Exaustor de ar: como escolher o modelo ideal para você

Todo cozinheiro tem paixão pelo que faz e adora trabalhar na sua cozinha. No entanto, o calor gerado na preparação dos alimentos pode deixar o local literalmente quente. O exaustor de ar é um equipamento tão essencial quanto um forno ou fogão, pois torna o ambiente mais agradável.

Ele é responsável por sugar o ar quente, fumaça e cheiro de gordura, que ficam impregnados na cozinha para fora. Na hora de escolher um modelo de exaustor, é muito comum ficar na dúvida entre ele e a coifa. Os dois têm funções parecidas, mas é preciso avaliar suas necessidades para acertar na escolha.

Exaustor de ar para cozinha

Exaustor de ar é um aparelho, geralmente, fixado na parede ou no teto da cozinha. Suas hélices sugam o ar quente interno e devolvem o ar mais frio do lado de fora. De fácil instalação, o local ideal para sua colocação é acima do fogão, para captar melhor a fumaça que sobe.

Basicamente, existem dois tipos de exaustores de ar, o axial e centrífugo. Além disso, eles podem ter diferentes tamanhos e potência. Quanto maior, melhor será a sua eficiência na ventilação. Os modelos mais potentes são indicados para lugares mais amplos, pois têm maior capacidade de vazão.

Exaustores de ar grandes no teto de uma empresa

Qual a diferença entre axial e centrífugo?

Exaustor axial é o modelo mais tradicional. Ele tem esse nome porque as lâminas giram em torno de um eixo, como um ventilador. Eles puxam o ar em direção a esse eixo e o expulsam em um fluxo contínuo. O axial tem mais capacidade de vazão, quantidade de ar que passa, mas trabalha sob baixa pressão.

Em contrapartida, o centrífugo oferece uma pressão maior e menos vazão. Essa característica permite direcionar o fluxo de ar em um sistema de tubulação mais longa, onde a resistência do ar e a pressão são maiores.

Afinal, qual é o modelo ideal de exaustor de ar?

Exaustor axial é mais indicado para uso geral, como nas cozinhas, por exemplo. Sua instalação é bem mais simples, porque dispensa um sistema de tubulação, basta fazer um buraco no alto da parede para encaixar o aparelho.

Ele deixa a cozinha mais arejada por trocar o ar quente pelo frio. Isso é fundamental para manter a temperatura mais equilibrada e garantir o conforto das pessoas. Da mesma forma, também ajuda na conservação dos alimentos que estão fora da geladeira e evita a umidade.

Os exaustores tipo axial têm preços mais em conta em relação aos modelos centrífugos e são bem eficientes e silenciosos, você nem vai perceber sua presença.

Fazendo a escolha certa

Exaustores de ar enfileirados

Sabemos que a escolha de equipamentos pode ser uma tarefa difícil à primeira vista. Afinal, são tantas opções de produtos, marcas, modelos e diversas especificações técnicas que fogem do nosso alcance. Nessa hora, é fundamental contar com quem realmente entende do assunto.

A Norte Refrigeração possui mais de 50 anos de atuação no mercado para dar ao cliente toda a segurança necessária ao adquirir qualquer produto. Fale com um de nossos consultores pelo no WhatsApp para atender você.

Gostou desse post? Acesse mais conteúdos para seu negócio em nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe