Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Chapa para lanche: a espessura faz diferença?

Hambúrgueres fritos em chapa para lanche

Chapa para lanche é um assunto amplo, que pode gerar muitas dúvidas. Isso porque muita gente acaba confundindo as chapas com outros produtos também usados no preparo de lanches, como a grelha, por exemplo, embora elas sejam bem diferentes. Especialmente para quem está empreendendo, a escolha da chapa é um item fundamental para o sucesso do negócio. Por isso elaboramos esse artigo, para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto, entre elas a importância da espessura na hora de escolher qual chapa usar.

Conhecendo melhor a chapa para lanche

Em resumo, podemos dizer que a chapa seria o equivalente a uma frigideira, só que plana e com uma superfície lisa. Elas podem ser elétricas ou movidas a gás, sendo que a elétrica tem um controle melhor da temperatura, já que ela esquenta por meio de uma resistência que vem com um termostato para garantir que ela se mantenha na temperatura programada. Enquanto que a chapa movida a gás, embora seja mais barata, não tem esse controle, sendo regulada apenas pela altura da chama.

As chapas também tem grande variedade de tamanhos, podendo passar de um metro de comprimento. Da mesma forma, elas variam no número de queimadores. No site da Norte Refrigeração, você encontra chapas que possuem de 1 a 6 queimadores. Algumas também vem acompanhadas de uma prensa para sanduíches.

O conceito de chapa, como se pode ver, não diz respeito a um produto único, existem vários tipos. Mas uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre chapas é que a espessura delas é crucial para o lanche. Quer saber por quê? Continue a leitura!

Afinal, por que a espessura da chapa faz diferença?

A grande interferência da espessura na chapa está na velocidade de aquecimento. As mais finas, como se pode imaginar, esquentam mais rápido, contudo também perdem calor com a mesma rapidez. Já as mais grossas demoram mais para esquentar e conseguem manter a temperatura por mais tempo.

Portanto, a primeira coisa que você precisa levar em conta na hora de escolher sua chapa para lanche é o produto principal da sua cozinha. Por exemplo, para uma hamburgueria, existe um tipo de chapa, que é diferente de uma chapa para peixe, por exemplo. E é aí que entra a espessura.

Alimentos com maior espessura demandam maior tempo para o cozimento, o que torna as chapas mais espessas ideais para esses tipos de comidas, como hambúrguer e bife, por exemplo. Para quem trabalha com alimentos mais delicados, como panquecas e tapiocas, o ideal é usar chapas mais finas, uma vez que estas aquecem de forma mais ágil.

hamburguer e batata

As chapas espessas e elétricas são ainda mais vantajosas para alimentos também mais espessos. Isso porque o controle de temperatura das chapas elétricas somado com a manutenção do calor de uma espessura maior conseguem fazer um cozimento muito mais eficiente.

O que mais considerar na hora de escolher uma chapa para lanche?

Além da espessura, o tamanho da chapa também é determinante. Afinal, quanto maior a chapa, mais ágil será o serviço nos momentos de pico de público. Assim, o tamanho precisa ser aliado à espessura, de acordo com as especificidades do serviço. Contudo, o tamanho da cozinha também precisa entrar nessa conta, uma vez que cozinhas pequenas com chapas espaçosas podem causar problemas aos outros serviços.

Portanto, é importante definir qual o tipo de negócio para escolher a chapa ideal, levando em conta a espessura e a agilidade que seu negócio precisa. Um fast food, por exemplo, tem uma logística diferente de um restaurante tradicional.

Dois ovos fritos

Nesse sentido, é preciso analisar o tamanho e a qualidade da chapa, bem como o tipo de aquecimento que ela possui (elétrico ou a gás) e o tempo que leva para aquecer. Dessa forma, você atende as particularidades do negócio e da sua cozinha.

Contudo, é importante ressaltar que chapas mais grossas duram mais tempo, resistindo ao constante resfriamento e aquecimento sem maiores desgastes. Além disso, as chapas mais grossas possuem um aquecimento mais uniforme, além de comportarem uma quantidade maior de alimentos, o que torna o serviço mais dinâmico para uma cozinha profissional.

Se você já analisou e definiu essas questões, está na hora de comprar a sua chapa. Para isso, entre no site da Norte Refrigeração e confira nossos modelos. Em caso de dúvida, entre em contato com a gente pelo WhatsApp. Estamos prontos para ajudar você.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email