Temperatura externa: saiba como ela impacta seus equipamentos

Vivendo em um país tropical, com o calor muito intenso no verão e um frio carregado no inverno, nos habituamos a algumas coisas para manter o bem-estar e a saúde, como ar-condicionado para refrescar e geladeiras para conservar os alimentos. No entanto, você sabia que em períodos muito quentes o calor pode prejudicar esses aparelhos? A seguir, aprenda um pouco mais a respeito da influência da temperatura externa nos aparelhos de refrigeração.

Afinal, qual a influência de uma temperatura externa alta?

A temperatura alta é uma das grandes responsáveis pela redução do desempenho de aparelhos de refrigeração. Em suma, o calor faz com que eles tenham que trabalhar em dobro.

Com o esforço para refrigerar o local ou os produtos, pode ocorrer uma sobrecarga no motor ou nas outras peças do sistema. Isso pode aquecer demais o motor e, em casos mais graves, provocar até a perda total do equipamento. Em outros casos, o dano é no rendimento, o que faz com que os aparelhos percam a eficácia na hora fazer o seu trabalho.

Uma parte desses problemas de sobrecarga também tem a ver com a eletricidade. Mesmo que seja necessária para que os aparelhos funcionem, a energia elétrica está mais sujeita a picos e quedas durante o verão, já que nessa estação o calor costuma ser mais forte e, com isso, o uso dos aparelhos de refrigeração é muito mais constante.

E quais as consequências disso?

Um ar-condicionado que não gela direito, além do calor, também pode causar certos problemas de saúde, como quedas de pressão.

No caso de freezers e geladeiras, a conservação fica prejudicada, nos deixando expostos a infecções.

Fora tudo isso, um aparelho de refrigeração com problemas pode causar acidentes. Os fios elétricos podem derreter, por exemplo, embora não haja tantos registros de casos como esse.

O que fazer para diminuir os danos de uma temperatura externa alta?

Termômetro indicando temperatura elevada

É importante colocar ou instalar seus aparelhos em locais em que não haja a incidência de raios solares diretos. Isso porque estes raios podem aumentar a sensação térmica, dificultando ainda mais o bom desempenho do aparelho.

Além disso, um local arejado pode fazer toda a diferença! A circulação de ar pode reduzir a sensação térmica exterior, fazendo com que os aparelhos não tenham que forçar demais sua capacidade de trabalho e, assim, não tenham redução de rendimento.

Isso também pode ocorrer com baixas temperaturas?

A refrigeração, em qualquer aparelho, depende de todos os fatores envolvidos: o equipamento e os ambientes externo e interno. Dessa forma, uma vez que a temperatura externa (seja ela quente ou fria) faz parte de um desses fatores, podemos dizer que sim, mesmo as baixas temperaturas podem afetar o sistema de refrigeração.

A principal diferença em relação às altas temperaturas, no entanto, é que ela não força o sistema a trabalhar mais. Nesse caso, ela pode prejudicar algum dos componentes, o que também causa a redução do desempenho do aparelho.

Se você está em busca de qualidade e um suporte técnico de ponta para evitar os problemas acima, acesse a nossa loja e conheça nossos produtos. Além da variedade, a Norte Refrigeração tem também um atendimento especializado, focado nas suas necessidades. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e não deixe de conferir mais conteúdos sobre refrigeração.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe