Ar-condicionado faz mal para pets?

Ter um pet traz diversos benefícios para a saúde do seu tutor, uma vez que o carinho retribuído por esses animais transmite uma sensação de bem-estar, felicidade, redução de estresse, disposição e ajuda, até mesmo, no tratamento de doenças como a depressão.

Mulher beijando cachorro em casa

Por outro lado, os animais de estimação também necessitam de cuidados para se manter saudáveis. Mas em meio à necessidade de adquirir um ar-condicionado, muitas pessoas têm dúvidas se essa é ou não uma boa escolha para o animal.

Afinal, será que o ar-condicionado faz mal para os pets? Continue a leitura para descobrir.

Ar-condicionado faz mal para pets?

Na grande maioria dos casos, não. Ao contrário, o uso do ar-condicionado pode ser bastante vantajoso, principalmente em dias com temperaturas elevadas.

Contudo, lembre-se: esses aparelhos devem ser usados com moderação.

As únicas restrições são para animais filhotes, idosos ou aqueles que possuem certos problemas de saúde. Fora isso, basicamente qualquer pet pode desfrutar de um ambiente agradável, não sofrendo com o calor intenso, já que os cachorros, por exemplo, sentem por volta de duas a três vezes mais calor do que o ser humano.

Benefícios do uso do ar-condicionado para os pets

Ilustração de mulher na sala sentada no sofá com laptop e um gato ao lado, no ar-condicionado

O ar condicionado proporciona um conforto térmico que é percebido pelos pets, visto que eles também sofrem com as altas temperaturas, o que pode acarretar problemas cardíacos, fadiga, proliferação de carrapatos, entre outros problemas.

Ou seja, os aparelhos de resfriamento podem melhorar a saúde do seu animalzinho. Contudo, o equipamento deve ser de qualidade, com bons filtros de ar e com higienização e manutenção frequentes.

Há alguma temperatura ideal do ar-condicionado para cães e gatos?

Sim. A temperatura recomendada por diversos especialistas gira em torno de 22° C até 26° C.

Uma maior temperatura não faz muita diferença no ambiente. Já uma temperatura menor pode causar resfriados não só nos pets, mas também nos tutores.

Mulher deitada no sofá com um gato embaixo do ar-condicionado

Cuidados a serem tomados

São processos simples, mas que garantem um bom funcionamento do aparelho e a saúde dos pets. São eles:

1. Limpeza da área interna

Para esse tipo de limpeza deve-se usar apenas um pano seco para retirar a poeira acumulada em pontos específicos e sensíveis como no controle, na saída de ar e por dentro dele.

2. Limpeza da área externa

Nesse caso você pode usar um pouco de água, sabão neutro e alguns produtos específicos para facilitar a limpeza e manter o aparelho brilhante.

3. Limpeza ou troca do filtro de ar

Por se tratar de um componente que está diretamente em contato com o ar que se encontra no aparelho, realizar sua higienização ou troca é uma ação importante, haja vista que também interfere na qualidade do resfriamento.

Pode comprar seu ar-condicionado sem medo

Mulher sentada no chão com laptop e cachorro deitado no sofá

Apostar no ar condicionado é uma opção interessante para você e seu bichinho de estimação.

Vale ressaltar que é importante fazer limpezas frequentes no aparelho e seguir as dicas acima para proporcionar a melhor experiência para você e seu pet.

Então, se você tem um animal de estimação e estava com receio de comprar um ar-condicionado por conta disso, pode ficar tranquilo. Acesse nosso site e confira nossos aparelhos das melhores marcas do mercado.

Em caso de dúvida, entre em contato com a gente pelo WhatsApp, estamos prontos para ajudar.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe