A importância da câmara de crescimento na fabricação de pães

O pão faz parte da rotina de alimentação de basicamente todas as famílias. Por isso, é fundamental que os produtores evoluam cada vez mais, para fabricarem alimentos de alta qualidade. Uma das formas de auxiliar neste processo é com a câmara de crescimento.

Mas qual é a importância desta ferramenta no momento de fazer os pães? Esta pergunta é o foco deste conteúdo. Nele, você aprenderá porque é tão fundamental investir neste produto e de que forma ele faz com que a produção melhore e atinja um grau de qualidade ideal para o gosto dos clientes.

A câmara de crescimento controla melhor a produção

Câmara Para Crescimento de Pães Com 20 Esteiras Imeca 1864
Câmara Para Crescimento de Pães
Com 20 Esteiras Imeca 1864

Primeiro de tudo, é importante entender que, com a intensa industrialização dos processos e utilização de máquinas em vez de elementos mais analógicos, não há como um negócio de pães se sustentar sem as melhores práticas, incluindo o uso da câmara de crescimento.

Afinal, esta ferramenta é capaz de controlar a produção para que todos os pães saiam com qualidade e aproveitáveis. Ela consegue, por exemplo, dosar a temperatura e a umidade, fatores essenciais para que o alimento saia do jeito certo. Além disso, fica mais simples saber quanto tempo a massa precisa ficar na câmara, sem risco de ficar a mais ou a menos e, assim, perder qualidade.

Câmara Vazia Crescimento de Pães Para 20 Esteiras Imeca 2814
Câmara Vazia Crescimento de Pães
Para 20 Esteiras Imeca 2814

Vale destacar que a possibilidade de controle sobre temperatura e umidade estão disponíveis em alguns modelos específicos de câmara, nos chamados padeiros noturnos.

Melhor sabor, maior satisfação do cliente

A partir do momento em que toda a produção é melhor controlada (tempo, temperatura etc.), o resultado final se torna melhor. O pão sai no ponto certo e com o melhor sabor possível, já que tudo foi bem feito, com a ajuda da câmara.

Logo, se o produto entregue é melhor, a satisfação dos clientes também será. O negócio se torna mais rentável e com alta credibilidade. Mais pessoas se interessarão e, assim, cria-se um ciclo virtuoso.

Câmara de crescimento: economia de tempo e dinheiro

Não é segredo que, para dar certo, qualquer negócio precisa conseguir, ao máximo, economizar tempo e dinheiro. E a câmara de crescimento certamente é importante neste sentido também.

O tempo de fermentação do pão diminui, sem perder nada de qualidade. Logo, são só ganhos para os produtores. Além disso, com o uso da máquina, é possível economizar pessoal, o que diminui custos. Por fim, como dissemos, a câmara é capaz de controlar melhor todos os processos, além de segurar em temperatura e a umidade ideal. Sendo assim, perde-se menos conteúdo.

Mulher segurando pães prontos em sacola de papel

Sem desperdiçar matéria-prima, os custos de produção também são menores, já que a eficiência cresce. Ou seja, o investimento em uma câmara de crescimento traz uma possibilidade de grandes lucros em longo prazo.

Isso porque, ao diminuir custos e uso de matéria-prima, o negócio já ganha. Além disso, ainda produz pães de maior qualidade, o que naturalmente atrairá mais pessoas e, assim, a empresa ganha corpo, credibilidade, público e, claro, mais recursos financeiros.

Gostou deste conteúdo? Não pare por aqui. Confira outros textos de nosso blog para o seu negócio e amplie ainda mais seu conhecimento sobre este e outros temas relacionados ao assunto.

Dúvidas sobre valores? Clique aqui e veja os nossos modelos de câmara de crescimento.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe