Como fazer linguiça no moedor de carne?

A linguiça é um alimento que faz parte da vida do brasileiro, seja no dia a dia ou no churrasco de final de semana. Por conta dessa alta demanda, criaram-se muitas formas de se fazer linguiça e diferentes equipamentos que podem ser utilizados, um deles é a própria ensacadeira de linguiça. Contudo, o objetivo do texto de hoje é mostrar como o moedor de carne, uma máquina que já traz diversas vantagens competitivas e destaque para seu açougue no mercado, também pode servir a esse propósito.

Picador Moedor De Carne Inox PCL-22 Metvisa - 127v

Antes de mais nada, é preciso entender que a linguiça é a carne de porco/boi/frango moída e colocada dentro de um invólucro (tradicionalmente tripa de porco). Ela pode ser feita com a ajuda de um funil, canhão de carne ou moedor.

O interessante de utilizar o moedor é que você precisa apenas acoplar o funil na sua ponta para encher a linguiça. Além disso, é um processo simples e rápido que pode ser feito por apenas uma pessoa.

Mesmo que se use um moedor menor, é possível fazer uma grande quantidade de alimento. Com um pouco de habilidade, é possível fazer cerca de 20 kg de linguiça em um dia.

Continue lendo nosso texto para aprender o passo a passo como fazer linguiça no moedor de carne.

1º passo: preparar as carnes

A linguiça é feita a partir da mistura de carne e gordura, geralmente 70 – 30. Em primeiro lugar, pique a carne escolhida e a gordura em cubos para facilitar o processo de moagem.

Prepare o moedor com um disco médio e, em seguida, passe os cubos de carne e gordura. Lembre-se de misturar os cubos.

Carne moída no moedor de carne

2º passo: temperar

Agora que a carne e a gordura estão moídos, coloque-os em uma vasilha e misture tudo. Aproveite esse momento para temperar a sua linguiça. Você pode usar os temperos que mais gostar, entretanto, os mais comuns são: sal (para ajudar na conservação) e os mais variados tipos de pimenta.

Depois de temperar, cubra a mistura e a deixe na geladeira por cerca de uma hora.

3º passo: a tripa

Tradicionalmente, usa-se a tripa de porco para fazer as linguiças. Entretanto, é possível encontrar outras opções no mercado, como as feitas de colágeno ou celulose.

Independentemente do tipo escolhido, ela precisa ser lavada antes de ser recheada. No caso da tripa de porco, ela precisa ficar de molho em água fria por meia hora e depois ser lavada em água corrente.

4º passo: encher

Para fazer linguiça no moedor de carne você vai precisar tirar o disco de moagem e colocar um bico próprio no moedor. Esse bico pode fazer parte dos acessórios do moedor, mas também é possível comprá-lo separadamente.

Pegue a tripa de porco e cubra o bico do moedor com ela, como se você estivesse vestindo o bico com a tripa. Agora é só pegar a mistura na geladeira e passar pelo moedor novamente.

Como o disco foi retirado, a carne não será mais processada. E ao sair pelo bico, as tripas vão se enchendo conforme a carne vai saindo. Esse passo precisa ser feito sem pressa e com cuidado. Assim, você evita que a tripa se rompa e atrapalhe o trabalho.

Linguiça fresca

Se você curtiu esse passo a passo e se interessou em adquirir um moedor de carne ou até mesmo uma ensacadeira de linguiça para seu açougue, acesse nosso site e conheça nossos modelos. Em caso de dúvida, é só chamar a gente pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe