Conheça os alimentos que você NÃO deve esquentar no micro-ondas!

Ter um micro-ondas na cozinha é uma facilidade dos tempos atuais, principalmente para quem está sempre na correria e não tem tempo para passar uma parte do dia preparando cada refeição.

Mas nem sempre essa praticidade é a mais indicada quando falamos da nossa saúde, já que reaquecer alguns alimentos pode fazê-los perder suas propriedades nutricionais, chegando até a liberar substâncias nocivas para quem for consumir.

Então mesmo que a tentação seja grande, evite colocar um dos alimentos abaixo no micro-ondas, preservando sua saúde.

Arroz

Esse aqui todos já requentaram pelo menos uma vez, mas ele pode causar uma intoxicação alimentar.

Isso acontece porque o arroz tem a bactéria Bacilius Cereus, que costuma ser morta no aquecimento, mas pode tem a possibilidade de liberar esporos tóxicos.

Ao voltar à temperatura ambiente, esses pequeninos podem se multiplicar, principalmente por se aproveitarem da umidade natural do grão.

Se for ingerido, podem causar problemas no estômago, que culminam com diarreias, náuseas e vômitos.

Ovos cozidos

Independentemente de estarem descascados ou não, quando aquecidos, os ovos têm a tendência a acumular vapor em seu interior, devido ao seu interior de aspecto mais úmido.

Com isso, existe o perigo dele explodir, não no micro-ondas, mas quando você for consumir o produto, seja não mão ou mesmo na boca.

Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendável cortar em pedaços pequenos, assim esse vapor excessivo não fica concentrado e não tenta sair de qualquer maneira.

Veja mais conteúdos como esse acessando o nosso blog!

Leite materno

O período de amamentar os bebês é muito importante para o crescimento deles, mas procure evitar de congelar o leite materno sempre que possível.

Ao usar o micro-ondas para reaquecer, existe a possibilidade de errar na temperatura, tendo como resultado o aquecimento desigual da mamadeira, podendo queimar a boca e a garganta da criança.

Se precisar descongelar o leite, a melhor maneira de realizar esse processo é em banho-maria. Caso não seja possível, tente usar a água quente da torneira como uma alternativa de deixar o recipiente quente de forma uniforme.

Folhas verdes

Por mais saudável que seus hábitos sejam, evite ao máximo requentar vegetais de folhas verdes, como couve e beterraba, por exemplo.

Mesmo sendo naturalmente bons para a saúde, o micro-ondas transforma os bons nitratos inclusos nelas em nitrosaminas, que por sua vez são substâncias que aumentam o fator de risco de câncer.

Pimentas

Seja ela malagueta, dedo-de-moça ou qualquer outra de sua preferência, existe a chance delas te causarem problemas se forem colocadas no micro-ondas.

Isso porque, na melhor das hipóteses, podem ser liberados alguns gases que vão incomodar muito os seus olhos. Na pior, esses mesmos vapores podem pode fazer o aparelho pegar fogo.

Molhos

Pode ser de qualquer tipo: branco, vermelho, de limão ou qualquer outro que você goste.

Eles fatalmente vão sujar o seu eletrodoméstico, lhe dando o maior trabalho após o aquecimento.

Prefira esquentá-lo numa panela em cima de um fogão, o que também vai realçar o seu sabor natural, assim como ajuda na consistência do mesmo.

Curtiu o conteúdo e quer entrar em contato conosco?

Fale com a gente pelo WhatsApp: 91 99363-4823.

Deixe um comentário