Chapa profissional: como mantê-la sempre limpa

Além da qualidade do lanche, a higiene é outro fator preponderante para quem trabalha com cozinha. Manter a chapa profissional sempre limpa, dessa forma, é uma responsabilidade de quem quer oferecer o que há de melhor aos seus clientes.

É claro que a chapa de lanche a gás, chapa com prensa e chapa de lanche elétrica têm, cada uma, suas particularidades na hora da limpeza. Afinal, elas funcionam de formas diferentes, com seus elementos próprios.

Chapa profissional com produtos dispostos

Contudo, há uma variedade de processos que podem ser aplicados de maneira geral para qualquer tipo de chapa de lanche. E é disto que tratamos no artigo. Confira.

Limpe sua chapa profissional antes de usar pela primeira vez

Se sua chapa profissional é nova, antes de usá-la pela primeira vez você deve aquecê-la e depois aplicar óleo por toda a sua superfície. Espalhe bem o líquido, com cuidado para evitar acidentes, pois ele ajuda a eliminar os resquícios de sujeira e produtos que podem estar presentes. É recomendável fazer o processo duas vezes, limpando e aplicando o óleo novamente.

Dicas do dia a dia

Limpar sua chapa de lanche deve ser um processo diário, seguindo os seguintes passos:

  • Raspe todos os resíduos que ficaram com a plataforma ainda quente e jogue-os fora;
  • Use produtos básicos, como vinagre ou limão e espere cerca de 10 minutos (pode reduzir a temperatura);
  • Com a parte mais áspera da esponja, faça movimentos circulares;
  • Por fim, detergente e água (cuidado com a chapa de lanche elétrica) podem ajudar a tirar o sebo que ainda pode restar.
Chapa profissional

É recomendado polir a chapa periodicamente

Usar uma pedra-pomes é uma ótima escolha para polir e deixar a chapa brilhando. Esse método pode ser realizado a cada 7 ou 14 dias, dependendo da frequência de uso da chapa, sempre depois da limpeza tradicional do dia a dia. Isso contribui não apenas para dar brilho, mas para conservar o metal.

Lembre-se sempre de, após esse processo, higienizar a plataforma para que não sobre nenhum resquício da pedra.

Confira como está a chapa de lanche

A cada 15 ou 20 dias, é preciso fazer um check-up geral no equipamento, principalmente em uma chapa com prensa que pode ter suas extremidades comprometidas ou com ferrugem.

A base da chapa deve ser verificada para observar se não há acúmulo de gordura. Além disso, procure dar uma olhada em cada componente da chapa, pois há sujeiras “escondidas” que podem facilmente se acumular e comprometer o bom funcionamento do equipamento.

Importância de limpar sua chapa profissional

Pessoa fritando hamburguer em chapa profissional

Todo esse processo é indispensável para que você esteja de acordo com as exigências da vigilância sanitária, aumente a vida útil da sua chapa e não corra riscos de oferecer algo que possa fazer mal à saúde do seu cliente. Dessa forma, opte sempre por uma chapa profissional de qualidade, algo que ajuda, até mesmo, na facilidade com a limpeza.

Por fim, vale destacar: evite produtos químicos no equipamento. Isso porque, além do problema de intoxicação, alguns elementos podem ser inflamáveis, principalmente quando falamos em chapa de lanche a gás.

Sabia que nosso blog conta com muitos outros artigos para seu bar ou lanchonete? Acesse e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você também pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp se quiser saber mais sobre chapas profissionais e outros produtos para sua lanchonete. Não perca mais tempo e acesse nosso site.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe