Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Ar-condicionado x Cortina de ar: você sabe a diferença?

Nada melhor do que entrar em um ambiente com ar condicionado em um dia quente, não é mesmo? Mas nem sempre o aparelho dá conta do ambiente sozinho. É aí que entra a cortina de ar. Você sabe a diferença entre ela e o ar-condicionado?

São dois aparelhos muito comuns e igualmente importantes na climatização de um ambiente. Porém não possuem a mesma função. Há pessoas que confundem os dois, mas porque não compreendem o papel ocupado por eles.

Para que você entenda de uma vez por todas a diferença entre ar condicionado e cortina de ar, falamos sobre eles neste artigo, confira!

O ar-condicionado

Pessoa ligando o ar-condicionado com controle remoto

Como a maioria já sabe, os condicionadores de ar têm a função de tornar os ambientes mais agradáveis, trazendo temperaturas mais baixas para o espaço onde estão instalados.

Em um país tropical como o nosso, há intenso calor praticamente o ano todo e esse tipo de recurso torna os ambientes mais confortáveis.

O que é cortina de ar?

As cortinas de ar são aparelhos que emitem uma grande quantidade de ar, num fluxo intenso.

Cortina de ar Springer com controle remoto
Cortina de ar Springer com controle remoto

Esse ar, por sua vez, não serve para mudar o clima do ambiente, mas para formar uma espécie de barreira, uma cortina, como seu nome já diz.

Com essa barreira, evita-se o contato do ar interno com o externo, o que serve inclusive para economizar energia, já que o ar condicionado não precisa trabalhar em dobro.

Para que serve a cortina de ar?

Porta aberta com cortina de ar

Sabemos que ao instalar o ar condicionado em um ambiente precisamos manter portas e janelas fechadas. A intenção é que o ar gelado não “fuja” do local, concentrando a sensação térmica controlada naquele espaço.

O problema é que em grandes espaços, como os shoppings, por exemplo, não há possibilidade de fechar as portas. Até mesmo as lojas de rua que desejam oferecer um espaço fresquinho ao cliente, mas ao mesmo tempo a porta tem que estar aberta.

Pois bem, como solução a esse tipo de problema foi desenvolvida a cortina de ar. A barreira de ar que citamos antes é responsável por manter o clima sustentado pelo ar condicionado, sem ter que fechar a porta.

Ou seja, ar-condicionado e cortina de ar são complementares.

Como saber de qual aparelho eu preciso?

Já entendemos que um complementa a função do outro, portanto, os dois podem ser necessários no seu estabelecimento ou residência.

É importante entender como será a dinâmica do espaço onde o ar condicionado será instalado. Caso haja portas que precisam ficar abertas, como lojas, por exemplo, você vai precisar de uma cortina de ar.

As empresas que funcionam na dinâmica de escritório, por exemplo, podem ter vários ares condicionados espalhados pelas salas, mas não precisam de cortina por conta do ambiente sempre fechado.

A diferença entre ar-condicionado e cortina de ar é bem simples, não é? Basta entender a função dos dois nos ambientes.

O ar condicionado é quase obrigatório com um clima tão quente. Então, se você possui um espaço aberto que precisa ficar com a temperatura confortável, não se esqueça da cortina de ar! Tudo isso e muitos outros equipamentos você encontra no catálogo em nosso site.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email