melhor?

Não existe um padrão “melhor” entre os tipos monofásico, bifásico ou trifásico, e sim o mais adequado às suas necessidades. Dependendo do tamanho do seu negócio, uma rede com potência máxima mais elevada pode ser tudo o que você precisa para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e funcional.

Muitos podem entender que o sistema trifásico é melhor que os demais, pois reúne diversas características que os outros sistemas não possuem. No entanto, não é assim que funciona.

O sistema monofásico, por exemplo, é, na maioria dos casos, totalmente eficiente em residências ou mesmo em comércios locais.

Da mesma forma, um sistema bifásico pode ser tudo o que você precisa para conduzir sua pequena indústria de forma eficiente. Sistemas trifásicos podem ser mais adequados para modelos mais robustos, que exijam uma potência ainda maior.

Acesse nossa página para conferir nossos produtos. E se precisar tirar alguma dúvida sobre a rede que ele utiliza, é só entrar em contato com a gente pelo WhatsApp. Acompanhe também nosso canal do YouTube para mais conteúdos.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe