Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Saiba os tipos de Elementos Filtrantes e onde utilizá-los

conheca-os-tipos-de-elementos-filtrantes-e-onde-utilizar

Elementos Filtrantes são os materiais que compõem o interior dos filtros usados para a purificação. O processo de filtração é físico, por isso o soluto precisa entrar em contato com esses elementos para ser filtrado.

Na natureza existem diversos tipos de elementos filtrantes que podem ser utilizados. Sendo que, cada um deles é mais indicado para deter determinado tipo de partícula ou para ser utilizado em processos específicos.

Elementos filtrantes de partículas sólidas

Se o objetivo é se livrar de pequenas partículas sólidas, então os elementos filtrantes que procura são a areia, o quartzo e o seixo.

Areia: para os processos de filtragem usa-se a areia purificada retirada dos leitos dos rios. Isso porque, seu formato de agulha é o ideal para essa atividade. Além disso, sua baixa granulometria permite que o filtro consiga separara pequenos resíduos, o limo e o lodo.

Quartzo: esse tipo de mineral é o mais fácil de ser encontrado no planeta. Sua estrutura cristalina tem o formato de um prisma de seis lados, o que confere a ele boas características de filtração. O tamanho das partículas retidas vária de acordo com a granulometria das pedras.

Seixo: O seixo natural também é conhecido como pedregulho e posso ser encontrado com facilidade. Sua principal característica é conseguir reter impurezas sólidas do soluto.

Acesse nosso e-commerce e encontre o filtro ideal para suas necessidades!

Elementos Filtrantes para cor, cheiro e sabor

Alguns elementos filtrantes possuem a capacidade de modificar os materiais que estão filtrando. Entre eles podemos citar:

Carvão vegetal ativado: Material extremamente poroso, por isso mesmo possui a capacidade de coletar partículas, gases e líquidos. É utilizado no processo de purificação de líquidos, gases e na eliminação do Cloro. Como resultado pode alterar a cor e o sabor do soluto.

Antracito: carvão fóssil com grande quantidade de carbono. Sua densidade única é a ideal para processos de pré-filtração, já que consegue diminuir os entupimentos.

Zeólita: elemento natural que tem como característica reter ou liberar água sem alterar sua estrutura. Além disso, pode deter partículas de 4 micra, por isso é usado para remover amônia, ferro, manganês, turbidez e compostos orgânicos.

Elementos filtrantes de íons

As resinas filtrantes são formadas por estireno e divinilbenzeno, podendo apresentar íons negativos ou positivos. São usadas em processos de desmineralização, já que conseguem remover sulfatos, sódio, nitrato, cloreto e magnésio.

Elementos Filtrantes para óleos

Existem tipos específicos de elementos filtrantes para atuar nos processos de filtração dos óleos, seja ele industrial, diesel ou hidráulico.

Um dos materiais utilizados nesses processos é a celulose. De baixo custo e alta capacidade de retenção de partículas, é recomendada para filtrar óleos minerais ou sintéticos, assim como emulsões.

Outro elemento filtrante é a fibra de vidro. O tamanho de suas fibras é padronizado e menor, quando comparado com a celulose. Isso permite que sejam recolhidas partículas menores e oferece um controle maior sobre o processo.

Confira mais informações e consulta de valores sobre elementos filtrantes no nosso site.

Nós temos uma equipe de profissionais pronta para te ajudar! CLIQUE AQUI e fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email