Como usar um desumidificador de ar?

Muitas pessoas já conhecem os efeitos da falta de umidade no ar: crises alérgicas, rinite, irritação na mucosa do nariz, ressecamento da pele, entre outros. Não à toa o umidificador de ar é tão popular. Mas sabia que o excesso de umidade também é prejudicial? Por isso foi feito o desumidificador de ar.

Em locais muito úmidos é comum o aparecimento de mofo, fungos e bolor nas áreas mais escondidas da luz solar, geralmente em cantos de parede, atrás de armários, teto e dentro dos móveis. Como consequência, as alergias respiratórias atacam os moradores da casa, principalmente crianças. O estrago causado nas paredes também é capaz de danificar pinturas, deteriorar encanamentos e corroer estruturas elétricas. Além disso os móveis de madeira podem inchar e apodrecer.

Por isso, o desumidificador de ar é uma boa alternativa para evitar esses problemas. A seguir, entenda o que é e como usar esse aparelho.

Desumidificador de ar: o que é?

Desumidificador de ar

É o aparelho responsável por retirar parte da umidade do ar, sendo muito necessário em regiões com alta incidência de chuva e umidade. Assim, quando o dia estiver chuvoso e úmido, o aparelho pode ser ligado dentro do cômodo que mais sofre os efeitos do tempo.

É ideal que o ambiente esteja com as portas e janelas fechadas, para potencializar o trabalho do aparelho. Ao deixar o desumidificador em ação no cômodo, as chances de surgimento de bolor, mofo e fungos diminuem de forma significativa.

Entenda como usar o desumidificador de ar

Para usar o aparelho da forma correta e obter todas as suas vantagens, veja as dicas a seguir:

• Prefira desumidificadores que desligam automaticamente ao atingir o limite máximo de água. Aparelhos que continuam funcionando com o reservatório cheio podem causar acidentes;

• Nas primeiras vezes, ligue o aparelho em sua potência máxima para retirar com eficiência a umidade de paredes, cortinas e mobília;

• Considere o tamanho do cômodo, pois quanto maior ele for, maior deve ser o desumidificador. Caso contrário, você não obterá o melhor do aparelho;

• Lembre-se de fechar todas as saídas e entradas de ar, como portas e janelas. Dessa forma, o aparelho trabalha com maior eficiência;

• Não se esqueça da limpeza do aparelho, que deve ser feita regularmente. O reservatório de água não pode armazenar impurezas por muito tempo, por isso a higienização deve ser feita com água sanitária. Para os filtros, é indicado o uso de aspirador de pó.

Diferenças entre desumidificador e umidificador

O umidificador de ar, como dá para se supor, faz o contrário do desumidificador, ou seja, lança partículas de água no ambiente, a fim de torná-lo menos seco. Por isso, ele é indicado para regiões e estações que sofrem com baixa umidade e não deve ser usado em ambientes que desenvolvam focos de mofo ou bolor.

Nessas regiões é aconselhável colocar o umidificador nos quartos de bebês e crianças, pois são os que mais costumam desenvolver crises alérgicas em tempos secos.

Onde comprar?

Se você sentiu a necessidade de adquirir um desumidificador de ar para sua casa, acesse nosso site e confira os modelos disponíveis. Em caso de dúvida, é só chamar a gente no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe