Exaustor de ar diminui a temperatura na cozinha: mito ou verdade?

Quem trabalha na cozinha já sabe que precisa passar horas dentro do ambiente de trabalho. No entanto, principalmente quando o verão chega, a temperatura pode ser insuportável.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o recomendado é que a temperatura não ultrapasse 26ºC, tanto pela integridade dos alimentos, quanto pela própria saúde dos colaboradores.

No entanto, as cozinhas costumam passar facilmente dos 50ºC, uma vez que diversos processos são feitos ao mesmo tempo, com o fogão ligado e outras fontes de calor.

Pensando nisso, criamos um conteúdo exclusivo para tirar uma dúvida comum: o exaustor de ar diminui a temperatura na cozinha? Confira!

Preocupe-se com a temperatura

Há uma série de razões pelas quais você precisa cuidar da temperatura na cozinha, mas vamos focar nas duas principais e mais evidentes, além de, claro, altamente importantes.

Cozinheiros em cozinha industrial

Lembre-se que na cozinha é onde se manipula os alimentos. Um alimento está esterilizado, na maior parte dos casos, quando passa dos 70ºC. Após isso, ele precisa ser rapidamente resfriado para menos de 5ºC, para impedir a proliferação de bactérias.

Toda a faixa entre essas duas temperaturas é considerada faixa de risco. É nesse intervalo que as bactérias e outros contaminantes se propagam.

Outra razão está relacionada à produtividade dos colaboradores. 24ºC é a temperatura ideal para que uma equipe renda em seu pleno potencial. Mais que isso gera desgaste e até complicações de saúde.

Exaustor de ar reduz o calor?

Dependendo da região em que o seu negócio se encontra, pode haver diferentes legislações sobre o tema. Contudo, em algumas cidades, a ANVISA proíbe o uso de ventiladores e condicionadores de ar em cozinhas profissionais, alegando que esses aparelhos ajudam a espalhar bactérias.

Portanto, nesses casos, o exaustor é sim a maior ferramenta de controle de temperatura na cozinha. O exaustor de ar é como um ventilador, mas que em vez de ventilar o espaço, suga o ar para expulsá-lo no ambiente externo.

Não é por acaso que exaustor de teto e exaustor de parede costumam ficar próximos ao fogão. O ar quente é menos denso que o ar frio, então ele sobe, e é sugado pelo equipamento e bombeado por uma tubulação até sair do local, ao mesmo tempo em que um ar mais frio entra pela ventilação da cozinha.

Tipos de exaustor

Existem basicamente dois modelos de exaustor, o centrífugo e o axial.

A primeira categoria diz respeito, principalmente, aos que ficam no teto e nas paredes. Eles são capazes de gerar uma maior pressão para que o ar coletado percorra a tubulação adequada, e seja expelido em algum local mais distante.

Já o exaustor axial não faz essa pressão, e é mais comum em cozinhas industriais, onde são posicionados em uma abertura direta no teto. Além disso, eles são capazes de circular uma quantidade de ar muito maior.

modelo ideal depende unicamente da sua necessidade. Ou seja, do tamanho da cozinha, quantidade de colaboradores e fluxo de produção.

Quer ajuda para escolher o seu? Confira os melhores modelos de exaustores no nosso site e entre em contato com a gente no WhatsApp. Temos o melhor produto para você.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe