Tacho ou fritadeira: qual é o melhor?

Fritar alimentos é uma ação que demanda tempo e precisa ser feita com qualidade. No entanto, quem trabalha com alimentos fritos muitas vezes se encontra em um dilema: usar tacho ou fritadeira?

Ambos servem para fritar alimentos, mas cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, vale a pena saber melhor sobre quais as diferenças e quando uma é mais indicada do que a outra, dependendo do prato ou até mesmo dos custos envolvidos na preparação.

Sendo assim, para lhe ajudar, nós da Norte Refrigeração vamos explicar as diferenças entre o tacho e a fritadeira. Vamos lá?

Tacho: prós e contras para utilizá-lo na fritura dos alimentos 

Primeiramente, o tacho é uma das ferramentas mais usadas nas cozinhas, sendo um importante instrumento para fritar alimentos, utilizado sobre as bancadas e fogões de restaurantes e lanchonetes.

Todavia, entre os principais alimentos preparados sob fritura no tacho estão os pastéis, a mandioca (macaxeira ou aipim, dependendo da sua região), batata, coxinha, frango, linguiça e acarajé.

Sobre as vantagens de realizar a fritura nos tachos está o fato de ser uma ferramenta fácil de transportar e de diferentes tamanhos e capacidades, cabendo à você definir qual a melhor opção para cada demanda.

Hoje em dia, normalmente os tachos são elétricos ou a gás, no entanto, é possível encontrar tachos que são a lenha. Mas, vale ressaltar que na Norte, seguindo a modernidade, são ofertados tachos tanto elétricos quanto a gás.

A utilização dos tachos pesa no fato de serem facilmente substituídos por panelas e o óleo usado nele tem uma vida útil de curta duração, sendo indicado principalmente para quem trabalha em feiras, por exemplo.

Tacho Para Frituras Elétrico Inox 7,5L TH.1.701 Marchesoni – 127v

Este tacho elétrico é uma boa opção para quem quer qualidade e alta capacidade de produção. O Tacho é produzido em aço inox 430 e é extremamente resistente.

Contudo, ele também possui um suporte para escorrer o óleo e uma regulagem de temperatura balanceada. 

O reservatório tem capacidade de 7,5 litros e uma potência de 2750W. O tacho tem temperatura mínima de 50°C e máxima de 200°C.

Esta é uma boa opção para quem prefere um tacho e possui um negócio com produção de média escala e precisa transportar o tacho eventualmente.

Tacho Para Frituras à Gás Bacia Esmaltada 7,5L TH.1.728 Marchesoni

O Tacho da Marchesoni é uma ótima aquisição para fritar salgados, pastéis, batatas e até acarajé, com sua bacia esmaltada removível e estrutura compacta, proporciona fácil higienização e praticidade durante o manuseio e transporte. 

Produzido em aço inox 430, esse tacho é altamente resistente. Além disso, contém suporte para escorrer o óleo e regulagem de temperatura balanceada, proporcionando o sabor e mantendo os alimentos crocantes. E, vale destacar que, acompanha mangueira para alta pressão e registro para instalação.

CONFIRA: veja mais opções de tachos elétricos ou a gás clicando aqui

Fritadeira: conheça os tipos, vantagens e desvantagens 

A fritadeira é uma opção popular para negócios com grandes demandas e é indispensável em um restaurante ou lanchonete. A fritadeira é prática e ajuda a servir os pratos de forma rápida. 

Uma fritadeira conta com uma cuba de fritura (onde o óleo é colocado), uma resistência elétrica (ou queimadores, caso a fritadeira seja à gás) e um cesto para os alimentos. 

A fritadeira a gás é mais rápida para atingir a temperatura necessária e possui um consumo menor, no entanto, ela perde a temperatura mais facilmente.

A fritadeira elétrica possui uma boa capacidade de alcance, manutenção e recuperação da temperatura e é ideal para uso intenso. 

Contudo, elas necessitam de uma conexão com a corrente elétrica para funcionar, o que pode dificultar seu uso em casos de queda de energia no local ou uso em estabelecimentos itinerantes na rua, por exemplo.

E costumam ter capacidade máxima de 20 litros de óleo, divididas em dois tanques de 10 litros.

LEIA TAMBÉM: Fritadeira Água e Óleo – Entenda os benefícios!

Fritadeira Elétrica Água e Óleo Marchesoni 18L 2 Cestos FT.3.181/182 – 127v

A fritadeira elétrica água e óleo é ideal para quem tem uma grande demanda e alta produção. Ela possui um termostato regulável de até 200 graus e um sistema de filtragem aliando praticidade com economia.

A capacidade do reservatório é de 18 litros, com uma potência de 3.500W. Nesta fritadeira há dois cestos, com temperatura de fritura entre 50ºC a 200°C. Sendo assim, uma ótima opção para fritar qualquer alimento em bares, lanchonetes e buffets.

Fritadeira a Gás Marchesoni 8L 2 Cestos FT.4.428

A Fritadeira a Gás da marca Marchesoni é uma ótima opção para quem busca um equipamento com alta resistência. Produzido em aço inox escovado, essa fritadeira é robusta, sendo uma excelente alternativa para restaurantes, padarias, cafeterias, buffets e cozinha em geral. 

Além disso, contém apoio escorredor de óleo junto a uma peneira com proteção e termômetro de temperatura opcional, ideal para a produção de qualquer tipo de fritura.

Vale ressaltar que, o produto também possui duas cubas gastronômicas removíveis, o que facilita na hora de limpar.

CONFIRA: veja mais opções de fritadeiras elétricas ou a gás clicando aqui

Qual é melhor para seu negócio: tacho ou fritadeira?

Para escolher a melhor opção para o seu negócio é necessário ter em mente a escala de produção e a quantidade de demanda.

Para restaurantes pequenos e Food Trucks uma boa opção é o tacho, devido a sua facilidade de transporte, instalação e produção em pequena escala.

Por outro lado, para quem tem grandes lanchonetes ou restaurantes, que precisem de larga escala de produção, o ideal é escolher uma fritadeira para a preparação destes alimentos.

Também vale a pena colocar na ponta do lápis o consumo de óleo e de energia tanto do tacho quanto da fritadeira.

Enquanto o primeiro gasta mais óleo, o segundo gasta mais energia elétrica, o que pode fazer os custos do seu negócio aumentarem.

CONFIRA: Tachos e Fritadeiras para o seu bar, lanchonete ou restaurante!

Conseguiu decidir?

Como dissemos ao longo do artigo, tanto o tacho quanto a fritadeira podem ser excelentes aquisições para o seu negócio. Cabe à você analisar qual se encaixa melhor dentro da sua realidade.

Nisso, deve-se levar em consideração fatores como o consumo de energia elétrica, o gasto com óleo, bem como quais são os alimentos preparados.

Há casos em que um mesmo estabelecimento pode adotar os dois equipamentos, cada um com suas finalidades e utilizações. No fim das contas, ambos possuem vantagens que agregam valor na hora de escolher o melhor sistema de fritura. No entanto, as desvantagens também devem ser consideradas, para não ter problemas e prejuízos.

Se ficou alguma dúvida, não se preocupe, conta com a gente, acesse o Blog da Norte e descubra mais dicas sobre como otimizar o seu negócio.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe