Como trocar a lâmina da serra-fita?

A serra-fita é uma ferramenta essencial em todo açougue. Ela permite o corte rápido e limpo das carnes, mesmo dos pedaços maiores ou aqueles com ossos. Para garantir a qualidade do corte e a segurança dos operadores, contudo, é necessário que esses equipamentos passem por uma manutenção constante. Por isso, neste texto, mostraremos o passo a passo para trocar a lâmina da serra-fita.

Antes de começar o procedimento de troca da lâmina, é preciso tomar alguns cuidados de segurança. Primeiro, desligue o equipamento e retire-o da tomada, assim o fornecimento de energia é cortado e para que você não leve nenhum choque.

Em segundo lugar, é necessário usar os equipamentos de proteção corretos. Dessa forma, o operador se protege contra possíveis cortes durante o manuseio das lâminas.

Depois dos cuidados de segurança tomados, podemos começar a troca da lâmina de serra-fita.

1º passo: abrir as portas

Na lateral da serra-fita existem duas portas, uma na parte superior e outra na parte inferior. Elas dão acesso aos volantes superior e inferior, respectivamente, de tal forma que a lâmina se mantém no lugar pela tensão exercida por essas peças.

Portas da serra-fita

Sendo assim, precisamos ter acesso aos volantes para conseguir liberar a lâmina antiga e colocar uma nova. Essas portas estão presas por dois parafusos. Para abri-las, basta retirar os parafusos.

2º passo: diminuir a tensão

Para trocar a lâmina da serra-fita, é necessário diminuir a distância entre os dois volantes. Isso vai criar o espaço necessário para retirar a lâmina velha e colocar uma nova.

Pessoa girando volante de serra-fita

No topo da serra-fita existe um registro, logo acima do volante superior. Gire-o no sentido anti-horário para diminuir a distância entre os dois volantes e diminuir a tensão sobre a lâmina.

3º passo: retirar a lâmina

Ao diminuir a distância e a tensão, a lâmina vai afrouxar e ficar solta para que você consiga retirá-la. Com cuidado para não se cortar e usando as duas mãos, puxe a lâmina delicadamente em sua direção até que ela esteja livre.

Volante de serra-fita

4º passo: colocando uma nova lâmina

A nova lâmina pode ser comprada em rolo ou individualmente, sendo que, em ambos os casos, é comum que ela venha enrolada. Antes de trocar a lâmina da serra-fita, você vai precisar abri-la. É possível encontrar lâminas de várias marcas, mas as testadas e aprovadas pela Norte Refrigeração são as lâminas da Starrett.

Lâmina de serra-fita

Com cuidado, solte as amarras, lembrando que o tamanho da lâmina não pode ser superior à distância máxima entre os dois volantes.

Com a lâmina aberta, a posicione na máquina, prestando atenção no sentido do corte. Agora, com ela no lugar, basta girar o restrito no sentido horário. Os volantes vão se afastar até que a lâmina esteja novamente tensionada.

Por fim, feche as portas e prenda os parafusos novamente. Assim, a serra-fita está pronta para uso outra vez.

Pronto para trocar a lâmina da serra-fita sem riscos? Lembre-se que na Norte Refrigeração você encontra não apenas a serra-fita e seus acessórios, mas também uma linha completa de máquinas, ferramentas e acessórios para o seu açougue. Acesse nosso site, conheça nosso e-commerce e fale com a gente pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe