Panela de pressão elétrica é boa?

As panelas de pressão elétricas estão caindo no gosto dos brasileiros cada vez mais, tirando o lugar das panelas de pressão tradicionais, afinal, devido a simplicidade no uso, são excelentes para cozinhar feijões, batatas, cenouras e até mesmo doces.

Muitas pessoas têm buscado esse tipo de equipamento por uma série de fatores. Com uma panela de pressão elétrica, há uma praticidade maior para cozinhar alimentos de forma rápida. Além disso, trazem também uma maior conveniência, pois contam com um timer que desliga o aparelho quando o tempo de cozimento chega ao fim.

São também equipamentos com ótimos itens de segurança, o que pode ser um fator de interesse para as pessoas que têm um receio de preparar comida na panela de pressão comum.

Vale a pena destacar que as panelas de pressão elétricas são silenciosas, o único barulho existente é no final quando há a liberação de pressão.

Pode ser que você esteja se perguntando se realmente é uma boa ideia comprar uma panela de pressão elétrica. E, nesse artigo, separamos alguns prós e contras sobre o uso da panela de pressão elétrica, veja se, para você, vale a pena ou não comprar uma.

Como funciona a panela de pressão elétrica

As panelas de pressão elétricas e convencionais funcionam com o mesmo princípio, e isso é a pressão do vapor. Basicamente, o que a panela de pressão faz é um procedimento bastante simples, mas incrível.

Primeiro, o recipiente da panela de pressão é preenchido com líquidos e selado, os líquidos são então aquecidos até a fervura que produz vapor.

Como o recipiente é selado, exceto por uma pequena válvula que libera um pouco de vapor, que por sinal, esse vapor preso dentro do recipiente aumenta a pressão. Isso resulta em duas coisas:

  • O ponto de ebulição da água aumenta à medida que a pressão aumenta;
  • A pressão força os líquidos para dentro dos alimentos.

Ou seja, graças ao aumento da pressão, a panela pode reduzir significativamente o tempo de cozimento. 

Quais são as vantagens de uma panela de pressão elétrica sobre uma panela de pressão convencional?

Se ambas seguem o mesmo princípio, o que diferencia?

Basicamente, a panela de pressão elétrica é mais complexa do que a panela de pressão convencional em seu design, porém muito mais conveniente de usar.

Ainda assim, a panela de pressão elétrica não supera o fogão tradicional em todos os empreendimentos – eles têm suas áreas de especialização.

As elétricas são equipadas com a própria fonte de calor, enquanto que as de pressão convencionais não são.

Um modelo bom de panela convencional é a da Eirilar que tem seu uso ideal em hotéis, restaurantes e cozinhas industriais. Ela é confeccionada em alumínio, com fechamento externo, cabos anatômicos em baquelite e válvulas de segurança na tampa com vedação em silicone.

Agora, caso queira uma panela para usar em casa, a ideal é a Vancouver da Tramontina. Feita em alumínio com revestimento interno e externo antiaderente Starflon T1, garante maior praticidade e rapidez no cozimento. Além disso, essa panela de pressão possui três válvulas, dessa forma, garantindo mais segurança durante o uso.

Sobretudo, destacamos que as panelas de pressão elétricas têm tudo a ver com automação e exigem pouco atendimento e manutenção. Quando os níveis de pressão ou temperatura caem, a panela de pressão elétrica faz ajustes automáticos até que os níveis ideais sejam restabelecidos.

Assim, ao ser capaz de executar o elemento de aquecimento periodicamente há um menor consumo de energia, que é uma das grandes vantagens da panela elétrica.

Uma ótima opção de panela de pressão elétrica é da Midea. Com capacidade para 6 litros, essa panela é considerada segura, pois possui desligamento automático de qualquer função escolhida pós-cozimento, além de 9 dispositivos de segurança. Produto excelente para as necessidades de uma casa.

Como é feita a limpeza das panelas?

Em relação a limpeza, você pode mergulhar a panela de pressão na água, pois todas as peças são laváveis.

Já em relação a panela elétrica, a tampa e a parte interna são laváveis, porém os demais componentes devem ser higienizados com cuidado para que não haja dano.

Entretanto, a maior parte dessas peças não demandam de uma limpeza pesada, o que faz com que uma limpeza comum seja a mais indicada.

CONFIRA TAMBÉM: Panela de pressão em alumínio 10L ABC

Qual é o custo de uma panela de pressão elétrica?

Em geral as panelas de pressão convencionais são mais baratas, porém a comodidade de uma elétrica pode fazer toda a diferença. Nesse caso, é preciso ter tempo para cozinhar, visto que, em uma elétrica o tempo de cozimento é maior.

O custo energético também é maior (comparando o gás e eletricidade), mas ainda assim pode ser vantajoso caso você não use muito durante o mês.

Uma panela de pressão elétrica mais simples custa por volta de R$ 280, enquanto que a comum é possível encontrar por cerca de R$ 50 (das mais populares).

As panelas de pressão elétricas são seguras?

As preocupações ligadas ao cozimento sob pressão ainda existem, embora as panelas de pressão sejam seguras de usar, desde que você siga as medidas informadas pelo fabricante e tenha bom senso na hora de cozinhar.

Porém, sabemos que nem todo mundo gosta de pensar na ideia de conter a pressão dentro de um recipiente, mas não há perigo quando a panela funciona da forma correta.

No caso das panelas de pressão elétricas, os mecanismos de segurança são ainda mais eficientes. Um exemplo disso, é que não dá para esquecer a panela ligada, pois a maior parte das panelas elétricas possuem um timer que desliga e tira a pressão após o cozimento.

Além disso, as aberturas das válvulas de pressão, que já existem nas panelas comuns, são itens de segurança obrigatórios nas panelas elétricas.

Elas existem pois os níveis de pressão devem ser estáveis, mas se a panela por algum motivo não parar de aquecer quando a pressão total for atingida, há uma liberação de pressão que a própria panela executa.

Por fim, o anel de vedação dentro da tampa impede que o usuário abra a tampa até que a pressão caia.

Dessa forma, com todos esses recursos funcionando corretamente, você pode ficar tranquilo e se sentir seguro ao usar uma panela de pressão elétrica.

LEIA TAMBÉM: veja as melhores dicas para você perder o medo de panela de pressão

Hora da verdade

Por fim, o comportamento da panela de pressão elétrica é muito diferente da panela de pressão comum.

As versões elétricas trazem maior autonomia, segurança, funcionalidades e economia no consumo e, por isso, elas vêm ganhando seu espaço no mercado!

No site da Norte Refrigeração temos várias opções de panelas e frigideiras, confira agora mesmo e escolha a mais bonita e ideal para sua cozinha ou restaurante.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe