Vantagens de usar utensílios de silicone na cozinha

Existem diversos materiais que podem ser usados para a fabricação dos utensílios de cozinha e, alguns dos mais comuns são os de borracha, plástico, vidro, madeira, aço inox ou metais com revestimentos antiaderentes como o teflon. Porém, cada vez mais, os utensílios de cozinha feitos em silicone têm ganhado destaque.

O silicone é um tipo de polímero sintético, mais resistente ao calor em comparação a outros materiais com esse tipo de composição.

Além disso, no contexto da cozinha (seja ela residencial ou industrial), o silicone tem vantagens na manutenção de outros utensílios. O silicone é menos abrasivo que os plásticos, com isso, há menos chances de arranhar a panela.

E quando falamos de panelas de alto desempenho então, nem se fala. Afinal, muitas panelas que temos em casa são aderentes.

Por isso, o silicone deve ser usado nas colheres, espátulas ou conchas, pois não risca o material e o mantém pelo maior tempo possível nas melhores condições.

Quer conhecer mais sobre as vantagens de usar utensílios de silicone na sua cozinha? Continue lendo!

Vantagens de ser usar utensílios de silicone na cozinha

Estes objetos de silicone têm características que oferecem algumas vantagens sobre suas contrapartes de metal, plástico, borracha ou madeira.

Por que usar utensílios de silicone na cozinha?

Eles são flexíveis, antiaderentes e tão macios que qualquer pessoa pode usar com facilidade e segurança.

Dessa forma, ao compararmos com outras peças de cozinha, conseguimos perceber que os demais podem deixar arranhões nas panelas, o que pode deixá-las não só mais feias, mas também com uma performance menor de uso. Isso vale tanto para panelas de alumínio, quanto de inox.

No entanto, quando falamos de panelas com fundo antiaderente, o uso de objetos de silicone é ainda mais necessário. Pois peças de outros materiais podem arranhar e danificar a capacidade antiaderente da panela.

Porém, além disso, há outros motivos para o uso desse tipo de material na cozinha. Leia mais abaixo!

CONFIRA: Colher de Servir de Silicone 19CM Cinza Tramontina Lyon

Têm alta resistência ao calor 

O silicone pode suportar altas temperaturas, além disso, é seguro usar batedores convencionais ou, melhor, batedores de silicone na cozinha porque eles não derreterão se você os deixar na panela por um longo período de tempo.

Existem até pegadores de panela de silicone e luvas de silicone que são perfeitas para tirar o prato de um forno muito quente e, vale ressaltar que, também suportam o frio.

Confira: Descanso de silicone cinza Tramontina Lyon.

São resistentes a manchas

Os produtos de silicone são mais fáceis de limpar ou lavar. Aliás, você já viu como é difícil tirar manchas de molho de espaguete em sua espátula de borracha?

Os produtos em silicone, ao contrário das colheres de madeira, não são porosos e não contêm crescimento microbiano.

Tem uma sensação de borracha ao segurar

Pois, ao lidar com superfícies antiaderentes, isso as torna fáceis de usar. Ao contrário das colheres de madeira ou de metal, não risca nem danifica panelas e frigideiras antiaderentes

Devido à sua flexibilidade, é tão eficaz quanto a espátula de borracha quando se trata de raspar a massa do bolo da tigela.

O material semelhante a borracha também os torna flexíveis e não danificam as superfícies antiaderentes.

Duradouro e não corrosivo

Qualquer alimento pode ser servido com segurança em um recipiente de silicone. Sendo bastante seguro para uso em alimentos e bebidas, independente da acidez.

Além disso, o silicone não tem reações prejudiciais quando exposto a altas temperaturas. Como resultado, é provável que sobreviva por muito mais tempo do que a ferramenta de cozinha média.

Servem como objetos de decoração

Um ótimo ponto a se destacar é que eles são modernos e bonitos e, por isso, você usar até como decoração da sua cozinha.

Pois, oferece uma gama incrível de cores vibrantes, quando comparado aos demais materiais encontrados no mercado. Então, você pode sair do básico na decoração da sua cozinha com objetos de tonalidades bem diferentes.

Confira: Anel de silicone para panela de pressão 20CM Tramontina.

Utensílios de cozinha feitos em silicone

Agora que você entendeu as vantagens em usar os utensílios de silicone na sua cozinha, preparamos uma lista com algumas peças que são produzidos nesse material! 

Espátulas

A espátula de silicone é o utensílio de cozinha a se destacar porque é muito versátil. A maioria dos produtos de silicone vem em cores brilhantes.

Ela pode mexer, raspar e virar alimentos em qualquer superfície, melhor do que qualquer outro material.

Confira: Espátula de silicone Inox 26CM Apreciatta Tramontina.

Concha

Uma concha em silicone é a escolha certa para servir sopas, caldos e cremes. Com reforço interno, ela é capaz de resistir até 180ºC, além de ser a combinação perfeita com panelas com revestimento antiaderente e cerâmico, uma vez que suas superfícies não são danificadas.

Pegador

Um pegador é também um objeto multiuso. Com ele você pode pegar diferentes tipos de alimentos, sejam eles quentes ou frios. 

Além disso, um pegador de silicone garante maior estabilidade ao pegar os alimentos, servindo-os de forma adequada e segura.

Faça a melhor escolha

Por fim, quando você compra itens de silicone para sua cozinha, considere todos os pontos que foram mencionados nesse artigo, para assim, ter certeza que está investindo no produto certo e com qualidade. Na Norte Refrigeração existem diversos utensílios de silicone à sua disposição. Vem conferir!

E não esqueça de conferir mais conteúdo como este no nosso blog, no canal do YouTube ou, se preferir, acesse o nosso site e procure aquele produto ideal que se encaixe na sua necessidade.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe