Como abrir um hortifrúti em 3 passos

O setor alimentício é a área mais promissora para iniciar um empreendimento, pois oferece produtos de necessidade básica para as pessoas. Diante deste cenário, o hortifrúti, também conhecido em alguns lugares como “sacolão”, é uma ótima opção de negócio, pois além de não ter um alto custo inicial, também gera um bom lucro.

É comum que o empreendedor que começa a montar o seu negócio não disponha de muito dinheiro no início. No entanto, saiba que é completamente possível investir e abrir o seu negócio com pouco capital. Descubra, a seguir, os três passos para abrir o seu hortifrúti.

Mulher comprando vegetais em hortifrúti

1. Planeje e estude o mercado alimentício

A partir de um estudo do mercado local da sua região, você fará o planejamento de acordo com as necessidades que encontrar. Assim, você terá uma boa noção sobre os pormenores do seu negócio, desde a concorrência até tipos de serviços que podem ser adicionados, como delivery e atendimento por WhatsApp.

Com todo esse material em mãos, você poderá avaliar a melhor forma de iniciar o seu negócio, assim como os equipamentos, itens e móveis que você precisa investir para equipar a sua loja.

2. Selecione o ponto de venda e os fornecedores do hortifrúti

Faça o seu comércio em um ponto de venda mais barato — se possível —, com uma boa localização e espaço suficiente para os móveis e equipamentos que irão compor o hortifrúti. O espaço deve comportar todos os produtos, móveis e equipamentos e não atrapalhar a circulação dos clientes dentro na loja. Por isso, realize uma pesquisa minuciosa para encontrar o local perfeito para montar o seu negócio.

A escolha dos fornecedores certos também é muito importante, pois são eles que vão trazer qualidade e variedade de produtos, o que aumenta a demanda e a procura pela sua loja. Assim, busque avaliar qual é o seu público-alvo e quais as particularidades dele.

Vegetais dispostos na mesa para venda

Por exemplo, se seus potenciais clientes têm preferência por produtos orgânicos saudáveis e sem agrotóxicos, são os fornecedores que oferecem esses produtos que você deve procurar. Portanto, produtores que ainda fazem o uso de agrotóxicos estarão fora da lista de opções.

3. Escolha os móveis para a sua loja

Todos os móveis que vão compor o seu hortifrúti ou sacolão devem ser laváveis e de qualidade, pois a higiene pública e a segurança dos alimentos é essencial para este tipo de negócio. Neste sentido, procure por lojas e profissionais especializados em móveis para exposição em locais de comércio.

Essa é uma questão que você deve priorizar, pois há inúmeros tipos de móveis que auxiliam no lucro e trazem vantagens de médio a longo prazo para sua loja.

Por exemplo, uma fruteira espelhada e um expositor vertical refrigerado, além de práticos, deixam as verduras, legumes e frutas ainda mais atraentes para o consumidor. Com esses produtos e uma boa organização dos vegetais, você traz mais beleza para o hortifrúti e armazena os alimentos de forma correta.

Esses são os 3 passos iniciais para abrir um hortifrúti. Mas você não deve esquecer do que precisa ser feito depois de tudo isso. Portanto, não deixe de divulgar sua loja nas redes sociais, com perfil próprio da loja no Instagram e fanpage no Facebook. Dessa forma, você tem muito mais chances de atrair consumidores. Outra boa alternativa de divulgação é realizar eventos para degustação dos seus produtos, além da distribuição de flyers nas ruas próximas do hortifrúti.

Se já quiser adquirir os produtos para seu hortifrúti, acesse nosso site e escolha seus equipamentos. Precisando de ajuda, entre em contato pelo nosso WhatsApp e confira mais artigos sobre empreendedorismo no nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe