Saiba como usar o Google Meu Negócio no seu restaurante

O Google Meu Negócio é uma ferramenta ideal para impulsionar vendas e garantir maior visibilidade aos negócios cadastrados na plataforma, isso a partir do mecanismo de buscas do próprio Google.

Muitas pessoas procuram por locais no Google, principalmente bares, lanchonetes e restaurantes. Por isso, ter o seu negócio cadastrado na plataforma é uma maneira de atrair clientes e ganhar visibilidade.

Nessa ferramenta o cliente pode decidir se vale a pena visitar o seu local, ver opiniões deixadas por outros clientes, ver fotos do ambiente, telefone, horário de funcionamento, site e outras informações sobre o local.

Além disso, trata-se de uma plataforma gratuita. Por isso é tão importante saber usar o Google Meu Negócio.

A seguir, confira outros benefícios e como usar a ferramenta neste guia!

Como funciona o Google Meu Negócio para restaurantes?

Quando você registra seu negócio no Google Meu Negócio, qualquer pessoa pode encontrar sua empresa pesquisando restaurantes locais no Google.

Além de mostrar fotos de sua loja, o Google Meu Negócio informará o endereço da loja, número de telefone, horário de funcionamento, além de eventos e até horário de pico para que clientes possam ver se o restaurante está aberto.

Sobretudo, a ferramenta inclui qualquer tipo de informação relevante, como se é possível pedir delivery, produtos oferecidos e até mesmo rotas para ir até aquele local, a partir do Google Maps.

Dessa forma, o Google indicará uma série de rotas para o usuário escolher qual a melhor, seja caminhando, andando de bicicleta ou dirigindo. 

Isso torna muito mais fácil para os clientes decidirem se vale a pena ir ao local ou não, assim como oferece informações sobre o que esperar do espaço.

LEIA TAMBÉM: Como otimizar o layout do restaurante?

Google Meu Negócio: o que é, por que e como usar? – Criação de sites em  Curitiba – OtimizaCWB

Quais as vantagens de otimizar o Google Meu Negócio?

Sobretudo, cadastrar o seu restaurante, bar ou lanchonete no Meu Negócio traz uma série de vantagens para o seu negócio, e o melhor: de forma gratuita. Confira!

O seu negócio ganha visibilidade

Uma das principais vantagens de se cadastrar no Meu Negócio, como mencionado, é a visibilidade que essa ferramenta proporciona ao seu local. 

Isso acontece porque hoje em dia as pessoas possuem um smartphone para fazer buscas no Google, e isso não é diferente quando se trata de bares e restaurantes.

Portanto, é fundamental que o seu negócio marque presença neste espaço para aumentar as chances de ser encontrado por um cliente.

Além disso, estar cadastrado na plataforma aumenta as chances do seu negócio aparecer nos primeiros lugares na pesquisa do mecanismo de busca.

Obter mais credibilidade perante o público

Com o Google Meu Negócio é possível propor uma experiência agradável ao cliente. 

Isso acontece porque a ferramenta permite que o consumidor veja fotos do local, notas (que vão de 1 a 5 estrelas) e opiniões de outros usuários sobre o seu negócio e tudo isso na palma da mão, sem sair de casa.

Direcionar clientes para seu site

Essa é uma ótima forma de aumentar o tráfego de usuários em seu site e em suas redes sociais, sem precisar investir nenhum centavo, uma vez que a plataforma é gratuita.

No cadastro é possível informar o seu site ou redes sociais, que ficarão na ferramenta para que o usuário tenha acesso de forma fácil.

Favorece a divulgação “boca a boca”

Como os clientes que já frequentam seu restaurante podem avaliar e comentar sobre sua experiência enquanto visitam o local, não há necessidade de investir em uma estratégia paga para obter um bom marketing de referência para seu restaurante.

Mas, para que essa estratégia funcione, todos os relatórios devem ser verdadeiros. Com isso, os usuários podem curtir os comentários mais importantes e verídicos, os mais curtidos vão para o topo.

Para isso, você pode incentivar os depoimentos na plataforma com demonstrações ao vivo ou até mesmo premiando clientes que se disponham a relatar sua experiência na ferramenta.

Por fim, quando você notifica o Google Meu Negócio sobre o endereço do seu restaurante, o mecanismo de pesquisa mostra a melhor rota para os clientes. Isso facilita a pesquisa sobre o local e a visita ao seu restaurante, o que, por sua vez, é um fator que atrai mais clientes.

Inserir uma ficha completa

Existe a possibilidade de preencher todas as informações relevantes sobre o seu comércio na ferramenta, para que os clientes possam ver de forma fácil.

Assim, eles não serão surpreendidos e podem verificar itens como:

  • a localização de seu restaurante;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • cardápio;
  • presença em aplicativos de delivery;
  • perguntas e respostas;
  • avaliações em sites e redes sociais;
  • horários de pico;
  • comentários de clientes.

Responder às perguntas de clientes

Se o seu cliente tem alguma dúvida sobre o local, ele consegue postar na plataforma e você pode respondê-lo de forma fácil.

Além disso, o histórico de perguntas e respostas fica disponível para todos os consumidores que possam ter a mesma dúvida. Vale ressaltar que qualquer um pode responder as dúvidas, o ideal é que a empresa sempre fique de olho nas questões.

Responder aos comentários dos clientes

Outro ponto crucial é que você consegue responder aos comentários e avaliações de clientes, o que inclui também eventuais comentários negativos.

Isso mostra que você está interessado na opinião do cliente e que está disposto a fazer mudanças para melhorar o seu serviço. O importante é sempre está logado com com a conta da empresa na hora de responder as avaliações.

CONFIRA TAMBÉM: 5 passos rápidos de como cadastrar seu restaurante no iFood

Conclusão

Em suma, independente do tamanho de seu restaurante, lanchonete ou bar, vale super a pena usar o Google Meu Negócio para atrair clientes e melhorar sua presença online.

Gostou das nossas dicas para otimizar o seu negócio e aumentar as suas vendas por meio da ferramenta do Google?

Confira mais textos sobre negócios no Blog da Norte ou, se preferir, acesse o nosso site para obter todos os equipamentos necessários para o seu restaurante.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe