Geladeira vazando água, e agora?

Você chega na cozinha e percebe que sua geladeira está vazando água. Além de ser uma cena desagradável, isso pode ser um sinal de que alguma coisa não está correta e a geladeira está com defeito.

Vazamentos podem surgir em vários lugares da geladeira, independente do modelo ou do tempo de uso, mas deve-se ficar atento para que não ocorram danos permanentes nela.

Mas surgindo estes vazamentos, o que fazer? Como resolver este problema? Dá para consertar uma geladeira com defeito de vazamento de água?

Não se preocupe, neste artigo vamos mostrar que a maioria destes vazamentos podem ser consertados de forma simples e rápida.

Técnico consertando geladeira vazando água

De onde vem o vazamento?

Se você notou que a sua geladeira está com vazamento, o primeiro passo para solucionar o problema é saber a origem dele.

O local do vazamento costuma ser em pontos distintos: vazamento por baixo ou, em geladeiras frost free, por dentro. No entanto, em ambos os casos pode ser que o motivo do vazamento seja o mesmo, o entupimento dos drenos do reservatório.

Veja abaixo o que você pode fazer para resolver o problema da geladeira vazando água.

Vazamento vindo por baixo da geladeira

Este tipo de vazamento é mais comum em geladeiras mais antigas, que não são frost free. Além do vazamento vir por baixo da geladeira, outro aspecto comum é a borracha da porta, que pode ficar úmida.

Este tipo de vazamento acontece porque o dreno, que fica na parte de baixo, pode estar entupido. Com isso, o reservatório interno de água transborda e vaza para a gaveta, acumulando na borracha e pingando no chão.

Para resolver isso é muito simples. Em primeiro lugar, faça o degelo da geladeira. Logo após, com o auxílio de um arame ou outro objeto fino, desobstrua o dreno. Provavelmente este furinho deve estar com sujeira acumulada. Mas, de qualquer forma, é bom verificar se o dreno não está danificado.

Geladeira vazando água por dentro

Geladeira Midea Duplex Frost Free
Geladeira Midea Duplex Frost Free

A geladeira frost free, que tem degelo automático, também pode apresentar problema de vazamento de água na parte interna devido ao entupimento do dreno.

Dessa forma, pode ocorrer o acúmulo de gelo no reservatório interno. Assim, a água não é escoada para o local adequado, transbordando e escorrendo na parte interna da geladeira.

Novamente a solução é simples, basta realizar o degelo completo da geladeira. Provavelmente a camada de gelo presente no reservatório irá derreter, liberando assim o dreno de passagem da água.

Outras dicas importantes:

  • Sempre consulte o manual de instruções da geladeira;
  • Se o vazamento de água for na parte de cima, consulte a assistência técnica, pois pode significar algo mais grave;
  • Se a geladeira estiver dentro do prazo de garantia, evite realizar reparos por conta própria, entre em contato com a assistência técnica autorizada ao primeiro indício de problema.

Agora você já sabe que resolver o vazamento de água em sua geladeira pode ser bem simples.

Mas caso precise de mais informações ou se quiser comprar uma geladeira nova, acesse nosso site e fale com a gente no WhatsApp, estamos prontos para ajudar você.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe