Ventilador x Climatizador: Aprenda a diferença!

Viver em um país tropical tem suas vantagens e uma delas é o calor. No entanto, apesar de muitas pessoas gostarem das altas temperaturas, calor em excesso não agrada a ninguém e justamente para evitar o incômodo provocado por ele, podemos contar com alguns equipamentos de refrigeração, entre eles o climatizador e o ventilador.

Ainda que tenham a mesma função, que é a de refrescar o ar e deixar as temperaturas um pouco mais agradáveis, esses dois aparelhos têm características e até funcionalidades bem diferentes.

Mas se você até hoje ainda não conseguiu entender quais são as diferenças entre um e outro, esse artigo irá te guiar a escolher o que é melhor para suas necessidades.

Como funciona o ventilador?

Você pode encontrar no mercado ventiladores de vários tipos, como de teto, de parede, de mesa e até portátil. Mas além de saber que existem diversas opções de modelos, você precisa entender como o ventilador funciona.

Esses aparelhos possuem pás giratórias que ao me movimentarem em alta velocidade, provocam o vento que nos refresca em ambientes muito quentes.

Muitas pessoas acham que o número de pás do ventilador é o que vai definir a quantidade de vento que ele proporciona, mas não é bem assim.

Tanto que existem ventiladores de duas pás que refrescam o ambiente com muita eficiência porque são capazes de fazer uma boa distribuição de ar pelo cômodo.

É preciso saber que na verdade, além do número de pás, a potência do aparelho e seu diâmetro interferem muito no resultado da ventilação. Mas não é apenas isso, o número de rotações por minuto é fator essencial para o bom desempenho do aparelho.

No final das contas, devemos afirmar que, apesar de boa parte das pessoas achar que o ventilador não é lá grande coisa quando é preciso vencer o calor, o fato é que, sabendo escolher o aparelho com características que intensificam sua eficiência, você terá um grande aliado nos dias mais quentes.

Como funciona o climatizador?

Em comparação com o ventilador, o climatizador proporciona mais recursos, sobretudo em ambientes mais secos.

Esses equipamentos possuem um reservatório de água, dessa forma, o ar entra pelo aparelho, é refrigerado com a ajuda da água e ao retornar para o ambiente, consegue refrescá-lo. Os climatizadores são uteis também para filtrar o ar e para deixá-lo mais úmido.

Esse processo deixa bem claro a principal diferença entre o ventilador e o clmatizador. Enquanto o primeiro faz o ar quente circular, o segundo resfria o ar antes de devolvê-lo para o ambiente, além de fazer com que o cômodo seja umidificado.

Ventilador ou refrigerador, qual escolher?

Para escolher entre o ventilador e o climatizador, é necessário considerar as condições do ambiente e as necessidades de quem está utilizando.

Abaixo, listamos algumas considerações a respeito dos dois equipamentos que podem ajudar você a se decidir.

  • Ventiladores costumam ser mais baratos que climatizadores;
  • O climatizador, além de resfriar o ar, é capaz de umidificar o ambiente;
  • Ventiladores são mais econômicos no consumo de energia;
  • O climatizador pode ser levado para qualquer ambiente;
  • O ventilador também pode ser transportado para qualquer local, desde que não seja de parede ou te teto;
  • Climatizadores são ideias para pessoas com problemas respiratórios, já que umidificam o ar tornando-o mais saudável.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre ventilador e climatizador, fique à vontade para escolher o que mais atende às suas necessidades.

Para ler outros textos com informações importantes sobre bem-estar e conforto, acesse nosso blog.

Deixe um comentário