5 sinais de que seu filtro de água precisa de troca

Todos sabem muito bem que se hidratar constantemente é algo fundamental para a saúde de qualquer indivíduo. Precisamos repor com bastante frequência os líquidos e, para isso, é sempre importante tomar a quantidade adequada de água por dia. Contudo, para garantir esse cuidado com a saúde, é imprescindível consumir água com qualidade, pureza e segurança. Por isso, se você usa filtro de água, seja de parede ou no purificador, é fundamental ficar atento para não deixar passar a hora da troca.

Confira 5 sinais de que a hora de trocar o filtro de água chegou.

Copo de água e filtro de água ao lado

1. Vida útil do filtro de água

Em primeiro lugar, observe o “prazo de validade” do filtro.

É muito importante lembrar que os filtros têm uma vida útil, que pode variar de 3 a 12 meses. Entretanto, o tempo médio indicado na maioria dos modelos é de apenas 6 meses. Alguns aparelhos contam com um sinal luminoso que acende quando chega a hora de trocar o filtro.

Para garantir a qualidade da filtragem, os filtros devem ser trocados à medida que a sua vida útil se esgota.

Pessoa segurando um copo de água na frente de um filtro

2. Fluxo de água

Sem dúvida, um dos principais sinais que evidenciam que o filtro precisa de troca imediata é o fluxo de água.

Quando o filtro já está comprometido, ele tem uma capacidade filtrante muito menor devido ao acúmulo de resíduos e sedimentos gerados pelo tempo de uso.

Esse material acumulado no filtro dificulta a passagem da água e, assim sendo, há uma redução significativa no fluxo de água.

3. Coloração da água

Copo de água limpa e copo de água suja

Observe bem a água que está saindo de seu filtro, pois ela pode trazer sinais fundamentais sobre o estado dele.

Filtros sujos certamente não cumprem sua função da maneira adequada, uma vez que a capacidade de filtragem já está bastante comprometida pelo tempo e pelo uso constante. Com isso, a água não é filtrada como deveria e pode chegar até o copo com uma coloração escura.

4. Odor da água

Lembre-se sempre que, além de incolor, a água também é inodora, ou seja, não tem cheiro algum.

Portanto, se houver algum odor na água filtrada, é sinal de que a filtragem está longe da ideal. Neste caso, o filtro precisa de troca com urgência.

5. Gosto da água

Um dos principais indícios que apontam para a necessidade de trocar o filtro é a presença de qualquer alteração no sabor da água.

A água não deve ter nenhum gosto, caso você identifique algum sabor nela, o equipamento deve ser substituído imediatamente por um novo.

Portanto, fique sempre atento a esses sinais, para garantir que você e as pessoas que consomem da mesma água tenham segurança e estejam livres de contaminação por impurezas ou agentes infecciosos. Se estiver precisando de um filtro ou purificador, acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe