Como funciona o ar-condicionado quente e frio?

Embora não sejam tão comuns no Brasil, aparelhos de aquecimento voltam à pauta sempre que o frio chega ao Brasil.

O fato é que o Brasil é um país com temperaturas mais elevadas e um longo verão. No entanto, o inverno, em especial nas regiões Sul e Sudeste, exige mais do que uma blusinha de frio, em especial quando as temperaturas ficam abaixo dos 15º.

Ao longo deste texto, você vai conhecer o ar-condicionado quente e frio, melhor opção quando se fala em aquecimento. Versátil, moderno e econômico, ele é uma alternativa capaz de oferecer aquecimento suave para o Brasil.

Sobre o ar-condicionado quente e frio

Também conhecido como ciclo reverso, o ar-condicionado quente e frio possui uma função dupla, como o seu próprio nome já indica: ele tanto pode resfriar quanto pode aquecer o ambiente.

De modo geral, esse tipo de ar-condicionado atua de modos antagônicos. Isto é, se ao resfriar o ambiente ele retira o ar quente do local, trazendo então o frio, ao aquecer o ambiente ele retira o ar frio e, assim, bombeia ar quente para o local.

No ciclo reverso o ar-condicionado possui a condição de distribuir o ar quente e o ar frio da mesma forma. Isso acontece graças a presença da válvula de reversão.

Usando o próprio controle remoto é possível fazer essa alternância na temperatura do ar, ou sendo, o sistema do aparelho reverte e começa a operar na direção contrária. Em suma, o ar frio é entra no ambiente enquanto o ar quente entra no local. É esta, aliás, a diferença entre o ar-condicionado comum e o quente e frio.

É verdade que o aparelho quente e frio não é muito popular no Brasil. Afinal, vivemos em um país tropical, no qual o verão se prolonga e é quente, sobretudo em algumas regiões, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ar-condicionado ligado

No entanto, ainda assim o quente e frio pode nos ser útil.

Nos meses de maio, junho e, em especial, julho e agosto, as temperaturas caem e nos obrigam a tirar os cobertores do armário, tal como as meias e toucas. Por que não, contar com a casa quentinha?

Eficiência

Boa parte dos aquecedores tradicionais, atuam com força total. Desse modo, acabam produzindo mais calor do que precisamos, até mesmo nos dias mais frios do ano.

Por isso, contar com um ar-condicionado quente e frio acaba se tornando uma opção mais viável. Ele produz um fluxo de calor mais ameno, ideal para temperaturas mais suaves, que não beiram o extremo.

Se pensarmos nos padrões climáticos das regiões Sul e Sudeste do Brasil, por exemplo, que têm invernos mais rigorosos, percebemos que o ar-condicionado quente e frio é a melhor alternativa para oferecer conforto térmico.

Nas demais regiões do Brasil, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, isso se torna ainda mais viável. Afinal, os invernos são mais leves do que nas outras regiões, então é preciso haver um aquecimento mais suave dos ambientes.

É uma boa ideia?

O primeiro ponto a favor do ar-condicionado quente e frio, com toda certeza, é o conforto. Muitas vezes, mesmo com cobertores, roupão, meias e touca, parece que vamos congelar, não é mesmo?

Pessoas com frio

Com o ar-condicionado quente e frio, no entanto, essa sensação não existe. O usuário pode usufruir do conforto térmico e ter até mesmo noites de sono melhores. 

O ar-condicionado quente e frio é muito mais prático do que um aquecedor elétrico, por exemplo. Afinal, por ser bastante versátil, ele oferece duas funções e pode ser útil ao longo de todo o ano. Tanto para resfriar o ambiente quanto para aquecer.

Além disso, esse tipo de ar-condicionado oferece mais economia ao usuário. Há quem pense que esse aparelho custa muito mais caro do que o comum, mas a verdade é que não. 

Em geral, as faixas de preço são bem próximas, com uma alteração de valor entre 2% e 10%, na maioria das vezes.

Desse modo, por que não investir na compra de um ar-condicionado com dupla função, ao invés de apenas uma?

Lembre-se de que, com o ar-condicionado quente e frio, você precisa de apenas um lugar para instalar o aparelho que vai esfriar e esquentar o seu ambiente. Também que a instalação ocorre só uma vez, o que reduz custos e toma menos tempo.

Modelos de ar-condicionado quente e frio

Assim como o ar-condicionado comum, o quente frio se encontra em diversos modelos.  Saber o ideal para você é um desafio nesse sentido!

Há, por exemplo, ar-condicionado quente e frio de janela. Trata-se de um modelo mais econômico, além de compacto e com fácil instalação. Para quem mora em lugares pequenos e que não contam com restrições de ruído, é ainda melhor.

Do mesmo modo, encontram-se modelos de ar-condicionado quente e frio split. Mais convencional, esse modelo é muito popular tanto em casas quanto em comércios.

Entre os seus principais pontos positivos, estão a qualidade de refrigeração, o baixo nível de ruído e, da mesma maneira, a boa relação custo-benefício.

Além disso, há modelos de ar-condicionado quente e frio cassete. Eles possuem instalação no teto e contam com quatro saídas de ar. Trata-se de uma opção capaz de climatizar ambientes maiores e que se encaixa à estética do espaço com mais facilidade.

CONFIRA TAMBÉM: Ar-Condicionado Split Teto Gree Inverter 56000BTU 220V

Saiba escolher

Por fim, também há modelos de ar-condicionado quente e frio piso-teto. Isto é, aparelhos que tanto podem ser fixados no piso quanto no teto.

Esse ar-condicionado, em geral, possui potência em BTUs acima da média, com grande capacidade de circulação de ar. Para lugares mais amplos e, em especial, com grandes fluxos de pessoas, é uma ótima opção.

Curtiu essa dica? Para mais artigos como este, acesse a nossa aba no blog que contém tudo sobre o universo do ar-condicionado ou, se você preferes assistir, corre lá para o nosso canal no YouTube e desbrave mais conteúdos como este. Te vejo lá!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe