Por mais que a água potável seja tratada nas estações de abastecimento, isso não garante que ela esteja completamente limpa, visto que pode haver impurezas no encanamento que podem contaminar a água. Por conta disso, é fundamental dispor de um filtro de entrada na sua casa. Mas como escolher o modelo ideal e instalá-lo? Confira o post e descubra!
Como escolher o filtro de entrada ideal?
Há diferentes modelos de filtros no mercado e cada um deles possui características que o torna mais apropriado para determinadas finalidades.
Nesse sentido, para escolher o filtro ideal, é preciso conhecer os principais modelos e suas qualidades. A seguir, confira os filtros disponíveis na Norte Refrigeração:
Hidrofiltros Poly Flow Big 20″
Esse modelo apresenta um bom desempenho na filtragem de água, tendo em vista que os elementos Poly Flow contêm uma manta plissada de superfície ranhurada, a qual é responsável por pressionar a água contra os microporos de poliéster.
Assim, as menores partículas de sujeira presentes na água são facilmente retidas no filtro. Além disso, trata-se de um produto resistente e capaz de filtrar 6 mil litros de água por hora, sendo indicado para instalações no ponto de entrada de condomínios, residências, piscinas e antes de caixas d’água.
Portanto, se você procura um filtro com alta vazão e retenção de partículas, esse modelo é uma excelente alternativa, pois além de todas essas vantagens, ainda possui um bom custo-benefício, com um preço que varia de 650 a 800 reais. Sendo que você também pode adquirir o refil com as mesmas características e capacidades.
Hidroflltros Poly Flow Big 10″
Assim como o modelo apresentado acima, o Hidrofiltros Poly Flow Big 10” também dispõe de uma boa performance na filtragem de água, uma vez que conta com os mesmos elementos Poly Flow mencionados anteriormente.
O que diferencia os dois modelos é a capacidade de vazão, sendo que o Big 10” é capaz de filtrar 4.200 litros por hora. Devido a essa diferença, ele também é um pouco mais barato que o Big 20″, com investimento médio de 400 a 500 reais.
Por conta disso, recomenda-se utilizar esse modelo como pré-filtro em instalações com muitos sedimentos, em caixas d’água, piscinas e cisternas.
Sendo assim, caso você necessite de um filtro que retenha barro, limo, areia ou outras partículas, esse modelo é uma opção interessante. Da mesma forma, o refil dele com todas as suas características e capacidades também está disponível no nosso site.
Como instalar o filtro de entrada em casa?
- Feche o registro geral da água;
- Meça o tamanho do filtro com uma fita métrica ou régua e, com uma caneta, marque a medida obtida no cano localizado antes da caixa d’água ou do hidrômetro do cavalete;
- Seccione o cano com um cortador de tubos adequado para a função;
- Cole o adaptador nas extremidades do cano com cola específica para cano;
- Antes de instalar o filtro, verifique sua tampa, pois nela há as indicações de “entrada” e “saída” que correspondem ao fluxo da água;
- Aplique a fita veda rosca nas extremidades do cano para acoplar o adaptador e gire até que ele esteja bem fixado.
Pronto! Como você pôde perceber, não é tão difícil instalar um filtro de ponto de entrada na frente de casa. Caso você tenha alguma dúvida, deixe nos comentários e não deixe de conferir também o nosso post “Tipos de filtro de água: saiba como e onde usar cada um” e conheça outros modelos de filtros que possam interessá-lo!