7 passos para reduzir o desperdício em seu restaurante

7 passos para reduzir o desperdício em meu restaurante

O dono de um restaurante sabe que o desperdício é um dos maiores problemas a se enfrentar. Apesar de ser inevitável, pois não existe um restaurante sem um mínimo de perdas, é possível reduzir esse número que está em níveis muito elevados, atualmente.

Segundo dados do Word Ressos Institute Brazil, os restaurantes são responsáveis por 15% de todo o desperdício de alimentos no Brasil, cerca de 6 mil toneladas.

Com isso, uma boa parte dos recursos financeiros dos empresários também vai para a lixeira, afinal os alimentos custaram dinheiro. Sem falar na questão social de jogar comida no lixo enquanto milhares de brasileiros ainda passam fome.

Com um pouco de planejamento e algumas medidas simples, é possível diminuir as perdas. Por isso, confira 7 passos que separamos para combater o desperdício em seu restaurante.

1 – Observe o lixo do seu restaurante

Homem jogando saco de lixo na lixeira

O primeiro passo para evitar o desperdício é saber de onde ele vem. O lixo vai dar algumas pistas sobre isso porque diz muito sobre os processos adotados no restaurante.

  • Se houver uma grande quantidade de lixo antes de abrir as portas, como produtos vencidos ou alimentos estragados e danificados, o problema pode ser o preparo ou organização inadequada;
  • Se o lixo for muito grande durante o horário de atendimento, pode ser que os clientes não gostaram da comida ou a quantidade servida está sendo exagerada para o consumo.

Com isso, podemos notar se alguma mercadoria foi comprada em excesso ou se a forma como ela foi estocada influenciou na sua qualidade. Assim, identifique o que foi desperdiçado, pode ser um sinal para reduzir as proporções servidas no prato ou diminuir as opções no buffet.

2 – Tenha equipamentos de qualidade

Os equipamentos certos em uma cozinha vão garantir excelência no preparo e manter a qualidade dos alimentos. Geladeiras e freezers devem funcionar em perfeitas condições para que tudo fique bem conservado.

Uma chapa desregulada também pode interferir no produto final entregue ao cliente. Dessa forma, o número de pratos devolvidos à cozinha será maior, assim como o desperdício. Uma fritadeira elétrica com controle de temperatura, por exemplo, reduz a utilização de óleo em até 60% e evita sua saturação e queima.

3 – Reaproveite os alimentos

O ritmo de uma cozinha pode ser alucinante e, no calor do momento, muita coisa vai para o lixo sem necessidade. As frutas e legumes podem apresentar um pedaço impróprio ao consumo ou estarem um pouco amassados.

Analise de perto esses alimentos e reaproveite de outras formas, se possível. Uma fruta amassada pode se transformar em uma sobremesa incrível. Por isso, é importante treinar os funcionários a criar uma cultura de combate ao desperdício. Investir em qualificações pode ser mais barato do que jogar produtos fora.

4 – Tenha uma boa gestão de estoque do seu restaurante

Homem fazendo contagem de estoque de bebidas em restaurante

O restaurante tem um giro alto de produtos, por isso é importante se manter atento aos níveis de estoque. Cheque diariamente a quantidade de itens armazenados para não correr o risco de faltar algo ou jogar fora por prazo de validade vencido. Veja outras dicas para um bom controle de estoque:

5 – Mantenha as embalagens originais

As embalagens originais foram produzidas de modo a garantir a integridade dos alimentos por mais tempo, por isso o ideal é mantê-los bem acondicionados.

6 – Utilize a regra FIFO

Esse termo vem do inglês first in, first out, ou seja, o primeiro item a entrar deve ser o primeiro a sair. Essa é uma regra bastante utilizada para otimizar o estoque e evitar que haja mercadorias vencidas.

7 – Cheque a necessidade de refrigeração no seu restaurante

Alguns produtos precisam ser refrigerados para terem mais durabilidade. Veja a necessidade de cada um para garantir a qualidade e reduzir o desperdício.

Tudo isso faz parte de um bom planejamento, que começa desde a montagem do restaurante na escolha dos equipamentos corretos. Nessa etapa, conte com a ajuda de nossos especialistas. Entre em contato pelo Whatsapp para tirar qualquer dúvida.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe