A importância das mídias sociais em um açougue: saiba como usar

Alguma vez você já pensou que as mídias sociais não tem nada a ver com o seu tipo de negócio? Isso é o que pensam quando se fala da importância de redes sociais para alguns ramos e setores, inclusive açougue.

Muita gente usa o Instagram e o Facebook a seu favor e acaba faturando consideravelmente, atingindo inclusive alguns clientes que dificilmente conheceriam os estabelecimentos.

Isso faz com que o comércio seja cada vez mais reconhecido e se torne uma referência em seu bairro ou cidade, por exemplo. 

Nesse sentido, a pergunta que nós da Norte Refrigeração temos a fazer é: você tem noção de como deve utilizar as mídias sociais no seu açougue?

Listamos neste artigo algumas das melhores estratégias que você pode utilizar, além de algumas táticas a serem evitadas quando o assunto é redes sociais. Para saber melhor, acompanhe a seguir no texto!

Como fazer as mídias sociais do seu açougue se tornarem uma ótima divulgação

Antes de tudo, é importante tirar alguns conceitos da sua cabeça. Para começar, se você acha que está velho ou não tem paciência para usar redes sociais, essa não é uma boa desculpa.

Além disso, vale dizer que você não precisa fazer dancinhas ou se sujeitar a algumas trends simplesmente porque estão na moda. Pelo contrário, o que vale na rede social é a originalidade e o respeito à essência do seu negócio – e claro, à sua essência.

Nesse sentido, tome cuidado para não demonstrar algo que você e o seu negócio não são verdadeiros nas redes sociais. Isso pode acabar atraindo um público que não é de fato quem interessa, ou seja, pessoas que não serão seus clientes.

Confira abaixo algumas das principais dicas:

1. É melhor ter uma página bem feita do que várias mal feitas!

Essa é uma dica que nem todo mundo entende logo de início. Muita gente quer abraçar o mundo e já criar contas nas redes sociais para o seu negócio, sejam no Instagram, no Facebook, no Youtube, no TikTok e outros.

Porém, a verdade é que para ter presença nas redes sociais é importante saber bem o que está fazendo. E, para aprender sobre cada uma delas, é necessário ter foco.

Por isso, escolha uma rede social que esteja de acordo com os seus clientes. Falando de açougues e casas de carne, indicamos começar pelo Instagram.

Por lá, além de ter um público para diversas idades e estilos, há algumas facilidades como a opção de impulsionamento (quando você paga para um anúncio aparecer nos stories ou na linha do tempo de quem não te segue). Com isso, você vai aparecer para mais pessoas e ganhar mais alcance. 

Para aumentar o seu faturamento e reconhecimento, experimente impulsionar preferencialmente promoções imperdíveis, são aquelas em que o cliente não conseguirá passar sem notar o seu anúncio.

2. Faça artes bem feitas (ou pague alguém para fazê-las)

Muitas vezes, no intuito de economizar, as pessoas acreditam que dão conta de fazer tudo sozinhas. Entretanto, nem sempre estas ações dão certo. Para instigar o cliente, é importante fazer uma arte de qualidade.

Dessa forma, é necessário criar artes para divulgar os produtos, promoções, fazer anúncios de horário de funcionamento (delivery, funcionamento em feriados e outros).

Sendo assim, caso você não tenha as habilidades necessárias para fazer as artes, ou não tenha tempo para isso, você pode optar por pagar por um profissional que saiba.

Com artes bem feitas, suas mídias sociais se tornaram mais organizadas e atrativas. Assim, os clientes terão mais interesse em seu negócio e você ganhará um público maior nas suas redes sociais.

3. Tome muito cuidado com o que posta, principalmente as fotos e vídeos

Ao postar fotos e vídeos dos seus produtos, é importante que sejam de qualidade. Dessa forma, fotos com carnes espalhadas, fundos com bagunça e outras fotos sem tratamento não são atrativas para o público.

Sabe quando você vai pedir um lanche no iFood e a imagem é feia, nem um pouco atrativa ou que não dá vontade de comer? Então, são essas fotos que afastam o público.

O ideal é que você tire fotos dos produtos com uma câmera de qualidade e arrume um bom fundo para elas. No caso das fotos de carnes, você pode colocá-las em uma tábua, enfeitá-las com alguns ornamentos, como salsinha, alface, sal grosso, tomates e outros.

4. Nas mídias sociais do seu açougue não queira vender a todo custo

As mídias sociais podem ser ótimas ferramentas para auxiliarem na divulgação e venda dos produtos de um açougue, mas não podem ser usadas com um foco exclusivo de vendas. Nesse sentido, as mídias sociais não devem ser usadas apenas para postar os produtos e seus preços.

As mídias sociais também devem ser usadas para a produção de conteúdos que façam as pessoas terem interesse em seguir sua página. 

Dessa forma, você pode investir em conteúdos como dicas de cortes para carnes, dicas de combinação de temperos e muito mais.

5. Esteja de olho nas trends, mas não fique refém delas

Muitas pessoas querem que suas publicações viralizem nas redes sociais e sabemos que essa não é uma conquista fácil. 

Para viralizar uma publicação, muitos seguem as “trends”, que são as tendências do momento nas redes sociais.

Apesar de ser uma boa tática para aumentar o engajamento, você não deve investir apenas nas trends, ficando refém das mesmas. 

Açougues e casas de carnes são negócios locais e viralizar alguns conteúdos não adianta muita coisa se o público local não seguir ou acompanhar a conta do açougue nas mídias sociais.

Sendo assim, invista sim em fazer conteúdos baseados nas trends, mas procure por criar conteúdos e impulsioná-los para que atinjam o público local, ganhando possíveis clientes.

6. Dica bônus: Não esqueça do Google Meu Negócio!

O Google Meu Negócio é uma das formas mais baratas e inteligentes de ter presença online, mas que muitos empreendedores acabam negligenciando. 

Vamos supor que você está em busca de um dentista na sua cidade e não faz ideia de onde encontrar. Qual seria a melhor forma de encontrar um?

Primeiramente, imagino que você possa perguntar a amigos e familiares sobre indicações de dentistas na região. Mas, logo em seguida, é bem provável que você faça uma pesquisa no Google.

Com o Google Meu Negócio, você consegue adicionar informações relevantes do serviço que você presta ou dos produtos que vende. Endereço, telefone, cardápio e até mesmo informações de onde pedir por delivery.

Além disso, essa ferramenta permite que seus clientes possam avaliar o seu açougue e dizer o que acharam da experiência comprando lá. 

Com isso, outras pessoas podem se sentir mais à vontade para conhecerem o seu estabelecimento ou até mesmo saber quais são as suas vantagens com relação aos concorrentes.

Por fim, não esqueça de adicionar fotos do seu estabelecimento e dos seus produtos. Resumidamente, imagens com carnes suculentas, com cores vibrantes e com fundos em ótimo contraste farão toda a diferença!

Agora seu açougue já pode ter mídias sociais

Como vimos ao longo deste artigo, as redes sociais são importantes instrumentos para vender mais no seu açougue.

Nesse sentido, é muito importante investir uma parte do seu tempo na execução de estratégias e produção de conteúdo para elas. Além disso, a depender do tamanho da sua operação, vale a pena contratar uma empresa especializada.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, e para ter acesso a mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo sobre açougues, acesse nosso blog. Conte com a Norte Refrigeração para mais conteúdos como este.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe