Pedra refratária: conheça sua função e importância

A pedra refratária é um bloco de cerâmica capaz de suportar altas temperaturas, esforços mecânicos, variações no clima, ataques químicos, entre outros.

Aqui você vai conhecer sua função e importância para os negócios que querem prosperar no ramo da alimentação. Acompanhe!

Pedra refratária: para que serve?

As pedras refratárias costumam vir como acessórios para caldeiras, churrasqueiras, fundições e fornos diversos. Elas são bastante versáteis na cozinha, sendo ideais para zonas de média e alta temperatura.

Devido às suas características e variedade de tamanho, a pedra refratária se encaixa em diversas funções, mas seu uso é muito mais comum para o preparo de massas, principalmente pizzas. Neste caso, ela é mais eficiente porque, quando em contato com a pizza, distribui o calor de forma homogênea para a massa. Assim, ela consegue cozinhar a massa em menos tempo e com mais qualidade.

Forno refratário a gás

De que são feitas as pedras refratárias?

Normalmente, a pedra refratária é feita de dois materiais: argila natural ou cordierita. A diferença entre elas está no tempo que demoram para chegar no aquecimento completo. A argila natural é mais rápida, ou seja, demora menos tempo para atingir altas temperaturas. O contrário também é verdade: ao desligar o forno, ela imediatamente passa a perder calor.

Já a cordierita leva mais tempo para atingir uma temperatura boa para assar uma pizza, por exemplo. Ela precisa ficar no forno por mais tempo, antes de receber o alimento.

Contudo, ambos são materiais naturais e bastante funcionais para o uso na cozinha.

Tipos de pedras refratárias

Pedra refratária em forno

As pedras refratárias podem ser usadas em qualquer forno de casa, seja a gás ou elétrico, ou até mesmo churrasqueira e lareira à lenha. Elas costumam ter dimensões de 38 cm x 30 cm, o que permite seu uso em fornos padrão, inclusive domésticos. Contudo, existem dimensões maiores e até mesmo pedras redondas para assar pizza.

Muitas vezes, quando o cliente compra o forno, ele já vem com a pedra refratária. Mas ela também pode ser adquirida separadamente, de acordo com a necessidade e o tamanho do forno.

Forno industrial de mesa com pedra refratária

Vantagens da pedra refratária

Confira alguns benefícios que a pedra refratária oferece:

  • Resistência ao calor: o material das pedras refratárias pode suportar altas temperaturas sem alterar sua estrutura. Por essa razão, ela mantém o alimento quente sem sofrer danos;
  • Uniformidade: a pedra transfere calor igualmente para todas as suas partes, o que facilita o cozimento e valoriza o sabor;
  • Vida útil: por resistir tanto a altas temperaturas como a esforços mecânicos, a pedra refratária pode durar para a vida toda;
  • Isolamento: a pedra refratária garante tanto o isolamento térmico quanto o acústico;
  • Sem umidade: a pedra refratária impede que a umidade surja e se propague ao redor;
  • É visualmente bonita: é uma peça que você pode expor na cozinha, pois ela valoriza a decoração do ambiente;
  • Custo-benefício: mesmo com tantas vantagens, ela tem um preço acessível.

Gostou deste texto? Então não deixe de ler nossos outros conteúdos para seu negócio. E não se esqueça, na Norte Refrigeração, você encontra fornos que já vêm com a pedra refratária, tudo para facilitar sua vida na cozinha. Entre em contato pelo Whatsapp e conte com a gente!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe