Felizmente, hoje em dia não faltam modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado. Versáteis, modernos e eficientes, eles atendem diferentes ambientes, desde os de pequeno porte aos de grande porte.
No entanto, para evitar falhas e danos no aparelho, é importante que se saiba como usá-lo do modo correto. Ou seja, o que se pode fazer para prolongar a sua vida útil.
A palheta, peça de fundamental importância para o equipamento, aliás, merece muita atenção. E é sobre ela que falaremos ao longo deste texto.
Afinal, o que é a palheta do ar-condicionado?
A palheta do ar-condicionado é um haste que tem um papel de grande importância. Também chamada de vane ou aleta, ela é responsável por indicar para onde deve ir o fluxo de ar que o equipamento produz, distribuindo-o pelo ambiente.
Trata-se de uma peça que fica nas extremidades da abertura da evaporadora. A depender do modelo do ar-condicionado, há apenas uma palheta, em outros, no entanto, há mais de uma, formando então um conjunto.
CONFIRA: AR-CONDICIONADO SPLIT INVERTER AGRATTO NEO TOP 9000 BTU 220V
Como a palheta funciona?
É bem simples. Ela recebe o ar frio gerado pelo equipamento e o distribui no ambiente. A depender do modelo do aparelho, esse direcionamento do ar ocorre tanto de forma vertical, de cima para baixo, quanto de modo horizontal, da esquerda para a direita.
No caso do modelo split, é possível controlar a posição das palhetas por meio do modo “air direction”, no controle remoto. Sua palheta fica na parte inferior, abaixo do display e ocupando toda a largura do aparelho.
Já em relação ao ar-condicionado de janela, é possível fazer esse controle de modo manual. Este conta com mais palhetas, que também são menores. Elas ficam na lateral do aparelho.
Além disso, no ar-condicionado split cassete, há quatro saídas de ar, portanto quatro palhetas, uma para cada direção.
Elas podem ser configuradas em diferentes posições para cada saída, o que lhe permite uma distribuição do ar de modo mais abrangente.
O modo “swing”, aliás, permite que as palhetas fiquem em movimento constante. Isto é, a distribuição do ar não ocorre para apenas uma direção. Trata-se de uma opção presente no controle remoto.
LEIA TAMBÉM: Qual é a melhor marca de split cassete?
Quando trocar a palheta do ar-condicionado?
Na maioria das vezes, a palheta do ar-condicionado conta com materiais resistentes e, ao mesmo tempo, flexíveis. No entanto, devido ao uso constante e ao passar dos anos, é normal que surjam danos.
Há dois problemas, de modo geral, que podem surgir. Em primeiro lugar e mais comum, há a falta de resposta da palheta aos comandos do controle remoto. Isso pode ocorrer se acaso houver um obstáculo, por exemplo.
Nesse caso, um ajuste manual de posição pode resolver o problema. Todavia, se não for o suficiente, recorrer à assistência técnica ou a troca por uma nova palheta podem ser as soluções.
O segundo problema, por sua vez, ocorre quando a palheta quebra. A troca da peça, então, é a única medida que se pode adotar neste caso.
CONFIRA: Ar-condicionado Split Piso/Teto Springer 24000 BTU 220V
Como fazer a troca da palheta
A troca da palheta do ar-condicionado é um processo simples. Tanto que qualquer pessoa pode fazê-las, sem grandes complicações.
No caso do ar-condicionado split, por exemplo, basta seguir este breve passo a passo:
- Em primeiro lugar, é preciso pressionar uma das laterais da palheta até que ela se solte. Como ela conta com um material flexível, é normal que ela se curve;
- Em seguida, repita o mesmo processo na outra lateral e, então, solte a palheta e a retire do equipamento;
- Por fim, pegue a nova palheta e encaixe no ar-condicionado. Comece encaixando pelo centro da peça e, logo depois, encaixe uma lateral de cada vez.
CONFIRA: Ar-condicionado split cassete Carrier 18 mil BTU 220V
Manutenção da palheta do ar-condicionado
No tópico sobre como funciona a palheta do ar-condicionado, falamos que ela pode não realizar o seu trabalho se houver algum obstáculo impedindo que ela se flexione.
Pois bem, a sujeira pode ser um desses obstáculos, muito comum, inclusive.
Isto é, um ar-condicionado precisa de limpezas periódicas. Tanto nas partes internas quanto nas externas, inclusive.
No que diz respeito à palheta ou aleta, não é preciso grande esforço. Basta limpá-la (ou limpá-las) com um pano macio e seco, se acaso for possível usar um aspirador de pó, ainda melhor. Havendo muita sujeira, após retirá-la é indicado passar um pano levemente umedecido com água morna e detergente neutro.
O uso de um pincel de cerdas macias também pode ser útil para fazer a limpeza de manutenção.
Caso haja algum foco de mofo, basta borrifar água oxigenada no local. Não se esqueça de que, antes de ligar novamente o ar-condicionado, é preciso esperar que ele fique seco.
Sobretudo, lembre-se de desligar o ar-condicionado antes de fazer qualquer limpeza, ainda que seja simples. Do mesmo modo, leia o manual antes de fazer qualquer manuseio.
Além disso, não se esqueça de limpar a parte interna do ar-condicionado. O filtro deve ser limpo uma vez por mês, pelo próprio usuário, e uma vez ao ano por um técnico especializado.
Conseguiu aprender?
Agora que falamos tudo sobre palhetas chegou a hora de você colocar em prática os ensinamentos, mantendo a palheta do seu ar-condicionado sempre bem higienizada para assim manter o bom desempenho do seu aparelho.
Se você está em busca de um ar-condicionado novinho em folha, acesse nosso site ou entre em contato conosco através do Whatsapp. Mas, caso queira saber mais sobre ar-condicionado, acesse o nosso blog ou então o nosso canal no YouTube. Esperamos você lá!