Entre as principais peças e equipamentos de um açougue ou casa de carne, certamente podemos incluir o moedor de carne.
No entanto, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais que lidam com esse tipo de máquina é o número de resíduos que ficam acumulados após o seu uso.
Quando isso acontece, além dos problemas com contaminação, pode haver consequências piores ou tão ruins quanto.
Uma delas é a deterioração do equipamento, que muitas vezes se manifesta pelo enferrujamento da estrutura.
Quando isso acontece, o empreendedor terá que trocar o equipamento.
Por isso, a limpeza correta do moedor de carne é algo fundamental e que não pode ser negligenciada.
No texto de hoje, trouxemos um artigo que vai te ajudar a entender qual é o procedimento correto de limpeza.
Técnicas que facilitam a limpeza do moedor de carne
Não deixe restos de carne no moedor
Embora a limpeza do moedor de carne normalmente não seja fácil, retirar o excesso dos restos de carne a cada utilização e ao final do dia pode facilitar muito o processo.
Afinal, como você deve saber, quanto mais passa o tempo, mas a sujeira se impregna na superfície e mais difícil é realizar a limpeza.
Por isso, sempre que puder fazer uma limpeza após usar o moedor, faça. Isso te poupará tempo e esforço quando for o caso de realizar uma limpeza mais profunda.
Leia também: Qual é o melhor moedor de carne!
Lavando as partes do moedor
Se o moedor de carne for manual, você pode desmontá-lo de acordo com as instruções do fabricante e desmembrá-lo em partes para fazer a limpeza.
Por outro lado, caso o seu moedor seja elétrico, a limpeza jamais deve ser iniciada com o aparelho ligado à energia. Ao desligá-lo da tomada, você pode desmontar da mesma forma o moedor manual.
Então, inicie o processo de limpeza seguindo os seguintes passos:
- As peças removíveis devem ser lavadas com água e detergente neutro. Dê uma primeira lavagem superficial e caso os resíduos não saiam completamente, coloque as peças de molho com água e detergente neutro por até 30 minutos.
- As peças não podem ser emergidas se houver indicação do fabricante ou tiver algum componente elétrico. Por isso, tome cuidado na análise de quais peças serão colocadas na água.
- Depois da água com detergente, você deve mergulhar cada peça numa solução de 4 litros de água para 1 colher (de sopa) de água sanitária.
- Com esponja ou escova apropriada, esfregue os componentes do moedor. Caso a sujeira ainda esteja impregnada, deixe mais um tempo de molho.
- Para materiais metálicos e inox evite o uso de esfregões e escovas, pois isso pode deteriorar o material.
- Os resíduos que sobrarem devem ser removidos com a ajuda de algum tipo de espátula.
- Para a parte externa, o ideal é utilizar um pano úmido e logo em seguida secar.
- Ao final, é importante secá-lo com pano limpo ou com toalhas de papel. Quando você faz isso, diminui a chance de corrosão, que enferruja o equipamento.
Modelos de moedor de carne eficiente
No mercado existe uma série de modelos de moedores de carnes, de diferentes marcas. Assim, você deve escolher aquele que esteja de acordo com a demanda do seu açougue, seja facilmente desmontado e propicie uma limpeza rápida e prática.
Nesse sentido, selecionamos alguns dos melhores moedores de carne do mercado:
- Moedor de Carne Anodilar Branco
O moedor de carne Anodilar é perfeito para carne moída, massas e biscoitos. Dessa forma, com ele você tem um equipamento com elevada durabilidade, mais prático e eficiente para o seu açougue ou casa de carne.
2- Moedor de Carne CAF
Ideal para restaurantes e açougues, o moedor de carne 1,25CV CAF é perfeito para moer carnes sem ossos. Ele conta com três ranhuras proporcionando maior desempenho na hora de moer a carne. Portanto, com este picador de carne você tem um aparelho de alta resistência e eficiência.
3 – Moedor de Carne Inox Metvisa
O melhor moedor de carne para açougues, restaurantes, hospitais e padarias é o moedor Inox da Metvisa. Ideal para moer carnes sem osso e descongeladas. Além disso, com ele você consegue preparar alimentos como linguiças, bolinhos de carne, hambúrgueres e kibes.
4 – Moedor de Carne Inox Skymsen
O moedor de carne Inox Skymsen é o melhor equipamento para o seu açougue, casa de carnes ou restaurantes. Assim, adquirindo este modelo você consegue moer as suas carnes com mais eficiência e tem mais facilidade na hora de limpar o moedor.
Conclusão
Se você é dono de um negócio que vende carne moída, contar com um moedor de carnes que seja eficiente e ao mesmo tempo seja fácil de limpar é fundamental.
Como você sabe, o processo de limpeza de um moedor de carnes nem sempre é fácil. Por isso, seguir as instruções dos fabricantes facilita o processo.
Além disso, estar de acordo com a vigilância é algo obrigatório e fundamental para a segurança da sua empresa.
Para conferir mais modelos de moedores de carne, acesse o site da Norte Refrigeração.
Mais, para informações ou dúvidas sobre os nossos produtos, fale com os nossos consultores via Whatsapp.