Diferença entre água filtrada e água mineral nos purificadores de água

Uma dúvida frequente de muitas pessoas é: qual a diferença entre água filtrada e água mineral? É normal que algumas pessoas não saibam essa diferença, mas é muito importante que saibam diferenciar os tipos de águas.

Segundo estudos, estima-se que toda a água presente no planeta Terra é cerca de 2,5% doce e 97,5% salgada.

Em suma, a água doce é a que consumimos, sendo a fonte necessária de minerais essenciais para a sobrevivência do ser humano, enquanto que a água salgada o consumo não é recomendado, devido ao alto nível de cloreto de sódio (sal) na composição, esse tipo de água pode causa desidratação no corpo.

Portanto, o uso da água doce é a mais recomendada. Sobretudo, nesse tipo de água existem a mineral e a filtrada.

Por este motivo, vamos explicar a diferença entre a água filtrada e a água mineral e os principais benefícios de cada uma.

Diferença entre água filtrada e água mineral

Indo direto ao ponto, ambas são águas potáveis. No entanto, as diferenças estão na origem, no tratamento e na forma de distribuição.

Portanto, podemos dizer que a água filtrada é aquela que sai das nossas torneiras diariamente. São oriundas de rios, lagos ou represas e sofrem um processo de filtração, ou sendo, um tratamento químico, que tem como finalidade, eliminar as possíveis impurezas presentes.

Enquanto que a água mineral é aquela, no qual, compramos em galões para colocar em bebedouros. Todavia, é considerada livre de impurezas, pois são extraídas do subsolo em reservas hídricas naturais, locais não poluentes. Dessa forma, não sofrem processos químicos e são próprias para o consumo.

Vantagens da água filtrada

Além do uso no preparo de comidas e nos afazeres do dia a dia, como lavar roupa, louças e outros, a água filtrada possui inúmeras vantagens ao ser humano e entre elas podemos citar a hidratação e manutenção do organismo, afinal de contas, com o auxílio do filtro de água certo, a água filtrada se torna aliada à saúde.

Em síntese, a hidratação do maior órgão do corpo humano, a pele, é o ponto alto da água filtrada. Devido a presença de minerais e vitaminas na composição, as moléculas do nosso corpo necessitam dessa constante renovação, pois a água facilita o transporte de nutrientes até à pele, sem essa composição o organismo enfraquece, ocasionando em pele seca, flácida ou sem brilho.

Há também a manutenção no organismo, sobretudo nos rins, a água filtrada auxilia na filtração das toxinas que vão para os rins, coordenando uma limpeza para não sobrecarregar o órgão que não é capaz de exercer essa função sem a ajuda da água.

Indo muito além da saúde corpórea, a água filtrada também é benéfica ao meio ambiente, pois exclui o uso de plástico no envase. Esse material, que é derivado do petróleo, pode levar até 400 anos para se decompor na natureza.

Vantagens da água mineral

A água mineral tem diversas vantagens é a principal podemos citar a ausência de impurezas em sua composição. 

Sendo assim, a água mineral contribui para o bom funcionamento intestinal, aumenta a produtividade e concentração e é rica em eletrólitos (sódio, potássio e cloreto), que são necessários para o equilíbrio do corpo e favorecem a alcalinização do sangue.

Todavia, tal qual a filtrada, a água mineral ainda evita a retenção de líquidos no organismo, ajuda na eliminação de toxinas e melhora a imunidade. A água mineral também auxilia no aspecto da pele, além de controlar a pressão arterial, prevenir a desidratação e acelerar o metabolismo.

LEIA TAMBÉM: Você sabe quais as diferenças entre os tipos de filtro de água? Clique aqui e entenda melhor!

Bebedouros e purificadores

Para consumir a água filtrada ou mineral, você pode optar por usar um bebedouro ou purificador. O bebedouro serve para apoiar um galão de água, suportando galões de 10 a 20 litros, dependendo do modelo. 

Os galões em geral são de água mineral e os bebedouros possuem um sistema de refrigeração com as temperaturas “natural”, “fria” e “gelada”. Sendo assim, é possível consumir uma água limpa e geladinha!

Já os purificadores garantem a filtragem da água com redução de cloro, retenção de partículas e eficiência bacteriológica. 

Logo, o purificador tem melhor custo-benefício, pois você pode filtrar a própria água que vem da torneira, sem precisar ficar comprando galões de água toda vez que acaba.

Além disso, é possível encontrar opções de purificadores que gelam a água, deixando-a na temperatura ideal para o consumo. Com certeza essa é uma opção prática e que vale a pena!

Se você está procurando por um novo bebedouro ou purificador de água para sua casa, veja algumas opções no nosso site ou entre em contato conosco através do Whatsapp.

Sua vez de escolher

Agora que você sabe a diferença entre a água filtrada e a água mineral, pode consumir água da forma que você acha ideal para você. 

Ambas possuem suas vantagens e é possível consumir uma água limpa e geladinha fazendo uso dos aparelhos corretos, sejam eles bebedouros ou purificadores de água.

Caso você tenha interesse em mais postagens com dicas e conteúdos para sua casa, acesse nosso blog

Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Norte Refrigeração para mais conteúdos como este!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe