Condensador barril ou retangular: qual é o melhor?

Na compra de um ar-condicionado, deve-se levar em consideração o máximo de informações possíveis para que você tome uma decisão consciente e segura, da qual não se arrependerá. Nesse sentido, por exemplo, uma dúvida comum entre os consumidores que desejam comprar um ar-condicionado é: qual o melhor condensador, o barril ou retangular?

Se você também tem essa dúvida, continue a leitura! Neste conteúdo, buscamos apresentar as principais características dos dois modelos. Veja!

Condensador Barril X Retangular

Embora ambos os modelos tenham um funcionamento similar, eles apresentam características básicas que os distinguem. Conheça as principais:

Dissipação de ar

Antes de tudo, cabe destacar que a principal diferença entre um e outro está na descarga do ar, além do formato, certamente. Por exemplo, nesse tipo de condensadora (barril), a descarga de ar ocorre de modo vertical. Saber disso é essencial não apenas para que você compre o modelo ideal para o seu caso, mas também porque é uma informação que pode trazer maior facilidade no processo de instalação do equipamento.

Leveza

A condensadora barril, também conhecida como circular e redonda, é até 30% mais leve que a outra opção. Além disso, a saída de ar vertical facilita a dissipação de ar. Na prática, evita-se que o ar atinja plantas e objetos que estiverem perto do equipamento condensador.

Tamanho

Outro ponto a se destacar é que, geralmente, a condensadora no formato barril é menor, tomando pouco espaço. Isso permite, por exemplo, que mais de uma condensadora seja instalada uma ao lado da outra, com uma distância mínima de 5 cm. Assim, mais de um ar condicionado pode ser instalado em um mesmo ambiente, mas sem comprometer o seu espaço externo.

Ruído

Os fabricantes também afirmam que o condensador barril faz menos barulho que o retangular. Todavia, o reconhecimento dessa vantagem não é consensual entre os técnicos especialistas. Alguns dizem, por exemplo, que o modelo circular não possui o compressor centralizado e é sem proteção antirruído. Assim, recomendam ler as especificações técnicas de cada modelo, para verificar qual é o melhor com relação a esse quesito.

Manutenção

 

No que diz respeito à manutenção dos equipamentos, o mesmo usado para um modelo, pode ser usado no outro. Em outras palavras, os especialistas apontam que não há tanta diferença na forma de funcionamento, de maneira que é possível utilizar o mesmo serviço de manutenção nos dois.

Como vimos, tanto um modelo de condensador quanto o outro apresentam características únicas. Por isso, você deve analisar cada uma delas e ver como se encaixam na sua situação. Por exemplo, se deseja otimizar o espaço externo, onde o condensador será instalado, talvez comprar o de formato de barril seja a melhor opção.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe