Conheça os cortes de carne suína mais vendidos nos açougues

A carne suína é um tipo de carne muito versátil, nutritiva e pode agradar aos mais diferentes paladares. Além disso, a carne suína apresenta cortes macios, saborosos e suculentos, prontos para grelhar, cozinhar ou assar.

Desse modo, além de equilibrar sabor, praticidade, qualidade e custo-benefício, a carne suína ainda oferece uma extensa variedade de cortes.

Sendo assim, a carne suína tem cortes que são bem macios, suculentos, outros mais ou menos gordurosos, e assim por diante.

Por isso, é muito importante conhecer os cortes mais vendidos em açougues para melhor atender os seus clientes. Afinal, o cliente de hoje em dia quer fazer compras rápidas e, sobretudo, ter um ótimo atendimento.

Quer saber melhor sobre os cortes de carne suína mais vendidos nos açougues? Continue lendo!

Conheça os cortes de carne suína mais vendidos nos açougues

A princípio, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) informou que a carne suína pode ser dividida em mais de 100 tipos de cortes

Sendo assim, é um tipo de carne bem versátil e muitas vezes uma mesma região do porco pode mudar de sabor, textura ou aspecto.

Em relação aos cortes suínos, os três tipos de corte mais vendidos são: o pernil, a bisteca e a costela. Mas, assim como acontece com outros produtos, a carne suína poderia ser desmembrada em vários outros cortes.

Como dito anteriormente, pelo menos 100 cortes são retirados do animal, os tradicionais pernil, lombo e costela e os novos como, por exemplo, bochecha e coroa suína.

1. Pernil Traseiro

O pernil é uma das partes mais consumidas do porco, pois além de ser um corte saboroso possui um preço razoável.

Com um pernil grande é possível separar pequenas peças ou cortes, para atender o consumidor. Sendo eles: maminha, patinho, alcatra, lagarto e picanha.

Entretanto, normalmente, a picanha é retirada do pernil e os outros cortes são vendidos como pernil traseiro.

CONFIRA: As melhores facas para o seu açougue ou churrasco!

2. Bisteca do Lombo

A bisteca suína é um dos cortes mais vendidos. Em resumo, a bisteca é uma tira de carne com espessura de 1 a 5 cm que se estende do quadril à paleta do animal.

O cliente pode optar pela bisteca desossada, devido sua praticidade, ou pela bisteca com osso.

3. Costelinha 

Costelinha de porco é um corte obtido da porção lombar do suíno. É um corte grande, começa no peito e vai até a parte mais traseira do porco.

Além disso, é um dos cortes mais populares do suíno, sendo considerada a parte mais saborosa da carne. Afinal, conta com uma camada de gordura que contribui para preservar o sabor da carne.

ESTÁ MONTANDO UM AÇOUGUE? CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE SERRA-FITAS CLICANDO AQUI!

4. Barriga ou Pancetta

Como o próprio nome já diz, esta é a parte da barriga do porco e também é conhecida como pancetta.

A barriga é retirada da parte inferior da carcaça, depois da retirada do lombo e das costelas. Este corte desossado pode ser usado fresco, isto se o produto não foi curado, nem defumado.

Além de ser um corte suculento, é da Pancetta que se deriva talvez o bacon.

CONFIRA TAMBÉM: Nosso catálogo com opções de facas de açougueiro.

5. Lombo

O lombo é a parte nobre do porco, por ser versátil. Com pouca gordura o corte contém uma peça de carne, cilíndrica, com uma pequena camada de gordura.

Localizado na área entre o ombro e as patas traseiras, o lombo de porco é a parte mais magra e macia do animal. Por isso, os cortes do lombo ocupam um espaço nobre no coração do consumidor brasileiro.

6. Carré

O carré é o lombo, com parte do osso da costela e da coluna. Por estar com o osso, a carne se torna mais suculenta.

7. Paleta

A Paleta do porco, é o seu pernil dianteiro, referente às patas da frente do animal.

A terminologia da paleta pode variar dependendo da região. A parte superior da paleta, comumente chamada de sobrepaleta, vem da área perto do lombo e contém o osso da paleta.

Muitos açougues, fatiam a paleta, com os ossos e a vendem como a Bisteca do Sete. O corte contém carne com osso e pode vir com pele ou não.

8. Coxão mole

O coxão-mole é uma das peças mais versáteis do suíno. Já presente num lugar privilegiado do imaginário coletivo, o coxão-mole oferece inúmeras alternativas que tendem a ter maior sucesso quando atende às expectativas de baixo volume do consumidor.

9. Alcatra

A Alcatra divide com o coxão-mole a preferência dos consumidores para o uso cotidiano.

Além disso, a alcatra oferece um sem número de possibilidades já inseridas nos hábitos do consumidor brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a limpeza da serra fita?

Vai uma carne?

O açougueiro deve ter a consciência de que ele será o principal responsável pelo produto que ele está oferecendo ao seu cliente, desde os cortes oferecidos até a manutenção de todo o ambiente.

Por isso, independente do tamanho do açougue ou da especificidade dos produtos manuseados em suas bancadas, é fundamental que se busque a higienização do estabelecimento, dos equipamentos e dos utensílios utilizados na manipulação da carne.

Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro das nossas promoções, novidades e novos conteúdos, não deixe de seguir a Norte Refrigeração e o Blog da Norte.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe