5 cuidados na exposição de alimentos em buffet self-service

O buffet self-service é um serviço que oferece praticidade e mais eficiência em restaurantes, festas e grandes comemorações. Também não é para menos, uma vez que toda a facilidade em escolher, servir e comer sem complicações ainda tem garantias de segurança higiênica e alimentar. Para que a exposição seja totalmente segura para os clientes, veja as dicas abaixo:

1. Aparência do ambiente

A limpeza é item de primeira importância para um buffet de self-service. Porém, manter o ambiente higienizado não é a única recomendação, pois é necessário que o ambiente pareça impecável em outros aspectos, ou seja:

  • Utensílios limpos: talheres, pegadores, cubas e vasilhas devem ser limpos com cuidado após o uso, e repostos em protetores para que não peguem poeira;
  • Comensais bem posicionados: comensais bagunçados e sujos não favorecem o buffet, portanto, é importante que eles sejam sempre higienizados;
  • Ingredientes organizados: uma boa organização dos ingredientes na cozinha facilita o trabalho e a produção. Enquanto que a organização na hora de servir pode deixar o restaurante mais bonito e ainda facilita as escolhas do cliente.
Buffet Self-Service

2. Controle de temperatura

Deve-se ter atenção às temperaturas do balcão, pois cada alimento necessita de um aquecimento ou resfriamento específico, de acordo com suas características. Entenda melhor:

  • Alimentos quentes devem ser mantidos entre 65 e 70°, por cerca de 12 horas;
  • Alimentos frios devem ser mantidos entre 6 e 10°, por até 4 horas;
  • As sobremesas devem ser guardadas em vasilhas próprias em temperatura de 10°.
  • Para a água do balcão, é importante saber qual é a temperatura para posicionar as cubas. Geralmente, essa água varia entre 85 e 95°, sendo que é necessário trocá-la todos os dias.

3. Colaboradores e higiene

Os colaboradores do buffet devem seguir algumas recomendações para que estejam de acordo com o trabalho. O setor de alimentação exige uniformes adequados, assim como o uso de touca e avental. Veja mais detalhes:

  • Os funcionários devem estar com unhas curtas e limpas;
  • Os cabelos devem ficar presos, o tempo todo;
  • Não devem usar joias, colares longos, relógios e anéis;
  • Para os homens, barba feita ou sem barba.
Buffet Self-Service com colaborador atrás

4. Tampas e proteção

Como os alimentos ficam à disposição das pessoas, sofrendo exposição e contato direto, é importante proteger as cubas. Dessa forma, a comida fica livre de fios de cabelo, gotículas de saliva, poeira, e qualquer impureza que chegue pelo ar.

Por isso, recomenda-se colocar tampas ou coberturas de plástico, que podem ser facilmente retiradas pelos clientes na hora de se servir.

Balcão térmico para Buffet Self-Service com 10 cubas

5. Limpeza durante o expediente

Para que o buffet aparente estar sempre limpo, é fundamental que os colaboradores realizem pequenos ajustes durante o serviço. A medida se torna ainda mais importante se o buffet serve alimentos com molhos, caldas doces, ou que juntem migalhas e cascas.

Para manter o bom aspecto durante todo o tempo de expediente, é preciso habituar a equipe a realizar limpezas pontuais. Ou seja, se uma determinada área costuma ter mais sujeira, ela deve receber maior atenção. Um papel toalha úmido com detergente neutro já resolve o problema.

Curtiu as dicas? Não esqueça de adquirir os melhores balcões térmicos no nosso site para embelezar ainda mais o seu buffet self-service. Se tiver qualquer dúvida sobre nossos produtos, é só entrar em contato com a gente no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe