Como trocar o capacitor do ventilador?

Se alguma vez você enfrentou um problema com o ventilador, como, por exemplo, a baixa velocidade de rotação, e devido isso, talvez esteja na hora de trocar o capacitor dele.

Os capacitores são componentes que armazenam cargas elétricas ao serem ligados em uma fonte de energia. No caso de um ventilador, é ele quem gera a energia para que o motor do aparelho ligue e gire, por exemplo.

Entretanto, como tudo na vida, os capacitores também podem se desgastar com o tempo. Porém, uma boa notícia, são peças fáceis de consertar ou substituir.

Para isso, é muito importante que o ventilador esteja desligado da tomada, para diminuir os riscos de choques, por exemplo.

Se você deseja saber como trocar o capacitor do ventilador, nós da Norte Refrigeração preparamos este artigo para você.

Qual é a hora certa para trocar o capacitor do ventilador de teto?

De fato, a hora certa é quando percebemos que o ventilador não gira mais do jeito que deveria, mesmo sem nenhum outro fator impedindo este movimento (sujeira, por exemplo).

Os capacitores se desgastam com o tempo

Se o ventilador está mais fraco que o normal ou fazendo um barulho estranho, pode ser que o capacitor seja o problema. O desgaste do capacitor é comum, e que não interfere na percepção de qualidade do produto.

Sendo assim, não há um prazo de validade correto para trocar o capacitor. Por isso, você precisa saber identificar quando o ventilador não está funcionando da forma adequada.

Para isso, deve-se seguir alguns passos básicos:

  • Certifique-se de ter o tipo correto de capacitor e saiba a localização exata;
  • Em seguida, desligue completamente a fonte de energia;
  • Desmonte o ventilador até ter acesso ao capacitor;
  • Substitua a peça defeituosa, remonte e ligue na tomada.

LEIA TAMBÉM: A quantidade de pás influencia na potência do ventilador?

Como trocar o capacitor do ventilador?

Primeiramente, antes de substituir o capacitor do ventilador, você deve saber qual a peça de reposição precisa ser usada. Talvez seja necessário consultar o manual do fabricante do ventilador para obter essa informação.

Na maioria dos casos, o capacitor está em uma caixa metálica localizada entre a hélice e o motor do ventilador. Esta carcaça é onde fica também o mecanismo de controle de velocidade do ventilador.

Desde já, desligue o ventilador da tomada e, se necessário, desligue também o disjuntor no painel do circuito elétrico.

Após desligar a eletricidade, aguarde uns minutos para que qualquer carga elétrica do ventilador seja descarregada. Isso é importante pois os capacitores armazenam energia e, dessa forma, podem causar acidentes.

Além disso, é importante marcar cada fio que você desconectar a fim de remontar corretamente depois. Mantenha todos os parafusos e ferragens de cabeamento em um local seguro para a remontagem.

Logo depois, remova os parafusos que fixam a placa inferior da carcaça metálica. Em seguida, localize o capacitor do ventilador de teto e corte os fios o mais próximo possível do componente.

Todavia, use uma ferramenta de decapagem para remover uma pequena quantidade de isolamento dos fios. Fixe os fios do novo capacitor do ventilador aos fios antigos.

Não esqueça de desligar a fonte de energia do ventilador

Pode ser necessário rearranjar alguns dos fios para dar espaço para o novo capacitor. Certifique-se de que nenhum dos fios esteja preso entre a placa inferior e a carcaça. 

Feito isso, conecte a fiação na ordem certa e certifique que todo o ventilador está parafusado. Depois, ligue a fonte de energia da unidade e veja se o ventilador está funcionando.

Melhores ventiladores para o seu lar ou negócio

Confira os melhores modelos:

Ventilador de Parede Solaster Veneza 3 Pás 70CM 127/220V

O Ventilador de Parede Solaster Veneza é ideal para quem busca ventilar locais comerciais ou industriais.

Com um motor potente, econômico e de alto rendimento, ele consegue aliar durabilidade à estrutura mais robusta, nesse sentido, é capaz de oferecer até mil rotações por minuto em uma área de 72 metros quadrados.

Ventilador de Teto Orbital Loren Sid Turbo 3 Pás 50CM 127/220V

O Ventilador de Teto Orbital Loren Sid Turbo é ideal para quem busca ventilar o seu ambiente doméstico ou comercial.

Com movimento orbital e 3 alternativas de ângulo, ele é capaz de circular o vento com eficiência em uma área grande. Além disso, o modelo possui alta resistência, operando por horas de forma ininterrupta sem perder a serventia.

Ventilador de Parede Ventisilva VPL 6 Pás 65CM 127/220V

O Ventilador de Parede Ventisilva VPL é perfeito para qualquer lugar que necessite de alta circulação de ar, uma vez que além de ser silencioso ele é fácil instalação e manuseio.

Além disso, para sua segurança esse modelo tem uma caixa de controle de velocidade, podendo chegar a até 1500 rotações por minuto.

Ventilador de Teto Loren Sid Gemini 3 Pás 30CM 127V

Ótima opção para espaços domésticos ou comerciais, o Ventilador de Teto Gemini LorenSid promete valorizar a decoração do local.

Com design moderno e sofisticado, ele é capaz de combinar com diversos ambientes. Além de mantém o espaço arejado com o auxílio dos 2 motores de potência 130W.

Conheça os produtos da Norte

Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Confira mais dicas para seu negócio em nosso blog.

Caso esteja procurando por produtos para o seu lar ou estabelecimento, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe