Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Como montar uma lanchonete: 3 equipamentos essenciais para começar

Uma das ideias mais populares de quem deseja abrir o seu próprio negócio é montar uma lanchonete. Essa preferência não é à toa, afinal, o ramo de alimentação é um dos mais estáveis e lucrativos do mercado.

Não basta apenas ter uma boa ideia. A etapa mais difícil para o empreendedor é justamente o começo, mas com um bom planejamento e muito trabalho, fica mais fácil superar os desafios.

A escolha dos equipamentos é um dos fatores determinantes para o sucesso, pois eles vão influenciar diretamente na qualidade do produto oferecido e na rapidez do atendimento, requisitos fundamentais para um bom fast-food.

Está em dúvida na hora de começar? Confira 3 equipamentos essenciais para qualquer lanchonete.

Chapa para lanche

Uma lanchonete serve lanches, não é mesmo? A chapa é o lugar onde são feitos quase todos os lanches, espetinhos e alguns alimentos, por isso é um equipamento essencial. Ela pode ter vários tamanhos e queimadores, que funcionam como a boca de um fogão.

Antes de começar a fazer hambúrgueres e outras delícias, as chapas precisam ser pré-aquecidas. Tanto os modelos a gás ou elétricos necessitam desse procedimento, contudo o aparelho a gás esquenta em menos tempo.

Em contrapartida, a elétrica tem um controle de temperatura mais preciso, por meio do termostato. Enquanto que a regulagem do modelo a gás é feita pelo tamanho da chama. Os dois tipos podem ter uma sanduicheira integrada, ideal para prensar lanches e oferecer mais opções para os clientes.

Chapa para lanche para montar uma lanchonete
Chapa para lanche com sanduicheira integrada

Tachos e fritadeiras

Quem não gosta de saborear um belo sanduíche com algum petisco como acompanhamento? Pois é só pôr a criatividade em prática e preparar receitas de:

– Bolinhos;

– Coxinhas;

– Porções de fritas;

– Pastéis;

– E muito mais.

Tachos e fritadeiras ampliam o cardápio de qualquer lanchonete e podem funcionar a gás ou energia elétrica. Tachos têm o formato arredondado, muito utilizado nas feiras para fritar pastéis e outros salgados, já que garantem uma fritura mais homogênea.

Os modelos a gás têm menor custo de manutenção, por não apresentarem resistência, mas podem ser mais difíceis de instalar, por conta de tubulações e preocupações com sistemas antivazamentos.

As elétricas são mais eficientes, pois transferem mais calor, por ter os queimadores submersos no óleo, ao mesmo tempo em que são mais ecologicamente corretas. As fritadeiras podem ser a óleo ou água e óleo e ter até quatro cestos, seja como for, tudo vai depender da demanda da sua lanchonete.

Fritadeira elétrica com dois cestos
Fritadeira elétrica com dois cestos

Fogão industrial

O fogão industrial é muito útil em estabelecimentos comerciais. Uma vez que tem chamas bem mais potentes do que um fogão normal, ele proporciona um preparo bem mais rápido dos alimentos.

Existem vários tamanhos disponíveis. Assim sendo você pode optar por modelos de uma boca até seis, com ou sem forno integrado. Além disso, o fogão industrial é bem mais econômico do que um tradicional, justamente por ter reguladores mais precisos e pelo tempo de preparo mais rápido, o que ajuda a economizar gás.

Fogão industrial com 4 bocas e forno embutido
Fogão industrial com forno integrado
Confira mais detalhes sobre cada equipamento necessário para montar uma lanchonete no nosso vídeo

Tudo em um só lugar

Estes são alguns dos equipamentos essenciais para quem está começando a montar uma lanchonete. Seria muito mais fácil poder encontrar todos eles em um mesmo lugar, concorda? Por isso, a Norte Refrigeração tem uma linha completa de produtos para bares, restaurantes e lanchonetes. Tudo voltado para que você tenha a melhor experiência. Acesse nossa loja ou entre em contato com a gente pelo Whatsapp.

Por fim, não deixe de conferir nossos posts para te ajudar com o seu negócio.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email