Fôrmas e assadeiras: saiba quando usar cada uma

As fôrmas e assadeiras são itens completamente indispensáveis na cozinha – seja para preparar aquele almoço de família aos domingos, um café da tarde delicioso ou ainda para colocar aquela carne no forno para um jantar especial.

Hmmmm… deu água na boca, né?

Com completa razão.

Mas sabia que as fôrmas e assadeiras que você usa em suas receitas podem influenciar completamente no resultado delas? Pois é. E não estamos falando apenas do tempo de assar, mas também na uniformidade da receita, sua consistência e por aí vai. Não à toa, é preciso ficar atento às diferentes opções disponíveis no mercado.

Quais são os principais tipos de fôrmas e assadeiras?

Com uma variedade tão ampla de opções, entendemos que escolher a melhor assadeira pode se tornar uma tarefa difícil. A seguir, confira quais são os principais aspectos que podem variar entre uma fôrma e outra.

  • Formato: alguns alimentos, especialmente sobremesas como bolos, doces e pudins podem demandar fôrmas em formatos especiais e/ou mais delicados;
  • Tamanho: é necessário atentar-se ao tamanho para que todos os ingredientes possam ser bem assados e/ou cozidos no espaço disponível, ou seja, sem transbordar;
  • Material: o material é um dos fatores que mais pode influenciar na finalização do que está sendo preparado. Na sequência, vamos falar mais sobre eles.

Diferentes materiais de formas e assadeiras

1. Assadeira de alumínio

A assadeira de alumínio é uma das mais versáteis da cozinha, ou seja, ela com certeza não pode faltar em sua casa. Sua versatilidade se dá porque esse material tem capacidade para esquentar mais facilmente quando na comparação com os demais. No entanto, ela também perde calor com a mesma rapidez, sendo assim indicada para o preparo de massas no geral.

Forma assadeira de alumínio

O custo-benefício dessa assadeira também é excelente, assim como a sua alta durabilidade.

2. Assadeira de cerâmica

A cerâmica é um material com alta capacidade de distribuição do calor de forma uniforme. No entanto, o calor não se perde assim tão facilmente após sair do forno (como acontece com a de alumínio).

Dessa forma, o alimento se preserva quente por um período mais longo – e alguns até continuam sendo cozidos durante esse período. Por isso, ela é ideal para o preparo de carnes.

Prato pronto em forma assadeira de cerâmica

3. Assadeira de vidro

A assadeira de vidro é altamente resistente, suportando até mesmo grandes variações de temperatura e choques térmicos. Com distribuição uniforme do calor e retenção de temperatura, o recomendado é usá-la para preparos menos delicados.

Prato pronto em assadeira de vidro

4. Assadeira antiaderente

A assadeira antiaderente é conhecida por evitar que os alimentos se prendam às superfícies. Sendo assim, ela é recomendada para receitas delicadas e produzidas com ingredientes que geralmente grudam. Além disso, também é uma ótima escolha para o preparo de pratos saudáveis.

Assadeira de alumínio antiaderente tramontina

Hora de tomar o próximo passo!

Agora que você já conhece as fôrmas e assadeiras mais comuns e quando utilizar cada uma, o que ainda está esperando para produzir o seu “kit”? No caso de dúvidas e para contar com nossa ajuda nesta empreitada, não deixe de entrar em contato pelo nosso WhatsApp. Para ter mais dicas para seu negócio e para sua casa, continue navegando em nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe