Ar-condicionado no mínimo não gela mais rápido

O verão está chegando e com ele vem a preocupação com o calor em casa e no escritório. Até porque realmente é muito difícil ser produtivo ou ter uma boa noite de sono com o clima abafado e quente. No entanto, quem já pode contar com ar-condicionado costuma deixar o aparelho no mínimo possível por um longo tempo, na esperança de gelar o ambiente mais rápido. Não à toa, no mês seguinte, a conta de luz chega mais alta que a temperatura.

Por isso, criamos um conteúdo para deixar claro que diminuir a temperatura do ar-condicionado não refrigera o ambiente mais rápido, com algumas dicas para mostrar a você como obter o melhor desempenho do seu aparelho. Confira!

Não adianta colocar o ar-condicionado no mínimo

Quando chegamos em casa com calor, o primeiro impulso é ligar o ar-condicionado no mínimo e ficar na frente dele esperando que faça seu trabalho. No entanto, precisamos compreender que o ar-condicionado não resfria o ar na temperatura indicada. Ele é regido por princípios da física.

Ao ligá-lo no modo cool, o ar quente passa por um processo de resfriamento, para que possa ser jorrado no ambiente em uma temperatura mais baixa. Esse ciclo se repete até que se atinja a temperatura programada, seja ela 23°C ou 16°C.

O fato é que quando o ar do ambiente chegar ao número programado, o equipamento reduz a eficiência para apenas manter esse nível. Ou seja, quando ligamos a 16°C, apenas estamos fazendo com que ele trabalhe na potência máxima por mais tempo, já que quanto maior for a diferença entre a temperatura ambiente e a programada, mais vai demorar até que o aparelho zere esta diferença.

Controle de ar-condicionado no mínimo

Por outro lado, ao chegar aos 23°C, conforme recomenda a ANVISA, o aparelho entende que já fez seu trabalho e reduz a potência, voltando a aumentar apenas caso o ar aqueça de novo. Assim, você atinge uma temperatura confortável para o organismo de forma mais rápida.

Uma maneira de gelar o ambiente mais rápido, mas que, é importante ressaltar, consome mais energia, é colocar a ventilação no modo Turbo, uma vez que esta função acelera a troca de calor no aparelho, fazendo com que ele chegue mais rápido à temperatura programada.

Evite o frio extremo do ar-condicionado

O ar-condicionado, comprovadamente, reduz a umidade do ar. Contudo, ele pode gerar desconforto respiratório para muitas pessoas após uma longa exposição. Ainda, quanto mais frio, maior será o efeito.

Vale lembrar também que no verão as temperaturas podem ficar bem altas, e ao transitar entre ambientes quentes e frios o seu corpo corre o risco de sofrer um choque térmico. Nós temos um conteúdo exclusivo sobre o tema no nosso blog, acesse!

Além do mais, para empresas, saiba que segundo estudo realizado na Universidade de Cornell (EUA), temperaturas muito baixas prejudicam a produtividade. Nesta pesquisa, ao aumentar a temperatura de 20°C para 25°C, notou-se uma queda de 44% nos erros cometidos pela equipe e mais de 100% de aumento na produtividade.

Utilize a refrigeração corretamente

Para tirar maior proveito do ar-condicionado, não adianta colocar no mínimo. A ANVISA, seguindo padrões internacionais, recomenda uma temperatura de 23°C como ideal para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Ar-condicionado marcando temperatura de 23º

É claro que pode haver variações. Entre 21°C e 25°C é uma faixa considerada ideal para a maioria das pessoas. Lembre-se de fechar o ambiente para que, aí sim, o aparelho consiga refrigerar mais rápido. Contudo, beba bastante água e não exagere no tempo de exposição.

Gostou desse conteúdo? Então confira outras dicas sobre ar condicionado em nosso blog. Acesse nosso site para conhecer os modelos disponíveis e entre em contato pelo WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe