Conheça a faca ideal para cada corte de carne

Quer cortar pedaços de carne com perfeição? Então é necessário investir na faca certa para cada corte de carne. Seja em um açougue, seja no churrasco de domingo, o equipamento adequado é essencial.

Atualmente, há uma variedade de facas e cada uma delas é usada para um tipo de corte diferente, até porque não tem como usar uma faca de serra para desossar, por exemplo.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue acompanhando esse texto.

1. A faca do chefe é ideal para cortar bifes

Em geral, a faca do chefe é a mais versátil e não pode faltar na cozinha ou em açougue.

Faca para carne - faca do chefe

Quando for adquirir esta faca, o recomendado é optar por tamanhos grandes, entre 9 e 10 polegadas, para usá-la também em peças maiores de carne. Assim, é possível fatiar um pedaço de picanha ou cortar o bife em cubos.

Além disso, é a melhor opção para cortar o bife já assado ou frito em pedaços menores.

Portanto, não há dúvidas de que é uma alternativa bem versátil, certo? A faca do chefe ainda é bem popular para cortar outros tipos de comida.

2. Faca para desossar carne

Quem deseja tirar o osso da carne deve procurar pela faca de desossar, já que é o utensílio desenvolvido justamente para isso.

Desta forma, a faca de desossar é boa para lidar com o pernil e, até mesmo, com a paleta de carneiro, já que a ferramenta facilita o processo, retirando a carne que fica grudada inteiramente no osso.

Esta faca também é perfeita para tirar o osso do frango, porém não se limita à desossa, já que também torna a retirada de peles, nervos, espinha de peixe e fiapos de gordura bem mais fácil.

É ideal que o modelo tenha pelo menos 15 centímetros e que a lâmina seja fina, longa e pontuda.

Faca para carne - Faca para desossar

3. Faca para retirar o couro

Não use uma faca qualquer para retirar o couro da carne, opte por um instrumento específico para essa atividade.

É interessante encontrar uma faca para tirar o couro cuja lâmina seja de aço inox e o revestimento de cromo duro. Assim, o usuário tem maior durabilidade e mais segurança no manuseio.

Faca para carne - Faca para tirar couro

Além de tudo isso, uma boa faca para retirar o couro, principalmente em açougues, é aquela que consegue resistir aos impactos e às torções sem perder a eficiência.

4. Aposte na faca de serra

Lembra daquela faca que você usa no pão? Sabia que elas também servem para cortar carne que possui a casca dura? O leitão, por exemplo, pode ser cortado com uma faca de serra.

A pele pururuca, comum nessas carnes, também não deve ser cortada com uma faca de lâmina lisa.

A faca de serra é essencial no açougue, mas não se limita a esse espaço nem ao corte de carne, já que ela é ideal para cortar os pães do churrasco, por exemplo.

Gostou das dicas? Então acesse nosso site e encontre todas as facas que você precisa para seu açougue. Se estiver em dúvida, entre em contato com a gente pelo WhatsApp para conhecer melhor nossos produtos!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe