Condensador barril ou retangular: qual é o melhor?

Na compra de um ar-condicionado, deve-se levar em consideração o máximo de informações possíveis para que tome uma decisão consciente e segura, da qual não se arrependerá. Nesse sentido, por exemplo, uma dúvida comum entre os consumidores que desejam comprar um ar condicionado é: qual o melhor condensador, o barril ou retangular?

Se você também tem essa dúvida, continue a leitura! Neste conteúdo, buscamos apresentar as principais características dos dois modelos, para que desse modo tome uma decisão segura. Veja!

Barril X Retangular

Embora ambos os modelos tenham um funcionamento similar, eles apresentam características básicas que os distinguem. Conheça as principais:

Dissipação de ar

Antes de tudo, cabe destacar que a principal diferença entre um e outro está na descarga do ar, além do formato, certamente. Por exemplo, nesse tipo de condensadora (barril), a descarga de ar ocorre de modo vertical. Saber disso é essencial para que compre não apenas o modelo ideal para o seu caso, mas também porque é uma informação que pode trazer maior facilidade no processo de instalação do equipamento.

Leveza

Mas, e então, a condensadora barril, também conhecida como circular e redonda, é até 30% mais leve em relação a outra opção. Além disso, a saída de ar vertical facilita a dissipação de ar. Na prática, evita-se que o ar atinja plantas e objetos que estiverem perto do equipamento condensador.

Tamanho

Outro ponto a se destacar é que, geralmente, a condensadora no formato barril é menor, tomando pouco espaço. Isso permite, por exemplo, que mais de uma condensadora seja instalada uma ao lado da outra, com uma distância mínima de 5 cm. Assim, permite que mais de um ar condicionado seja instalado em um ambiente, mas sem comprometer o seu espaço externo.

Ruído

Os fabricantes também afirmam que o condensador barril faz menos barulho que o retangular. Todavia, o reconhecimento dessa vantagem não é consensual entre os técnicos especialistas. Alguns dizem, por exemplo, que o modelo circular não possui o compressor centralizado e é sem proteção antirruído. Assim, recomendam ler as especificações técnicas de cada modelo, para verificar qual é o melhor com relação a esse quesito.

Manutenção

No que diz respeito à manutenção dos equipamentos, o mesmo utilizado para um modelo, pode ser usado no outro. Com outras palavras, os especialistas apontam que não há tanta diferença na forma de funcionamento dos dos modelos, de maneira que é possível utilizar o mesmo serviço de manutenção nos dois.

Como vimos, tanto um modelo de condensador quanto o outro apresentam características peculiares. Por isso, o essencial é considerar essas características para selecionar o melhor conforme cada caso. Por exemplo, se deseja otimizar o espaço externo, onde o condensador será instalado, talvez comprar o de formato de barril seja a melhor opção.

Ficou alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode não apenas resolver suas dúvidas, mas garantir a melhor solução para seu caso. No entanto, se preferir comprar logo seu condensador, não deixe de entrar em nosso site. Nele você pode encontrar diversos produtos em ofertas!

Deixe um comentário