Pesquisar
Close this search box.

Desumidificador de ar: como ele previne crises alérgicas?

As alergias respiratórias, como asma e rinite, estão entre as doenças que mais atingem a população mundial. Isso porque são influenciadas pela qualidade do ar que respiramos. Portanto, se houver formas de melhorar a qualidade do ar para prevenir essas alergias, o ideal é recorrer a elas, não é mesmo? É aí que entra o desumidificador de ar!

Para entender melhor como ele pode ajudar com as alergias, vamos primeiro entender como elas funcionam. Confira a seguir.

1. O que são as alergias?

As alergias são uma reação exagerada do sistema imunológico contra determinado agente. Esse processo tem início quando o nosso corpo entra em contato com esses agentes, no caso das alergias respiratórias, quando os respiramos.

Em resposta a esse contato, o sistema imunológico começa a produzir grandes quantidades de anticorpos que acabam por atacar o próprio corpo do paciente e causam alguns sintomas, como coceira e vermelhidão na pele. Nesse sentido, quando falamos de alergias respiratórias, os principais sintomas são:

  • Obstrução nasal
  • Tosse
  • Coriza
  • Lacrimejamento
  • Cefaleia
  • Dificuldade para respirar
  • Chiado no peito
  • Perda de audição
Homem sofrendo de crise alérgica

2. Causadores de alergias respiratórias

Entre os itens mais comuns que causam as crises alérgicas, podemos destacar: ácaros, fungos, pelos de animais e pólens. No entanto, a qualidade do ar que respiramos também influencia no desencadeamento dessas crises.

Da mesma forma, mudanças climáticas bruscas, inalação de itens irritantes, como cheiros muito fortes, poluição e fumaça de cigarro, e a respiração de ar muito frio e seco também estão entre os principais gatilhos para as alergias respiratórias.

Ilustração de duas garotas em uma cidade poluída sofrendo com crises alérgicas

O tratamento dessas alergias envolve o uso de medicamentos com o objetivo de aliviar os sintomas, como tosse, dor de cabeça e coriza. Contudo, elas são doenças incuráveis e que acompanham as pessoas durante toda a vida.

Sendo assim, a melhor maneira para evitar ter crises frequentes é não entrar em contato com os agentes. Mas como fazer isso se a maioria desses agentes é encontrada em grandes quantidades no ar? Neste caso, manter sua casa limpa e arejada é o que faz a diferença.

3. Desumidificador e o tratamento de alergias respiratórias

Os agentes alergênicos mais comuns, como ácaros e fungos, se proliferam dentro das casas de acordo com a qualidade do ar. Por exemplo, em ambientes com alta umidade do ar, podemos perceber um aumento das partículas de ácaros em circulação.

Desumidificador de ar Arsec mostrando ponteiro analógico

Assim, além de cuidar da limpeza da casa, também é necessário prestar atenção na qualidade do ar. É nesse cenário, portanto, que o desumidificador de ar chama a atenção.

Como o próprio nome indica, os desumidificadores de ar são aparelhos que tem como objetivo reduzir a umidade relativa do ar dentro de um ambiente. Ele trabalha para deixar os níveis de umidade entre 30 e 50%, ou seja, nem umidade demais nem de menos.

Esses aparelhos são indispensáveis para quem sofre com algum tipo de alergia respiratória. Isso porque eles mantêm os níveis de umidade dentro do ideal, impedindo a proliferação de fungos e ácaros e devolvendo um ar limpo e de qualidade para o ambiente.

Com um ar mais limpo, menores são as chances de uma pessoa sofrer com crises alérgicas.

Assim, contar com um desumidificador de ar é uma ótima estratégia para quem sofre com alergias. Mas é preciso usá-lo de forma correta. Clique aqui e saiba como fazer isso.

Se você gostou deste artigo, sofre com crises alérgicas e percebeu que precisa de um desses, acesse nosso site ou fale com a gente pelo WhatsApp, estamos prontos para ajudar você!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe