Tipos de elementos filtrantes e onde usá-los

conheca-os-tipos-de-elementos-filtrantes-e-onde-utilizar

Elementos filtrantes são os materiais que compõem o interior dos filtros usados para a purificação. O processo de filtração é físico, por isso o soluto precisa entrar em contato com esses elementos.

Na natureza existem diversos tipos de elementos filtrantes. Sendo que cada um deles é melhor para determinado tipo de partícula ou para processos específicos.

A seguir, saiba um pouco mais sobre os principais elementos e para que servem. Confira.

1. Partículas sólidas

Se o objetivo é se livrar de pequenas partículas sólidas, então os elementos filtrantes que procura são a areia, o quartzo e o seixo.

Areia: elementos filtrantes
  • Areia: para os processos de filtragem usa-se a areia purificada retirada dos leitos dos rios. Isso porque seu formato de agulha é ideal para isso. Além disso, sua baixa granulometria permite que o filtro consiga separar pequenos resíduos, o limo e o lodo;
  • Quartzo: esse tipo de mineral é o mais fácil de encontrar no planeta. Sua estrutura cristalina tem o formato de um prisma de seis lados, o que dá a ele boas propriedades de filtração. O tamanho das partículas retidas varia de acordo com a granulometria das pedras;
  • Seixo: o seixo natural, também conhecido como pedregulho, é fácil de se encontrar. Seu principal aspecto é a habilidade de reter impurezas sólidas do soluto.

2. Cor, cheiro e sabor

Alguns elementos possuem a capacidade de modificar os materiais que estão filtrando. Entre eles podemos citar:

Carvão vegetal ativado
  • Carvão vegetal ativado: material bastante poroso e por isso mesmo possui a capacidade de coletar partículas, gases e líquidos. É usado no processo de purificação de líquidos, gases e na eliminação do cloro. Como resultado, pode alterar a cor e o sabor do soluto;
  • Antracito: carvão fóssil com grande quantidade de carbono. Sua densidade é a ideal para processos de pré-filtração, já que consegue diminuir os entupimentos;
  • Zeólita: elemento natural que tem como qualidade reter ou liberar água sem alterar sua estrutura. Além disso, pode deter partículas de 4 micra e por isso se usa para remover amônia, ferro, manganês, turbidez e compostos orgânicos.

3. Elementos filtrantes de íons

As resinas filtrantes são formadas por estireno e divinilbenzeno, podendo apresentar íons negativos ou positivos. São ideais para processos de desmineralização, já que conseguem remover sulfatos, sódio, nitrato, cloreto e magnésio.

4. Elementos filtrantes para óleos

Existem tipos específicos de elementos para atuar no processo de filtração dos óleos, seja ele industrial, diesel ou hidráulico.

Um dos materiais usados nesses processos é a celulose. De baixo custo e alta capacidade de retenção de partículas, é recomendada para filtrar óleos minerais ou sintéticos, assim como emulsões.

Outro elemento filtrante é a fibra de vidro, uma vez que seu formato é padronizado e menor, quando comparado com a celulose. Isso permite a retenção de partículas menores e dá um controle maior sobre o processo.

Manta de fibra de vidro

Curtiu o conteúdo? Confira mais informações e consulte valores de diversos filtros no nosso site.

E não se esqueça, nós temos uma equipe de profissionais pronta para te ajudar! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe