5 erros que um garçom não deve cometer

Para que você tenha um negócio de sucesso não bastam produtos de alta qualidade, é necessário contar um time de alta performance e que proporcione a melhor experiência possível no atendimento ao cliente. Por isso trazemos várias dicas de como você pode impulsionar o seu negócio em nosso blog. Então, entendendo a importância de um atendimento excelente, principalmente em restaurantes, vamos falar especificamente dos 5 erros que o garçom não deve cometer.

Cliente pedindo comida para garçonete

1 – Não observar o cliente

Quando entra em um restaurante, o cliente deseja ser bem atendido e parte dessa experiência consiste em se sentir bem tratado. Dessa forma, um bom garçom deve sempre estar atento aos chamados da mesa, de modo que o cliente não se sinta abandonado e fique esperando.

Um garçom distraído, conversando ou em grupinhos não transmite uma imagem positiva e ainda pode fazer com que não esteja atento ao salão. Além disso, não há problema nenhum esclarecer uma dúvida ou trazer um talher para uma mesa que esteja sendo atendida por outro profissional.

2- Não conhecer os pratos

É muito importante que o garçom conheça os pratos disponíveis no cardápio para esclarecer possíveis dúvidas do cliente ou sugerir algo quando este não souber bem o que pedir. Sem dúvida, o garçom precisa saber vender!

Garçom atendendo uma mulher

Além disso, como um bom garçom, ele deve sempre estar informado sobre o que acontece na cozinha de modo que possa informar ao cliente a indisponibilidade de pratos ou a falta de algum ingrediente.

3- Esquecer os pedidos ou errar na hora de passá-los para a cozinha

Poucas coisas desagradam tanto o cliente quando ficar esperando por um longo período e o prato ainda vir errado, o que ainda pode gerar desperdícios. Sendo assim, é de extrema importância que o garçom esteja atento a cada detalhe do pedido e o confira antes de entregá-lo.

Para evitar erros, é interessante que o garçom sempre confirme o pedido com o cliente antes de passar a informação para a cozinha.

Ainda sobre os pedidos, oriente a equipe de atendimento a comunicar atrasos ou erros para o cliente.

4- Ser mal-educado

Garçonete servindo bebida para cliente

Um garçom mal-educado ou mal-humorado transmite ao cliente a sensação de ele que o está incomodando. Sendo assim, algumas posturas são importantes de serem observadas:

  • Sorrir sempre;
  • Não tocar nos clientes;
  • Nunca interromper o cliente ou se intrometer na conversa;
  • Jamais fazer o cliente se sentir pressionado a desocupar a mesa;
  • Não fazer brincadeiras ou desrespeitar o cliente;
  • Sob nenhuma circunstância discutir com o cliente! Ainda que ele falte com respeito ao profissional, este não deve respondê-lo da mesma maneira.

5- Não verificar a conta

Esta é uma dica de ouro e poucos garçons fazem isso. Conferir a conta antes de entregá-la ao cliente ajuda a evitar erros de cobrança e garante que a satisfação no atendimento não será prejudicada.

Se este conteúdo ajudou você, então confira outra dicas para seu restaurante em nosso blog. Aproveite também e acesse nosso site para equipar seu negócio com os melhores produtos do mercado. Qualquer dúvida é só chamar a gente no WhatsApp.

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