Máquina de gelo: saiba como funciona

Com a facilidade que temos de conseguir gelo hoje em dia, não é estranho que você possa pensar que ter uma máquina de gelo é um luxo desnecessário. Contudo, isso não poderia estar mais longe da verdade.

Você já sabe as vantagens de ter uma dessas, porque já explicamos tudo aqui, agora é a hora de entender como a máquina de gelo funciona e tirar todas as dúvidas que você pode ter sobre ela.

Características básicas

Em resumo, as máquinas de gelo usam motores elétricos, válvulas de água e unidades de aquecimento e resfriamento que funcionam com eletricidade. Além disso, para alimentar todos esses componentes, a máquina deve ser conectada ao circuito elétrico.

Você também deve conectá-la ao encanamento da casa para fornecer água fresca para os cubos de gelo, de tal forma que o cabo de energia e o tubo de entrada de água passem pelo mesmo orifício na parte traseira da máquina de gelo.

Esquema de instalação de uma máquina de gelo da Everest

Primeiros processos

No início do ciclo, o disjuntor envia corrente para a válvula solenoide de água. Na maioria dos projetos, a válvula de água está localizada na parte de trás da máquina de gelo, conectada diretamente ao circuito central por fios.

Quando o circuito envia corrente para esses fios, a carga move a válvula solenoide, o que faz com que ela abra por apenas sete segundos, para fornecer água suficiente para encher o molde de gelo.

Máquina de gelo desmontada
Reprodução/Youtube

O molde de gelo é um dispositivo de plástico com múltiplas cavidades conectadas. Essas cavidades geralmente têm uma forma curva semicircular. Cada parede da cavidade tem um pequeno recesso, de modo que cada cubo de gelo é conectado ao cubo de gelo ao lado.

Unidade de resfriamento

Após o preenchimento do molde, a válvula solenoide libera um gás que resfria a água até que ela congele. A unidade de resfriamento do refrigerador é responsável por congelar a água.

A máquina de fazer gelo possui um termostato embutido para monitorar a temperatura da água no molde. Quando a temperatura cai para um determinado nível (por exemplo, -5 °C), o termostato fecha o circuito.

Ciclo final

Fechar o disjuntor faz com que a válvula libere o gás quente, que derrete o gelo apenas o suficiente para fazer com que ele se desprenda da cuba e caia no reservatório. Assim, o gelo está pronto!

Máquina de gelo com depósito aberto

Está pensando em ter uma máquina de gelo mas ainda tem dúvidas? Fique à vontade para entrar em contato com a gente pelo WhatsApp e acesse nosso site para comprar a sua!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe