Como instalar um ventilador de parede bivolt?

Um ventilador de parede pode ser uma ótima opção para quem procura refrescar o ambiente com um vento potente, mas com economia. Isso porque ele consegue distribuir o ar por todo o local e, dependendo do modelo, com mais eficiência que muitos ventiladores de teto. Então se você procura adquirir um desses, confira nossas dicas de como instalar um ventilador de parede.

Ventilador de parede: como funciona e onde colocá-lo

O ventilador de parede costuma ter entre 40 a 70 cm de altura, 3 a 6 pás de rotação e até 4 níveis de velocidade. O número de rotações por minuto, a quantidade e a inclinação das pás são os fatores que determinam a potência do aparelho.

Ventilador de parede na sala

Esse tipo de ventilador é recomendado para ambientes pequenos e médios, mas eficiente também em lugares maiores, devido a sua função de rotação do vento dentro do espaço onde foi instalado, conseguindo assim ventilar uma grande parte do ambiente.

Começando a instalar um ventilador de parede

Independentemente do local onde instalar o ventilador de parede, é necessário seguir algumas recomendações para que ele possa ficar bem fixo e alcançar bem todo o local. Como ele pode ser instalado por qualquer pessoa, é necessário ter alguns equipamentos e dar atenção para certos detalhes:

  • Tenha ferramentas que possam ser necessárias para colocação de parafusos e arruelas, como uma furadeira, por exemplo;
  • Confira no manual se o aparelho veio completo com todas as peças;
  • Verifique as tomadas próximas antes de fazer a instalação.

Após isso, comece a fazer a montagem e instalação do ventilador na parede. Sempre se oriente pelo manual para uma melhor noção de encaixe das peças e fixação do aparelho.

Montagem

Comece pela montagem das peças para só depois fixá-lo no local. Faça o encaixe das hélices na trava do eixo do motor e, após isso, coloque a tampa de rosca. Fixe primeiro a grade de trás do ventilador, para então colocar a hélice e, por último, encaixar a grade da frente. Use as presilhas que vieram junto ao aparelho para deixar as grades fixas uma na outra. Prenda-as bem para que a tampa não solte e caia.

Ventilador de parede desmontado

Depois de montado, é hora de colocá-lo na parede. Coloque-o em um ponto alto para melhor distribuição do ar e longe de cortinas, locais de água e decorações soltas no cômodo.

  • Marque com um lápis a medida em que se deseja colocar o ventilador e encoste o suporte no local para a marcação dos pontos na parede;
  • Use a furadeira para fazer os furos dos encaixes dos parafusos e depois prenda o suporte. Sempre observe se estão bem colocados e apertados, para que o aparelho não caia;
  • Coloque o ventilador no suporte e prenda o parafuso que vai atravessar o cabo de um lado ao outro, sempre se certificando que está bem preso ao terminar;
  • O último passo é fazer a ligação do aparelho na rede elétrica do lugar, e o controle do ventilador será feito através do interruptor.

Fique atento à voltagem

Ventilador de parede

Todo aparelho eletrônico possui sua voltagem específica. Por isso, sempre é bom estar atento às especificações que são mostradas no manual ou no próprio ventilador.

Os ventiladores de parede não possuem um padrão de voltagem, por isso é sempre bom ficar atento. Alguns aparelhos bivolt vêm com uma chave seletora. Por meio dela é possível configurar em qual voltagem, 110v ou 220v, o aparelho vai funcionar. Mas há outros que possuem uma voltagem específica.

Então, se você não tem tanto conhecimento sobre a voltagem da sua casa, é hora de começar a descobrir. Mas por via das dúvidas, os aparelhos bivolt são sempre uma boa opção, e vários deles você encontra em nosso site. Portanto, se estiver procurando um para sua casa ou seu negócio, com certeza temos a melhor opção para você. Qualquer coisa, é só chamar a gente no WhatsApp que estamos prontos para tirar suas dúvidas.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe